Práticas alternativas na formação de professores universitários
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2271Palavras-chave:
Universidade, Formação, Professor inicianteResumo
Nos últimos anos, a formação pedagógica de docentes universitários tem despertado um interesse crescente pelo reconhecimento de seu impacto na qualidade da aprendizagem dos alunos. Nesta oportunidade, enfoca-se um dispositivo de treinamento desenvolvido no âmbito da Carreira Docente da Faculdade de Odontologia da Universidade de Buenos Aires, realizado por professores daquela instituição que estão concluindo esse programa de treinamento. A particularidade dessa experiência é que os professores ainda em treinamento, por sua vez, realizam uma breve prática de formação de um ator institucional que possui características idiossincráticas específicas: o professor universitário que inicia nesta tarefa no âmbito da cátedra a que ele recentemente foi incorporado.
Downloads
Referências
BROUSSEAU, Gil. Ingénierie didactique: d’un problème à l’étude a priori d’une situation didactique. In: Actes de la Deuxième école d’été de didactique des mathématiques, France, 1982.
CANDAU, Vera Maria. Hacia una nueva didáctica. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.
CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado. Bs. As, Aique, 1997.
CUNHA, Maria Isabel. El profesor universitario en la transición de paradigmas. San Pablo: J. M. Editora, 1998.
FERRY, Gerard. El trayecto de la formación. Los enseñantes: entre la teoría y la práctica. México: Paidós, 1990.
FINKELSTEIN, Claudia. La carrera docente en la Facultad de Odontología, UBA, y las transformaciones a nivel de las prácticas. Tesis (Maestría en Formación de Formadores) – Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2006.
FINKELSTEIN, Claudia. Los docentes universitarios pueden innovar en sus prácticas? In: VOLPATO, Gildo; MOOG PINTO, Marialva (org.). Pedagogia universitária: olhares e percepções. Curitiba: Editora CVR, 2012.
ICKOWICZ, Marcela. La formación de profesores en la Universidad: avances de investigación sobre los trayectos de formación para la enseñanza en profesores universitarios sin formación docente de grado. Revista del IICE, año XII, n. 22, 2004.
IRBY, David M. How attending physicians make instructional decisions when conducting teaching rounds. Academic Medicine, v. 67, n. 10, p. 630-638, October, 1992.
LUCARELLI, Elisa. Didáctica del Nivel Superior. Sus notas distintivas. Marco referencial de la asignatura. Bs. As: Oficina de Publicaciones de la Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, 1998.
LUCARELLI, Elisa. La teoría y la práctica en la universidad: la innovación en las aulas. Bs. As: Miño y Dávila, 2009.
SCHÖN, Donald. La formación de profesionales reflexivos. Barcelona: Paidós, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).