Mindsets, produção de conteúdo educacional e ensino em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24510

Palavras-chave:

Professores, Mindset, Ensino, Pandemia

Resumo

Este ensaio objetiva refletir sobre a relação entre mindsets e fases da ação e raciocínio pedagógico de professores para o ensino durante a pandemia pelo novo coronavírus. Sustenta-se nos conceitos de fases da ação e raciocínio pedagógico, dimensões de qualidade para produção de conteúdo educacional, mindset fixo e de crescimento, traduzidos como configuração da mente fixa e configuração da mente de crescimento. Ao raciocinar e agir pedagogicamente, fase a fase, a configuração da mente fixa ou de crescimento identificada nas crenças sobre potencial, esforço, desempenho e aprendizagem dos professores pode influenciar a qualidade do conteúdo educacional produzido e a percepção sobre a experiência de ensino durante a pandemia. O reconhecimento da influência da configuração da mente na ação e raciocínio pedagógico pode contribuir com o desenvolvimento da prática docente e com o ensino, tornando a experiência, na pandemia, sabedoria adquirida com a prática docente.

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Biografia do Autor

Jouhanna do Carmo Menegaz, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Enfermeira, doutora em Educação e Trabalho em Enfermagem, investiga a formação docente de ensino superior. Atualmente é professora do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará.

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Mindsets, produção de conteúdo educacional e ensino em tempos de pandemia

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Publicado

13-12-2020

Como Citar

MENEGAZ, J. do C. Mindsets, produção de conteúdo educacional e ensino em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–15, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24510. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24510. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia