Relato de experiência da disciplina “Administração da Produção”, ofertada exclusivamente em inglês para graduandos da UFMG – campus Montes Claros

Autores

  • Giovanni Campos Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Montes Claros, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2503-1199
  • André Luiz Mendes Athayde Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Montes Claros, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2109-2130
  • Igor Andrade Dias Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Montes Claros, MG, Brasil.
  • João Victor de Oliveira e Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Montes Claros, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2365

Palavras-chave:

Internacionalização do ensino superior, Disciplina em inglês, Graduação

Resumo

Este artigo relata a experiência inédita de oferta de uma disciplina lecionada exclusivamente em inglês para graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais, campus Montes Claros. Focalizam-se o contexto da criação da disciplina, os aspectos mais relevantes da construção dela e as principais reflexões geradas a partir da experiência. A primeira oferta da disciplina contou com dezessete estudantes, e a segunda com vinte e dois matriculados. Concluíram o curso, respectivamente, sete e doze acadêmicos. Estudantes relataram, por um lado, dificuldades de cursar uma disciplina em idioma estrangeiro e, por outro lado, satisfação de concluir o curso e de exercitar habilidades na língua inglesa. Embora seja prematuro avaliar as repercussões da oferta da disciplina para a internacionalização do ensino no campus, pode-se afirmar que ela possibilitou uma oportunidade válida tanto para aqueles estudantes que não têm a oportunidade de ir ao exterior quanto para os que desejam se preparar para tal experiência.

Biografia do Autor

  • Giovanni Campos Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Montes Claros, MG, Brasil.

    Professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, campus Montes Claros. Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, mestre em Engenharia de Produção pela UFMG e doutor em Educação pela UFMG. Tem experiência na área de educação e trabalho, atuando nos seguintes temas: formação profissional, administração da produção, inovação e transferência de tecnologia, ergonomia e desenvolvimento local.

  • André Luiz Mendes Athayde, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Montes Claros, MG, Brasil.

    Professor assistente da Universidade Federal de Minas Gerais, campus Montes Claros. Graduado em Administração pelas Faculdades Santo Agostinho, mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutorando em Administração na Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de logística e administração pública, atuando nos seguintes temas: avaliação de leadtimes; métodos e técnicas de avaliação de programas governamentais; administração da produção.

  • Igor Andrade Dias, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Montes Claros, MG, Brasil.

    Graduando em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais, campus Montes Claros. Monitor voluntário da disciplina Production and Operations Management. Áreas de grande interesse incluem empreendedorismo, inovação, produção e finanças.

  • João Victor de Oliveira e Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Montes Claros, MG, Brasil.

    Graduando em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais. Graduando em Direito nas Faculdades Integradas Pitágoras. Monitor voluntário da disciplina Production and Operations Management. Tem grande afinidade com finanças corporativas e administração da produção.

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Publicado

11-07-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Relato de experiência da disciplina “Administração da Produção”, ofertada exclusivamente em inglês para graduandos da UFMG – campus Montes Claros. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 108–124, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2365. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2365. Acesso em: 12 dez. 2024.