O início da docência no ensino superior

um estudo em um curso de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2299

Palavras-chave:

Docência, Ensino superior, Educação Física

Resumo

O presente artigo é oriundo de uma pesquisa empírica e apresenta os saberes e as possibilidades mobilizadas no início da docência em nível superior, em um curso de Educação Física de uma universidade federal. A pesquisa, de cunho qualitativo-exploratório, surgiu em decorrência das experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas por uma professora atuante nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Educação Física e Estágio Curricular Supervisionado. A análise dos dados atribuiu à docência a responsabilidade pelos processos educativos desencadeados, tendo-se em vista as especificidades da educação física como área de formação acadêmico-científica, bem como o reconhecimento dos saberes educacionais emergidos na relação professor-aluno. Elucidam-se alguns saberes da formação docente construídos na fase inicial de carreira no ensino superior, concretamente na tarefa de trilhar dialogicamente as aprendizagens referentes à prática de ensino em cursos de licenciatura, em função das contingências e dos recursos inerentes às atividades educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Zanotto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Professora substituta do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos. Doutoranda e mestre em Educação. Licenciada em Educação Física.

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Educação Escolar. Licenciado em Educação Física.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

ZANOTTO, L.; ALVES, F. D. O início da docência no ensino superior: um estudo em um curso de Educação Física. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 63-78, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2299. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2299. Acesso em: 30 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos