A leitura nas práticas de letramento acadêmico: estratégias de análise e compreensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2478

Palavras-chave:

Ensino Superior, Estratégias de leitura, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar as especificidades do ensino e da aprendizagem da leitura na esfera acadêmica, bem como apresentar algumas estratégias de ensino de leitura que podem ser utilizadas nesse contexto. Trata-se de uma análise exploratória de estudos que se debruçaram sobre a temática da leitura, sobretudo da leitura de textos acadêmicos. No conjunto analisado, destacam-se aspectos sobre os textos que circulam na academia, específicos dessa esfera, cujos termos próprios surgem como obstáculos aos graduandos para compreender e dialogar com as ideias ali presentes, e sobre como cabe ao professor, como mediador da leitura, auxiliar os graduandos, apresentando estratégias específicas que possibilitem direcionar a compreensão das leituras. Logo, percebe-se a necessidade de refletir sobre o processo de formação do leitor na graduação, tendo em vista que a inserção dos estudantes na prática social e discursiva do contexto acadêmico é fundamental para a permanência qualificada destes no Ensino Superior, o que colabora para a formação de sujeitos críticos e reflexivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Tavares de Mello, Faculdade Santo Antônio de Pádua (FASAP), Santo Antônio de Pádua, RJ, Brasil.

Doutora em Educação, atua como professora na Faculdade Santo Antônio de Pádua (FASAP), onde ministra disciplinas relacionadas à pesquisa e à orientação da leitura e da escrita no âmbito acadêmico. Além disso, integra os grupos de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades e Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica.

Downloads

Publicado

10-12-2018

Como Citar

MELLO, M. T. de. A leitura nas práticas de letramento acadêmico: estratégias de análise e compreensão. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 228–244, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2478. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2478. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos