A leitura nas práticas de letramento acadêmico: estratégias de análise e compreensão
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2478Palavras-chave:
Ensino Superior, Estratégias de leitura, Ensino-aprendizagemResumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar as especificidades do ensino e da aprendizagem da leitura na esfera acadêmica, bem como apresentar algumas estratégias de ensino de leitura que podem ser utilizadas nesse contexto. Trata-se de uma análise exploratória de estudos que se debruçaram sobre a temática da leitura, sobretudo da leitura de textos acadêmicos. No conjunto analisado, destacam-se aspectos sobre os textos que circulam na academia, específicos dessa esfera, cujos termos próprios surgem como obstáculos aos graduandos para compreender e dialogar com as ideias ali presentes, e sobre como cabe ao professor, como mediador da leitura, auxiliar os graduandos, apresentando estratégias específicas que possibilitem direcionar a compreensão das leituras. Logo, percebe-se a necessidade de refletir sobre o processo de formação do leitor na graduação, tendo em vista que a inserção dos estudantes na prática social e discursiva do contexto acadêmico é fundamental para a permanência qualificada destes no Ensino Superior, o que colabora para a formação de sujeitos críticos e reflexivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).