Didática freireana no Ensino Superior

uma experiência na disciplina de Didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2456

Palavras-chave:

Didática, Didática Freireana, Ensino Superior, Paulo Freire

Resumo

Este artigo objetiva relatar uma experiência em sala de aula fundamentada na perspectiva freireana de educação, realizada por um dos autores junto à disciplina de Didática do curso de Licenciatura em História de uma universidade pública. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa, que consistiu em descrever as etapas para materialização de uma didática no Ensino Superior, com base na metodologia de investigação temática freireana. Concluímos sobre a importância de recuperar o conceito de Didática em Paulo Freire e as possibilidades reais para sua concretização na prática docente. Porém, sua adoção implica que o(a) docente universitário(a) rompa com os modos tradicionais de seleção de conteúdos e esteja radicalmente comprometido(a) com o diálogo crítico e com os ideais democráticos emancipatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Galve Gerez, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa Educação Física, Cotidiano, Currículo e Formação Docente. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF) e do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF/UFES).

Débora Monteiro do Amaral, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Professora e atual coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFES, lotada no Centro de Educação (CE). Membro do GEPPF e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo do Espírito Santo (GEPECES).

Itamar Mendes da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Professor vinculado ao Departamento de Teorias e Práticas Educacionais do Centro de Educação da UFES, atuando na graduação e na pós-graduação. Membro do GEPPF, lidera o Grupo de Pesquisa CNPq “Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional”. Vice-diretor estadual da Anpae-ES na gestão 2017-2019.

Valter Martins Giovedi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Professor do CE da UFES, atuando junto às diferentes licenciaturas, principalmente na Licenciatura em Educação do Campo. É coordenador do GEPPF e do GEPECES.

Downloads

Publicado

10-12-2018

Como Citar

GEREZ, A. G.; AMARAL, D. M. do; SILVA, I. M. da; GIOVEDI, V. M. Didática freireana no Ensino Superior: uma experiência na disciplina de Didática. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 14–29, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2456. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2456. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos