Partilhando em rede

uma proposta de trocas de saberes em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24876

Palavras-chave:

Formação de professores, Redes de aprendizagem, Pandemia, Comunidades virtuais. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)

Resumo

Os objetivos deste trabalho são relatar e refletir acerca das experiências realizadas pelo grupo “Educações em Rede”. Formado por professores-pesquisadores, propôs-se como um espaço de formação continuada para professores de diversos níveis e de acolhimento em rede, como resposta de enfrentamento aos desafios educacionais diante da pandemia da Covid-19. As ações realizadas constituíram-se na transmissão de webinários; produção de tutoriais e publicação de artigos para auxiliar professores perante as dificuldades teóricas, metodológicas e técnicas emergentes nesse contexto. A motivação central do “Educações em Rede” consistia em debater e partilhar saberes com diversos atores de diferentes partes do Brasil e do mundo, estabelecendo-se como uma rede de aprendizagem. Os dados de análise demonstram que o público era composto, essencialmente, por professores brasileiros, de 30 a 45 anos, em busca de um espaço acessível para o debate e de formação não formal para o uso das tecnologias aplicadas à educação.

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Biografia do Autor

Fernanda Araujo Coutinho Campos, Universidade Aberta (Uab), Lisboa, Portugal.

Consultora educacional, e-tutora e designer instrucional na Universidade Aberta (Portugal). Doutora e mestre em Educação (Faculdade de Educação – UFMG), especialista em Educação a Distância (SENAC Minas) e licenciada em História (PUC Minas).

Ana Paula Campos Cavalcanti, Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Linguística Aplicada (Faculdade de Letras – UFMG). Mestre em Educação (Faculdade de Educação – UFMG). Graduada em Pedagogia (UFPE) e Letras (Estácio de Sá) e professora do Centro Universitário Newton Paiva.

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PARTILHANDO EM REDE: UMA PROPOSTA DE TROCAS DE SABERES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Publicado

2020-12-31

Como Citar

CAMPOS, F. A. C.; CAVALCANTI, A. P. C. Partilhando em rede: uma proposta de trocas de saberes em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–23, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24876. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24876. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia