Assessoria Pedagógica Universitária
processos formativos discentes e docentes na Universidade Estadual do Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24046Palavras-chave:
Assessoria pedagógica, Processos formativos, Ensino superiorResumo
O objetivo geral do artigo é analisar o papel da assessoria pedagógica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) nos processos de consolidação da formação continuada e da construção da identidade docente. Para organizar a discussão, elencam-se dois momentos, que respondem ao objetivo específico de descrever a experiência de assessoria pedagógica de um campus da Unioeste, a partir das atividades formativas realizadas com alunos e professores. Primeiramente, trata-se dos aspectos conceituais da formação continuada e da identidade docente. Em seguida, relata-se a experiência da assessoria nessa instituição, a qual se deu pela execução de um projeto de extensão, com ações para discentes e docentes. Como técnicas de pesquisa, elencam-se a revisão bibliográfica e o levantamento de informações sobre a experiência descrita, por meio dos relatórios da Assessoria Especial do campus de Francisco Beltrão. Como resultado, espera-se outra cultura em relação aos aspectos teóricos e práticos do ensino e da aprendizagem no ensino superior.
Downloads
Referências
AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de. Implicações da formação continuada para a construção da identidade profissional. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 23, p. 155-173, dez. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752006000200008#:~:text=A%20forma%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20se%20constr%C3%B3i,estatuto%20ao%20saber%20da%20experi%C3%AAncia. Acesso em: 23 jun. 2020.
ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Ação didática no ensino superior: a docência em discussão. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 7, n. 1, p. 101-106, jan./abr., 2004. Disponível em: http://unesav.com.br/ckfinder/userfiles/files/Acao%20didatica%20no%20ensino%20superior.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.
BORGES, Maria Creusa de Araújo. A visão de educação superior do Banco Mundial: recomendações para a formulação de políticas educativas na América Latina. RBPAE, v. 26, n. 2, p. 367-375, mai./ago. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19722/11493. Acesso em: 26 abr. 2020.
BROILO, Cecilia Luiza. Assessoria pedagógica na universidade: (con)formando o trabalho docente. 1. ed. São Paulo: Junqueira&Marin, 2015.
CANDAU, Vera Maria Ferrão Candau. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, Vera Maria Ferrão Candau (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 51-68.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
CUNHA, Maria Isabel. A universidade: desafios políticos e epistemológicos. In: CUNHA, Maria Isabel (org.). Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2006. p. 13-29.
CUNHA, Maria Isabel. Estratégias de assessoramento pedagógico em questão: potencialidades na didática da educação superior. Ceará: EdUECE, 2014. Livro 2.
CUNHA, Maria Isabel. Qualidade da graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente. Educar em Revista, Curitiba, n. 57, p. 17-31, jul./set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n57/1984-0411-er-57-00017.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.42106.
DEITOS, Roberto Antônio; LARA, Angela Mara de Barros. Estado e política educacional: o receituário do liberalismo social-democrata. Eccos Revista Científica [on-line], São Paulo, v. 1, n. 29, p. 35-62, 2012. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3682/2388. Acesso em: 22 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3682.
FRANTZ, Walter; SILVA, Enio Waldir. As funções sociais da universidade: o papel da extensão e a questão das comunitárias. Ijuí: Unijuí, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
GENSKE, Simone; PRETO, Valdete Elenir Moser; HEINZLE, Marcia Regina Selpa. Políticas públicas e o desenvolvimento profissional dos docentes universitários. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED, Educação, movimentos sociais e políticas governamentais, XI ANPED SUL, 24 a 27 de julho de 2016, Curitiba, PR. Anais (online). Curitiba: UFPR, 2016. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/12/EIXO_8_SIMONE-GENSKE-VALDETE-ELENIR-MOSER-PRETO-MARCIA-REGINA-SELPA-HEINZLE.pdf. Acesso em: 29 mar. 2020.
JUNGES, Kelen dos Santos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 285-317, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p285. Acesso em: 13 dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p285.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?. São Paulo: Cortez, 2008.
MACHADO, Magali de Fátima Evangelista; CAPANEMA, Clélia de Freitas. Identidade com a profissão professor: um caminho possível. In: CUNHA, Célio; SOUSA, José Vieira de; SILVA, Maria Abádia (org.). Faculdades de educação e políticas de formação docente. Campinas: Autores Associados, 2014, p. 143-156.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 23 set. 2020.
NASCIMENTO, Ruben de Oliveira. Formação de Identidade Docente, Escola e Culpabilização Profissional: Convergências e Discussões Teóricas. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João Del-Rei, v. 2, n. 2, p. 269-279, 2008. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/revistalapip/nascimento_artigo.pdf. Acesso em: 14 fev. 2020.
NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PARANÁ. Lei nº 11713, de 7 de maio de 1997. Dispõe sobre as Carreiras do Pessoal Docente e Técnico-Administrativo das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná e adota outras providências. Diário Oficial do Paraná, Paraná, 7 maio 1997. Disponível em: http://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=5808&indice=1&totalRegistros=1. Acesso em: 27 set. 2020.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
PIMENTEL, Maria da Glória. O professor em construção. Campinas, SP: Papirus, 1993.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2003.
UNIOESTE. Resolução nº 116/2012 – COU, de 6 de dezembro de 2012. Aprova a criação da Assessoria Especial de Direção de campus da Unioeste. Cascavel, 2012.
UNIOESTE. Dados sobre a Unioeste: Janeiro de 2020. Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN). Cascavel, 2020. Disponível em: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/arq/files/PROPLAN/estatistica/2020/janeiro/dados-unioeste-jan-2020.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 9. ed. São Paulo: Libertad, 2000.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Formação de professores para a Educação Superior e a diversidade da docência. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 327-342, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6515. Acesso em: 14 fev. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS01.
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ORLANDO, Evelyn de Almeida; MEYER, Patricia. Produtivismo acadêmico e suas repercussões no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 138, p. 231-247, jan./mar. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100231&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 24 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302016163514.
XAVIER, Amanda Rezende Costa; TOTI, Michelle Cristina da Silva; AZEVEDO, Maria Antonia Ramos. Institucionalização da formação docente: análise de um programa de desenvolvimento profissional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. (RBEP), Brasília, v. 98, n. 249, p. 332-346, maio/ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v98n249/2176-6681-rbeped-98-249-00332.pdf. Acesso em: 26 abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2830.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jaqueline Antonello, Sueli Ribeiro Comar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).