Concepções de manejo de resíduos químicos por parte de um grupo de licenciandos em Química do CAA/UFPE
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2337Palavras-chave:
Manejo de resíduos, Educação Ambiental, Formação docente em QuímicaResumo
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo descritivo, teve como objetivo analisar a influência da formação docente em Química do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco, nas concepções dos licenciandos quanto ao manejo de resíduos químicos. Para isso, tomamos como base a Lei no 12.305, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, e a Lei no 9.795, que trata da inclusão da Educação Ambiental em todos os estágios de ensino. A metodologia empregada constituiu-se da realização de entrevistas semiestruturadas, com alguns discentes do curso. O conteúdo dos extratos das entrevistas foi analisado dentro da proposta de análise de conteúdo de Bardin. A análise dos dados mostrou que os licenciandos apresentaram limitações quanto à compreensão sobre o manejo adequado de resíduos químicos, embora tenham sido evidenciadas, nas falas de alguns discentes, características que remetem às relações entre as aulas experimentais do curso e o manejo de resíduos, bem como à reflexão quanto às práticas socioambientais deles na condição de futuros docentes.
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