Concepções de manejo de resíduos químicos por parte de um grupo de licenciandos em Química do CAA/UFPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2337

Palavras-chave:

Manejo de resíduos, Educação Ambiental, Formação docente em Química

Resumo

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo descritivo, teve como objetivo analisar a influência da formação docente em Química do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco, nas concepções dos licenciandos quanto ao manejo de resíduos químicos. Para isso, tomamos como base a Lei no 12.305, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, e a Lei no 9.795, que trata da inclusão da Educação Ambiental em todos os estágios de ensino. A metodologia empregada constituiu-se da realização de entrevistas semiestruturadas, com alguns discentes do curso. O conteúdo dos extratos das entrevistas foi analisado dentro da proposta de análise de conteúdo de Bardin. A análise dos dados mostrou que os licenciandos apresentaram limitações quanto à compreensão sobre o manejo adequado de resíduos químicos, embora tenham sido evidenciadas, nas falas de alguns discentes, características que remetem às relações entre as aulas experimentais do curso e o manejo de resíduos, bem como à reflexão quanto às práticas socioambientais deles na condição de futuros docentes.

Biografia do Autor

  • Yrailma katharine de Sousa, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), Caruaru, PE, Brasil.

    Graduada em Química-Licenciatura pela UFPE (2016). Atualmente está cursando mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, na linha de pesquisa Metodologias e Prática de Ensino de Ciências e Matemática.

  • Regina Célia Barbosa de Oliveira, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), Caruaru, PE, Brasil.

    Graduada em Química Industrial (2003), mestra em Química Inorgânica (2005) e doutora em Ciências Marinhas Tropicais (2012) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora adjunta da UFPE, atuando no curso de Química-Licenciatura do NFD. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFPE, na linha de pesquisa Metodologias e Prática de Ensino de Ciências e Matemática.

  • Agilson Nascimento de Souza, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), Caruaru, PE, Brasil.

    Graduado em Engenharia Química pela Universidade Católica de Pernambuco (1993), licenciado em Química (1999) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestre em Ensino de Ciências (2009) pela mesma universidade. Químico na UFPE e professor do ensino básico na rede estadual de Pernambuco. Possui experiência em ensino de Química, formação docente e Química Analítica Instrumental, e atua predominantemente nas áreas de pesquisas de ensino de Química e formação docente.

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Publicado

11-07-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Concepções de manejo de resíduos químicos por parte de um grupo de licenciandos em Química do CAA/UFPE. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 205–225, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2337. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2337. Acesso em: 12 dez. 2024.