A escrita acadêmica no fórum de discussão do Facebook

Autores

  • Raquel Aparecida Soares Reis Franco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Sabará, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8308-3611
  • Maria Lúcia Castanheira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4839-9682

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2470

Palavras-chave:

Escrita, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Multimodalidade, Aspectos composicionais

Resumo

Neste texto, analisamos a escrita acadêmica e digital desenvolvida por participantes de um curso de especialização em Linguagem e Tecnologia (LINTEC). Exploramos uma perspectiva etnográfica e proposições teóricas apontadas pelos Novos Estudos do Letramento para examinar o fórum de discussão de um curso de pós-graduação lato sensu realizado durante a disciplina Novos Letramentos, que utilizou o Facebook como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A análise das condições de produção da escrita nesse contexto de formação evidenciou aspectos composicionais de um fórum de discussão em que se destacam a sequencialidade e a temporalidade dos turnos (postagens), o registro formal e informal da língua portuguesa e o uso de recursos multimodais.

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Biografia do Autor

Raquel Aparecida Soares Reis Franco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Sabará, MG, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas (IFMG). Professora do Programa de pós-graduação em Educação Profissional Tecnológica (PROFEPT).

Maria Lúcia Castanheira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Filosofia da Educação pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara, EUA. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas (UFMG).

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Publicado

02-05-2019

Como Citar

FRANCO, R. A. S. R.; CASTANHEIRA, M. L. A escrita acadêmica no fórum de discussão do Facebook. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–20, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2470. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2470. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos