O início da docência no ensino superior
um estudo em um curso de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2299Palavras-chave:
Docência, Ensino superior, Educação FísicaResumo
O presente artigo é oriundo de uma pesquisa empírica e apresenta os saberes e as possibilidades mobilizadas no início da docência em nível superior, em um curso de Educação Física de uma universidade federal. A pesquisa, de cunho qualitativo-exploratório, surgiu em decorrência das experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas por uma professora atuante nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Educação Física e Estágio Curricular Supervisionado. A análise dos dados atribuiu à docência a responsabilidade pelos processos educativos desencadeados, tendo-se em vista as especificidades da educação física como área de formação acadêmico-científica, bem como o reconhecimento dos saberes educacionais emergidos na relação professor-aluno. Elucidam-se alguns saberes da formação docente construídos na fase inicial de carreira no ensino superior, concretamente na tarefa de trilhar dialogicamente as aprendizagens referentes à prática de ensino em cursos de licenciatura, em função das contingências e dos recursos inerentes às atividades educativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).