v. 11 (2021)

					Visualizar v. 11 (2021)

Esta Revista adota a modalidade de publicação contínua, com volume único ao ano. Ao longo de 2021, novos trabalhos serão publicados nesta página do volume 11.

Publicado: 24-01-2021

Editorial

  • Em defesa da ciência, da verdade e da vida pelo direito de esperançar

    Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Daniel Santos Braga, Patrícia Nascimento Silva
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.37524
  • Expediente

    Equipe editorial
    1-2

Entrevistas

Artigos

  • Gamizoo uma proposta de material didático para aulas práticas de Zoologia

    Rannyele Passos Ribeiro, M. Carmen Hernández-González
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34334
  • Potencialidades do microensino reflexivo na formação Inicial de professores de Química

    Sandro Lucas Reis Costa, Fabiele Cristiane Dias Broietti
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34412
  • Assessoria pedagógica universitária e o Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária uma experiência de construção de espaço de formação

    Amanda Rezende Costa Xavier, Ester Almeida Helmer, Elaine Cristina Maldonado, Lígia Bueno Zangali Carrasco, Maria Antonia Ramos de Azevedo
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35163
  • Sala de aula invertida no ensino remoto de Química Geral

    Julliane D. Yoneda, José Augusto Oliveira Huguenin
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34550
  • Histórias de vida e formação influências e motivações para a docência do ensino superior

    Edmila Silva de Oliveira, Denise Aparecida Brito Barreto
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34584
  • Práticas lúdicas no ensino de Fisiologia o perfil socioeconômico é um fator interveniente de eficácia?

    Alexsandro Ferreira Guimarães, Bianca Silva da Rocha, Rebeca Kollar Vieira da Silva, Marilene Porawski, Lucila Ludmila Paula Gutierrez
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32452
  • Programa de saúde vocal para professores do ensino superior relato de experiência

    Susana Rodrigues, Ana Catarina Baptista
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.33976
  • A linguagem metacientífica no ensino de ciências um olhar para a formação inicial docente

    Maycon Raul Hidalgo, Álvaro Lorencini Júnior
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.29527
  • Formação continuada de professores no ensino superior privado tensionamentos e possibilidades contemporâneas

    Lígia Vieira da Silva Cavalcante, Suzana Feldens Schwertner
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32904
  • Visões de professores formadores sobre a formação e exercício da docência do professor de química

    Gabrielle Gomes Ferreira, Thiago Antunes-Souza
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34573
  • Mentoria reversa elaboração de curso de ensino digital para professores durante a pandemia de Covid-19

    Eduardo de Aquino Médici, Lídia Duarte Costa, Briana Henriques Machado Tarabai, Graziella Lage Oliveira
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.33379
  • Por que estudantes universitários apresentam estresse, ansiedade e depressão? Uma rapid review de estudos longitudinais

    Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Ricardo Ramos Fragelli
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.29593
  • Relato de experiência ensino e busca por evidências científicas de qualidade – edificando uma formação médica

    Quézia Estéfani Silva Guimarães, Mariana Novaes Santos, Camilo Santana Silva , Fernanda Khouri Barreto
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.29456
  • Mulheres docentes em cursos superiores de Física em duas universidades federais no Brasil

    Marcel de Almeida Freitas, Adla Betsaida Martins Teixeira, Denise Bianca Maduro Silva
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24894
  • Avaliação da experiência de estudantes de Odontologia com metodologias ativas de ensino na disciplina de Histologia

    Isis Patrícia Soares Silva Dias, Mariana Raquel da Cruz Vegian, Tábata Prado Sato, Keila Cristina Miranda, Luana Marotta Reis de Vasconcellos, Miguel Angel Castillo Salgado, Marianne Spalding
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.23804
  • Uma proposta de ferramenta dinâmica de aprendizado sobre a história do paisagismo a partir de filmes

    Kananda Fernandes de Sousa Lima, Jamile Pereira da Silva, Renata Serafin de Albernard, Isis Portolan dos Santos
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24771
  • A formação pedagógica dos docentes de Odontologia

    Edla Carvalho Lima Porto, Aline de Matos Villas Boas, Letícia Loyanna Pimentel da Silva
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24846
  • Exame Clínico Objetivo Estruturado na avaliação formativa percepção de estudantes de Medicina

    Nilson Chaves Junior, Maria Cristina Almeida de Souza, João Carlos de Souza Côrtes Junior, Paula Pitta de Resende Côrtes, Milton de Arruda Martins
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24884
  • Universidade como organização educativa na qualificação dos profissionais e crescimento económico de Angola

    Justino Cangue
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25122
  • Ação pedagógica pautada numa abordagem híbrida à luz da Aprendizagem Baseada em Projetos

    Priscila Aparecida dos Santos Cordeiro, Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, Janaína de Albuquerque Couto
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24721
  • Formação continuada dos formadores de professores da área de ciências da natureza que elementos considerar?

    Franciele Siqueira Radetzke, Roque Ismael da Costa Güllich
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24488
  • Formação cidadã de pedagogas vivências educativas em Brumadinho/MG e justiça social

    Otavio Henrique Ferreira da Silva
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24139
  • Por uma epistemologia do encontro aproximações para outro pensar-sentir na formação em saúde

    Maria Beatriz Barreto do Carmo
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25046
  • Experiências e desafios docentes na formação dos fonoaudiólogos em diferentes cenários de prática

    Vivian de Carvalho Reis Neves, Lilian Koifman
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24715
  • Desafios da docência em um curso de Medicina análises dos pilares de resiliência

    Celeste Corral Tacaci Neves Baptista , Camélia Santina Murgo, Celeste Simões, Bárbara Cristina Soares Sena
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.22175
  • À procura de um método para ensinar matemática revendo alguns clássicos

    Walter Walker Janzen
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24464
  • Permanência na educação superior pública experiência de Política de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico de estudantes

    Cláudia Patrocinio Pedroza Canal, Zenólia Christina Campos Figueiredo
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24242
  • Perfil e caracterização da formação pedagógica de preceptores de estágio curricular de saúde coletiva

    Karini Vieira Menezes de Omena, Paulo José Medeiros de Souza Costa, Ana Carolina Rocha Gomes Ferreira
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24350
  • Aprendizagem à luz da Andragogia comparação da percepção de discentes entre cursos de Ciências Contábeis

    Kelly Renata Mariani Kozievitch, Lucas Précoma Lorenzini, Moacir Borges da Silva , Silvana Anita Walter
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24343
  • Roteiro de trabalho como instrumento de organização e integração teórico-prática em Estágio Supervisionado de Enfermagem

    Rogério Carvalho de Figueredo
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24433
  • A extensão universitária aliada à educação em saúde no trânsito como estratégia de ensino superior e de reabilitação para cumpridores de penas alternativas um relato de experiência

    Veronica Perius de Brito , Marcela Gomes de Souza, Stefan Vilges de Oliveira
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24639
  • Ensino superior implicações da formação acadêmica docente nos discursos sobre ensino e aprendizagem

    Breno Cavalcante do Nascimento, Francisco Sidomar Oliveira da Silva, Aline Andréia Nicolli
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24448
  • Metodologias ativas relato de experiência da participação em curso de especialização na área da Saúde

    Adaíse Passos Souza Amaral, Rita Narriman Silva de Oliveira Boery, Alba Benemérita Alves Vilela, Edite Lago Silva Sena
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24129
  • Assessoria Pedagógica Universitária processos formativos discentes e docentes na Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Jaqueline Antonello, Sueli Ribeiro Comar
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24046
  • Metodologias ativas no ensino de Saúde devemos considerar o ponto de vista dos alunos?

    Mariana Aparecida Bressan, Ana Thalita Santana Couto, Fabíola Cristina Ribeiro Zucchi, José Eduardo Baroneza
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.23806
  • Ensinando sobre o patrimônio verde urbano a estudantes universitários por meio da construção de caminhos fitogeográficos

    Graciela Maria Benedetti, Valeria Soledad Duval
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25155
  • Congresso Alagoano de Saúde Mental experiências, desafios e contribuições para a formação na atenção psicossocial

    John Victor dos Santos Silva, Claudio José dos Santos Júnior, Thyara Maia Brandão, Mara Cristina Ribeiro
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.19800

Seção especial: Centenário de Paulo Freire

  • Indignação, amor e esperança em Paulo Freire

    Francisco André Silva Martins, Cirlene Cristina de Sousa
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35749
  • Metodologia do ensino de Educação Física inspiração freiriana no ensino (superior) remoto emergencial

    Marcos Garcia Neira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35050
  • Diálogo no ensino superior entre a pós-graduação e o legado de Paulo Freire

    Leôncio Gomes Soares
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35703
  • A docência universitária e os princípios de Paulo Freire experiências a partir de um curso de formação docente

    Jorge Santa Anna
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34661
  • O compromisso histórico-social das universidades provocações progressistas a partir do pensamento freiriano

    Aline Choucair Vaz , Daniel Ribeiro de Almeida Chacon, Raquel Tereza de Faria Campos Zarahi
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34979
  • 13 anos ensinando Freire nos EUA um autoestudo sobre o início de uma experiência político-pedagógica

    Júlio Emílio Diniz-Pereira
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.36788
  • Esperança freireana como construção educacional para a formação de professores(as) na África do Sul

    Beryl Verna Botman
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34929
  • Fazer a aula com Cartas Pedagógicas legado de Paulo Freire e experiência de reinvenção no ensino superior

    Ana Lúcia Souza de Freitas
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35283
  • Relação opressor-oprimido na contemporaneidade

    Vanessa Carneiro Leite
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35433
  • Há lugar para a teoria de Paulo Freire na pedagogia universitária contemporânea?

    Arnaldo Nogaro, Hildegard Susana Jung
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34884
  • A importância de Paulo Freire para a educação humanizadora na educação superior

    Marcelo Augusto da Costa, Ruth Pavan
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34551
  • “Escolas fechadas, e agora?” situação-limite, inédito viável e utopia freiriana em tempos de pandemia

    Lúcia Helena Alvarez Leite , Bárbara Bruna Moreira Ramalho, Paulo Felipe Lopes de Carvalho
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35227

Resumos de dissertações e de teses

  • Filosofia e Educação Especial Análise do PPC de Filosofia da UFAM no movimento da Educação Inclusiva

    Reinaldo Oliveira Menezes
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.29470