Relato de experiência da disciplina “Administração da Produção”, ofertada exclusivamente em inglês para graduandos da UFMG – campus Montes Claros
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2365Palavras-chave:
Internacionalização do ensino superior, Disciplina em inglês, GraduaçãoResumo
Este artigo relata a experiência inédita de oferta de uma disciplina lecionada exclusivamente em inglês para graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais, campus Montes Claros. Focalizam-se o contexto da criação da disciplina, os aspectos mais relevantes da construção dela e as principais reflexões geradas a partir da experiência. A primeira oferta da disciplina contou com dezessete estudantes, e a segunda com vinte e dois matriculados. Concluíram o curso, respectivamente, sete e doze acadêmicos. Estudantes relataram, por um lado, dificuldades de cursar uma disciplina em idioma estrangeiro e, por outro lado, satisfação de concluir o curso e de exercitar habilidades na língua inglesa. Embora seja prematuro avaliar as repercussões da oferta da disciplina para a internacionalização do ensino no campus, pode-se afirmar que ela possibilitou uma oportunidade válida tanto para aqueles estudantes que não têm a oportunidade de ir ao exterior quanto para os que desejam se preparar para tal experiência.
Downloads
Referências
BEELEN, Jos.; JONES, Elspeth. Redefining internationalization at home. In: CURAJ, Adrian et al. (ed.). The european higher education area. New York: Springer, 2015. p. 59-72.
BERNABÉ, María; MATEOS, Luz. The effects of CLIL from the perspective of in-service teachers in Salamanca. EXEDRA– Educação e Formação, n. 8, p. 200-217, 2013.
CANAGARAJAH, Suresh. Resisting linguistic imperialism in English teaching. Oxford: Oxford University Press, 1999.
CHISWICK, Barry; MILLER, Paul. Language skills and earnings among legalized aliens. Journal of Population Economics, v. 12, n. 1, p. 63-91, 1999.
FINARDI, Kyria; ORTIZ, Ramón. Globalization, internationalization and education: what is the connection? In: INTCESS14 – INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND SOCIAL SCIENCES, 2014, Istambul. Proceedings of INTCESS14 – International Conference on Education and Social Sciences. Istambul: Ocerint, v. 1, p. 45-53, 2014.
FREIRE JÚNIOR, José Celso. Internacionalização de instituições de ensino superior no Brasil. UNESPCIÊNCIA. São Paulo, 1º abr. 2015. Disponível em: <http://www.unespciencia.com.br/?p=1343>. Acesso em: 25 jan. 2017.
HUDZIK, John. Comprehensive internationalization: from concept to action. Washington D.C.: NAFSA, 2011.
KACHRU, Braj. Standards, codification and sociolinguistic realism: the English language in the outer circle. In: QUIRK, Randolph; WIDDOWSON, Henry (ed.). English in the world. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
LEFFA, Vilson. O professor de línguas estrangeiras: do corpo mole ao corpo dócil. In: FREIRE, Maximina; ABRAHÃO, Maria; BARCELOS, Ana Maria (org.). Linguística aplicada e contemporaneidade. São Paulo: ALAB; Pontes, 2005. p. 203-218.
MCKAY, Sandra. Teaching English as an international language: rethinking goals and approaches. Oxford: Oxford University Press, 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A encruzilhada da universidade europeia. Revista do SNESup, v. 41, jul.-ago.-set., 2011.
SCHÖN, Donald. Learning to design and designing to learn. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON THEORIES AND METHODS OF DESIGN, 1992, Gotemburg. Proceedings... Gotemburg: 1992. p. 25-46.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SIEBIGER, Ralf. O Processo de Bolonha e sua influência na definição de espaços transnacionais de educação superior: a universidade brasileira em movimento. Revista da Faculdade de Educação, ano IX, n. 15, jan./jul., 2011.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Operations management. 6. ed. New York: Pearson Education, 2010.
VIGOTSKI, Liev. Psicologia pedagógica. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.
YONEZAWA, Akiyoshi. The internationalization of the university as a response to globalization: an East Asian perspective. In: SHIN, Jung; TEICHLER, Ulrich (ed.). The future of the post-massified university at the crossroads: restructuring systems and functions. New York: Springer, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).