Jogo didático “Construbusiness a cadeia produtiva da construção civil”

uma ferramenta de aprendizagem na Engenharia Civil

Autores

  • Herbert Melo Cruz Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.
  • Luciano Silva Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7300-668X
  • Rafaela Lima dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.
  • Débora de Gois Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8684-3591

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2285

Palavras-chave:

Cadeia produtiva, Construbusiness, Jogo didático

Resumo

A indústria da construção civil é uma das mais importantes da economia brasileira, possui um macro setor complexo, que abrange diversas atividades, denominado de Construbusiness. Por ser uma área que envolve um conhecimento amplo e sistêmico das várias atividades da cadeia da construção, são necessários novos recursos que auxiliem na aprendizagem desses conhecimentos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo verificar o aprendizado relacionado à cadeia produtiva da construção pela criação e aplicação de um jogo didático, oferecendo uma alternativa lúdica para auxiliar na transmissão dos conceitos relacionados ao assunto. A metodologia consistiu na aplicação de um jogo a estudantes e profissionais, divididos em grupos. Como resultados, constatou-se que os grupos mostraram visões semelhantes quanto à cadeia produtiva da construção. Os participantes relataram que, durante a aplicação do jogo, necessitaram construir uma visão mais sistêmica sobre as fases dessa cadeia, ampliando seus conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herbert Melo Cruz, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Ages e pós-graduando em Educação Empreendedora pela PUC-Rio. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gestão e Planejamento da Produção. É integrante do Grupo de Pesquisa em Construção Civil da Universidade Federal de Sergipe, tendo como linha de pesquisa a Produção Enxuta Aplicada na Construção Civil. Atualmente é coordenador e professor D.E. do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Ages – BA.

Luciano Silva Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Atualmente é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Tiradentes, atua principalmente no Setor de Projetos, desempenhando atividades tais como: Criação e desenvolvimento, especificação de materiais, detalhamento construtivo e de mobiliário, desenho em CAD, Sketchup (modelagem 3D) e Kerkythea (renderização). É professor substituto no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe, especialista em Master em Arquitetura pelo Instituto de Pós Graduação - IPOG, mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe e graduando em Design pela mesma instituição.

Rafaela Lima dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (2013), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (2017), pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (2016), técnica em Eletrônica pelo Instituto Monitor/SP. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Orçamento de Obras, Materiais de Construção e Laboratório de Materiais.

Débora de Gois Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil.

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (1998), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora associada nível 2 do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe e revisora das Revistas Ambiente Construído (1678-8621), Principia, Scientia Plena, Conexões: Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento e Meio Ambiente e Produção Online (1676-1901). É também coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFS. 

Downloads

Publicado

07-12-2017

Como Citar

CRUZ, H. M.; VASCONCELOS, L. S.; DOS SANTOS, R. L.; SANTOS, D. de G. Jogo didático “Construbusiness a cadeia produtiva da construção civil”: uma ferramenta de aprendizagem na Engenharia Civil. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 113–129, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2285. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2285. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos