A universidade e a atividade docente

desafios em uma experiência pandêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24738

Palavras-chave:

Educação superior, Cibercultura, Pandemia, COVID-19.

Resumo

Este ensaio tem como objeto a atividade docente em tempos de pandemia. À luz do referencial teórico da análise institucional, procuramos desvelar processos instituídos e instituintes da atividade docente e da vida acadêmica, tendo a experiência com a COVID-19 como um analisador de seu funcionamento. Para isso, realizamos uma análise focada em três tipos de relações envolvidas no trabalho cotidiano de docentes: (1) as relações com os estudantes, (2) as relações com a produção de conhecimento, (3) as relações com a sociedade em geral, atravessadas por outros três processos transversais a cada uma dessas relações: a virtualização da vida cotidiana; a polarização político-social e os movimentos de resistência e criação emergentes no mundo universitário em tempos de pandemia. Concluímos que a superação dos binarismos e das polarizações que se expressam nos últimos anos no Brasil é uma condição importante para a reinvenção do espaço acadêmico refundado em novos regimes de confiança e colaboração.

Biografia do Autor

  • Sabrina Helena Ferigato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

    Terapeuta ocupacional, doutora em Saúde Coletiva (UNICAMP) e docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

  • Ricardo Rodrigues Teixeira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

    Médico sanitarista, doutor em Medicina Preventiva (USP) e docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

  • Maria Claudia Bullio Fragelli, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

    Pedagoga, mestranda em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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A universidade e a atividade docente: desafios em uma experiência pandêmica

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia

Como Citar

A universidade e a atividade docente: desafios em uma experiência pandêmica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–17, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24738. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24738. Acesso em: 26 dez. 2024.