Concepções de manejo de resíduos químicos por parte de um grupo de licenciandos em Química do CAA/UFPE

Autores

  • Yrailma katharine de Sousa Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), Caruaru, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7636-8237
  • Regina Célia Barbosa de Oliveira Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), Caruaru, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5574-8516
  • Agilson Nascimento de Souza Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), Caruaru, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4572-1712

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2337

Palavras-chave:

Manejo de resíduos, Educação Ambiental, Formação docente em Química

Resumo

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo descritivo, teve como objetivo analisar a influência da formação docente em Química do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco, nas concepções dos licenciandos quanto ao manejo de resíduos químicos. Para isso, tomamos como base a Lei no 12.305, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, e a Lei no 9.795, que trata da inclusão da Educação Ambiental em todos os estágios de ensino. A metodologia empregada constituiu-se da realização de entrevistas semiestruturadas, com alguns discentes do curso. O conteúdo dos extratos das entrevistas foi analisado dentro da proposta de análise de conteúdo de Bardin. A análise dos dados mostrou que os licenciandos apresentaram limitações quanto à compreensão sobre o manejo adequado de resíduos químicos, embora tenham sido evidenciadas, nas falas de alguns discentes, características que remetem às relações entre as aulas experimentais do curso e o manejo de resíduos, bem como à reflexão quanto às práticas socioambientais deles na condição de futuros docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yrailma katharine de Sousa, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), Caruaru, PE, Brasil.

Graduada em Química-Licenciatura pela UFPE (2016). Atualmente está cursando mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, na linha de pesquisa Metodologias e Prática de Ensino de Ciências e Matemática.

Regina Célia Barbosa de Oliveira, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), Caruaru, PE, Brasil.

Graduada em Química Industrial (2003), mestra em Química Inorgânica (2005) e doutora em Ciências Marinhas Tropicais (2012) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora adjunta da UFPE, atuando no curso de Química-Licenciatura do NFD. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFPE, na linha de pesquisa Metodologias e Prática de Ensino de Ciências e Matemática.

Agilson Nascimento de Souza, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), Caruaru, PE, Brasil.

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Católica de Pernambuco (1993), licenciado em Química (1999) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestre em Ensino de Ciências (2009) pela mesma universidade. Químico na UFPE e professor do ensino básico na rede estadual de Pernambuco. Possui experiência em ensino de Química, formação docente e Química Analítica Instrumental, e atua predominantemente nas áreas de pesquisas de ensino de Química e formação docente.

Referências

ABREU, Daniela G.; CAMPOS, Maria L. A. M.; AGUILAR, Márcia B. R. Educação ambiental nas escolas da Região de Ribeirão Preto (SP): concepções orientadoras da prática docente e reflexões sobre a formação inicial de professores de Química. Química Nova, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 688-693, 2008.

BARDIN, Laurence.Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 225 p.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 abr. 1999. Disponível em: . Acesso em: 8 jun. 2016.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Brasília, DF, 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4281.htm>. Acesso em: 3 fev. 2018.

BRASIL. Presidência da República Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 03 ago. 2010. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, 2012. Disponível em: . Acesso em: 3 fev. 2018.

CHASSOT, Attico. I. Para que(m) é útil o ensino? Alternativas para um ensino (de Química) mais crítico. Canoas: Ed. da ULBRA, 1995. 189 p.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2010. p. 77-106.

DARSIE, Marta M. P.; CARVALHO, Anna M. P. O início da formação do professor reflexivo. Revista Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 90-108, 1996.

DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1959.

DOMINGUES, Gabriela S.; GUARNIERI, Patrícia; STREIT, Jorge A. C. Princípios e instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: Educação Ambiental para implementação da Logística Reversa. Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade, Brasília, v. 2, n. 1, p. 191-216, 2016.

GERBASE, Annelise E.; COELHO, Fernando S.; MACHADO, Patrícia F. L.; FERREIRA, Vitor F. Gerenciamento de resíduos químicos em instituições de ensino e pesquisa. Química Nova, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 1, 2005.

GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. 219 p.

GILONI-LIMA, Patrícia C.; LIMA, Vanderlei A. Gestão integrada de resíduos químicos em instituições de ensino superior. Química Nova,São Paulo,v. 31, n. 6, p. 1.595-1.598, 2008.

GODOY, Arilda S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.

JARDIM, Wilson F. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Química Nova, São Paulo, v. 21, n. 5, p. 671-673, 1998.

MACHADO, Patrícia F. L.; MÓL, Gerson S. Resíduos e rejeitos de aulas experimentais: o que fazer?. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 27, p. 57-60, 2008.

MALDANER, Otavio A. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores.Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000. 424 p.

MARTINS, Wanessa A.; ALBUQUERQUE, Walker G.; NUNES, Francisco M. S.; ALMEIDA, Rosangela N.; MORAIS, Carlos E. P. Análise da concepção da população do município de Pombal-PB, sobre o adequado gerenciamento dos resíduos sólidos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Pombal,v. 9, n. 2, p. 307-316, 2014.

MEDINA, Naná M. Breve Histórico da Educação Ambiental. [S. n: s. l.], p. 1-7, 2008. Disponível em: <http://docplayer.com.br/1415782-Artigo-breve-historico-da-educacao-ambiental-nana-mininni-medina.html>. Acesso em: 18 set. 2016.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – MMA. Educação Ambiental. Brasília, 2017. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental>. Acesso em: 25 maio 2017.

PEREIRA, Júlio E. D. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 168 p.

PORTO, Marcelo F. S. Saúde, ambiente e desenvolvimento: reflexões sobre a experiência da COPASAD – Conferência Pan-Americana de Saúde e Ambiente no Contexto do Desenvolvimento Sustentável. Ciência & Saúde,Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 33-46, 1998.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 77-91.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2007. 255 p.

SOUZA, Agilson N. Ações reflexivas na prática de ensino de Química. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2009.

SOUZA, Agilson N.; SILVA, Suely A.; SILVA, Rosane M. A. Ações reflexivas na prática de ensino de Química. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 175-191, 2013.

SOUZA, Rodrigo A.; MARTINELI, Telma A. P. John Dewey e a formação de professores: Aspectos da Influência sobre a formação docente no Brasil. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE. III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA. 9., 2009, Curitiba. Anais do IX EDUCERE, Curitiba: Champagnat, 2009, p. 10.762-10.776.

TARDIF, Maurice.Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014. 325 p.

TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes.São Paulo: Annablume; Vitória: FACITEC, 2008. 236 p.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar.Porto Alegre: Artmed, 1998. 224 p. ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993. 131 p.

Downloads

Publicado

11-07-2018

Como Citar

SOUSA, Y. katharine de; OLIVEIRA, R. C. B. de; SOUZA, A. N. de. Concepções de manejo de resíduos químicos por parte de um grupo de licenciandos em Química do CAA/UFPE. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 205–225, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2337. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2337. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos