O início da docência universitária
a importância da experiência como monitor em disciplinas acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2236Palavras-chave:
Monitoria, Início da docência, Ensino superiorResumo
A monitoria em componentes curriculares em cursos de graduação, apesar de comum e potencializadora do contato com a docência, é um tema pouco explorado na literatura científica. Nesse contexto, a partir dos relatos de um docente experiente e de outro novato no ensino superior, este texto buscou descrever as contribuições da monitoria em disciplinas acadêmicas, na atuação de um professor universitário nos seus dois primeiros anos de trabalho na universidade. A partir de uma abordagem qualitativa, de modo descritivo, chegou-se à conclusão de que as monitorias em disciplinas acadêmicas permitiram que o docente novato adquirisse uma relevante experiência no desenvolvimento da docência, constituindo-se num importante momento de aquisição de saberes, que minimizou as dificuldades do início do trabalho no ensino superior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).