Para licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica
o que é formação de professores?
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.23813Palavras-chave:
Formação de professores, Focos da Aprendizagem Docente, Programa de Residência PedagógicaResumo
Este artigo tem como objetivo investigar qual o significado de formação de professores para os integrantes do Programa de Residência Pedagógica do curso de licenciatura em Matemática de uma Universidade Tecnológica Federal do estado do Paraná. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os alunos participantes do projeto. Os depoimentos dos entrevistados foram analisados segundo os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo, tendo como categorias a priori os Focos da Aprendizagem Docente, os quais são: (i) interesse pela docência; (ii) conhecimento prático da docência; (iii) reflexão sobre a docência; (iv) comunidade docente; e, (v) identidade docente. Mediante esta investigação foram encontrados significados relacionados a progressos pessoais, estabelecimento de valores, vivências possibilitadas, reflexões deflagradas, questionamentos evidenciados, participações realizadas, aprendizados ocorridos, construções elaboradas, estratégias efetivadas, saberes e conhecimentos inerentes ao professor.
Downloads
Referências
ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; FREGOLENTE, Alexandre. Focos da Aprendizagem Docente. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 5, n. 3, p. 25-48, nov. 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Porto: Edições 70, 2011.
BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. Formação. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 135-137.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Diário Oficial da União: seção 2, Brasília, n. 41, p. 28, 1 mar. 2018.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Versão 3.0. [S.L.]: Objetiva, 2009.
MORYAMA, Nayara; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sérgio de Mello. Aprendizagem da Docência no PIBID-Biologia. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 191-210, nov. 2013.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Learning science in informal environments: people, places, and pursuits. Washington: The National Academies Press, 2009.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 1-27. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf. Acesso em: 25 out. 2020.
OBARA, Cássia Emi; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; PASSOS, Marinez Meneghello. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 4, p. 979-994, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170040003.
PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; NACARATO, Adair Mendes; FIORENTINI, Dario; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra; GRANDO, Regina Célia; GAMA, Renata Prenstteter; MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade; FREITAS, Maria Teresa Menezes; MELO, Marisol Vieira de. Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: uma meta-
-análise de estudos brasileiros. Quadrante, [s. l.], v. 15, n. 1-2, p. 193-219, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 85-101, jul./dez. 1996. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551996000200004.
PONTE, João Pedro da. Perspectivas de desenvolvimento profissional de professores de Matemática. In: PONTE, João Pedro da et al. (ed.). Desenvolvimento profissional de professores de Matemática: que formação?. Lisboa: SEM-SPCE, 1995. p. 193-211.
ROLDÃO, Maria do Céu Neves. Formação de professores e desenvolvimento profissional. Revista de Educação PUC, Campinas, v. 22, n. 2, p. 191-202, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3638.
SCHÖN, Donald Alan. Educating the Reflective Practitioner. San Francisco: JosseyBass, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ana Paula Moreira, Marinez Meneghello Passos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).