v. 8 n. 2 (2018)

					Visualizar v. 8 n. 2 (2018)
Publicado: 10-12-2018

Editorial

Artigos

  • Didática freireana no Ensino Superior uma experiência na disciplina de Didática

    Alessandra Galve Gerez, Débora Monteiro do Amaral, Itamar Mendes da Silva, Valter Martins Giovedi
    14-29
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2456
  • Ensino de Engenharia Civil uma prática de manufatura de concreto que perpassa discussões sobre sustentabilidade e pensamento crítico

    Alaor Valério Filho, Ânderson Martins Pereira, Carlos Alfredo Barcellos Bellinaso, Daniela Giffoni Marques
    30-43
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2525
  • Interdisciplinaridade entre Psicologia e Direito grupo de estudos como ferramenta de aprendizagem

    Jéssica Beatriz Silva Lopes, Elisa Soares Maia, Laura Cristina Eiras Coelho Soares
    44-59
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2440
  • Proposta de sequência didática para disciplina de Química Geral explorando o uso de tecnologias digitais

    Julliane D. Yoneda, José Augusto Oliveira Huguenin
    60-77
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2519
  • O ensino de Filosofia a distância no curso de especialização da UFBA relato de experiências

    Carlos Eduardo Gomes Nascimento
    78-98
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2487
  • Programa de excelência acadêmica (PROEX) um relato de como se tornar um professor formador na educação superior

    Paula Cortezi Schefer Cardoso, Simone Sarmento
    99-118
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2517
  • O uso de tecnologia no ensino e na aprendizagem de Cálculo Diferencial

    Gisele Scremin, Marli Teresinha Quartieri, Eniz Conceição Oliveira, Jorge Luis Palacios Felix
    119-139
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2444
  • Uso do mapa conceitual como ferramenta de ensino-aprendizagem no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso

    Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa, Selme Silqueira de Matos
    140-155
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2452
  • Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade relato de experiência

    Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Bárbara Rodrigues Toneli, Álisson Oliveira dos Santos, Rodrigo Pastor Alves Pereira
    156-177
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2359
  • Intervenção em Matemática Educativa orientada às práticas de ensino um aporte à sua conceitualização e desenho

    Victoria Mesa, Verónica Molfino, Cristina Ochoviet, Verónica Scorza
    178-194
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2497
  • Aprendizagem baseada em problemas integrando a prática com a teoria no ensino da Medicina Veterinária

    Silvana Bellini Vidor, Elissandra da Silveira, Emerson Antonio Contesini, Elaine Turk Faria
    195-210
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2458
  • Mapeamento de produções brasileiras sobre o uso da Modelagem Matemática no ensino de Cálculo Diferencial e Integral

    Jefferson Dantas de Oliveira, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
    211-227
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2436
  • A leitura nas práticas de letramento acadêmico: estratégias de análise e compreensão

    Marcela Tavares de Mello
    228-244
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2478
  • O docente de Enfermagem e sua percepção sobre as ações integrativas na Saúde e na formação interprofissional

    John Victor dos Santos Silva, Mara Cristina Ribeiro
    245-261
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2464
  • Por uma metodologia de ensino jurídico que valorize a diversidade racial, dentro e fora da sala de aula

    Poliana da Silva Ferreira
    262-279
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2427

Artigos de opinião

  • Biólogo ou professor de Biologia? A formação de licenciados em Ciências Biológicas no Brasil

    Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
    280-287
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2488

Entrevistas

  • Entrevista com a professora Juliane Corrêa sobre a história do Giz

    Juliane Corrêa, Maria José Batista Pinto Flores, Paulo Mariano Eulálio Campos
    288-297
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2590

Resumos de dissertações e de teses

  • A prática como componente curricular na formação de professores de Geografia

    João Carlos de Lima Neto
    298-299
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2542
  • Modelagem Matemática nas licenciaturas em Matemática das universidades estaduais do Paraná

    Wellington Piveta Oliveira
    300-301
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2564
  • Espaço europeu de ensino superior e a questão da cidadania europeia

    Rogério Duarte Fernandes dos Passos
    302-303
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2567
  • Convergindo olhares para a formação continuada de professores da Educação Básica no percurso da pós-graduação

    Janaína Dias Godinho
    304-305
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2571
  • Configurações identitárias dos bacharéis-professores em Direito no Ensino Superior o ser docente

    Eliana Freire do Nascimento
    306-307
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2521