O início da docência universitária

a importância da experiência como monitor em disciplinas acadêmicas

Autores

  • Robson Machado Borges Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí, RS, Brasil.
  • Fernando Jaime González Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7033-663X

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2236

Palavras-chave:

Monitoria, Início da docência, Ensino superior

Resumo

A monitoria em componentes curriculares em cursos de graduação, apesar de comum e potencializadora do contato com a docência, é um tema pouco explorado na literatura científica. Nesse contexto, a partir dos relatos de um docente experiente e de outro novato no ensino superior, este texto buscou descrever as contribuições da monitoria em disciplinas acadêmicas, na atuação de um professor universitário nos seus dois primeiros anos de trabalho na universidade. A partir de uma abordagem qualitativa, de modo descritivo, chegou-se à conclusão de que as monitorias em disciplinas acadêmicas permitiram que o docente novato adquirisse uma relevante experiência no desenvolvimento da docência, constituindo-se num importante momento de aquisição de saberes, que minimizou as dificuldades do início do trabalho no ensino superior. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Machado Borges, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí, RS, Brasil.

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente cursa o doutorado em Ciências do Movimento Humano na mesma instituição. É docente na Unijuí, trabalhando no curso de graduação em Educação Física.

Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí, RS, Brasil.

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor da Unijuí, onde trabalha nos cursos de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologia da UNESP Rio Claro.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

BORGES, R. M.; GONZÁLEZ, F. J. O início da docência universitária: a importância da experiência como monitor em disciplinas acadêmicas. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 50-62, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2236. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2236. Acesso em: 30 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos