Perspectivas de avaliação da aprendizagem

dos dogmas, rituais e ritos à ética do bom senso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2503

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Ética, Bom senso

Resumo

O artigo objetiva caracterizar como as práticas avaliativas, especialmente no ensino superior, se incrementaram enquanto doutrina, conjunto de dogmas, rituais e ritos, e como a ética do bom senso, de bases reflexiva, sensível e justa, contribui para o desvelamento da real natureza ontológica do ato de avaliar. É de cunho qualitativo, bibliográfico e possui a reflexão como instrumentalização no constructo de seu corpus. Este documento foi problematizado a partir da discussão da avaliação enquanto prática pedagógica reprodutora (doutrinas, rituais, ritos e dogmas), em que se buscaram fundamentos que evidenciam a ética do bom senso como rota para a reversão dessas praxes. Como principal resultado, desvela-se que a ética é temática indissociável ao plano praxiológico da avaliação da aprendizagem, sendo ambas categorias inseparáveis do processo ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, RN, Brasil.

Doutora em Educação (Universidade de Lisboa, Portugal), mestra em Educação (Universidade Federal do Estado do Ceará – 2008), psicopedagoga (Candido Mendes, RJ – 1999), pedagoga (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNI RIO – 1998). Professora efetiva e pesquisadora na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Temáticas: ética, avaliação, didática, formação docente, pedagogia humanista.

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Publicado

2019-04-24

Como Citar

MACEDO, S. M. F. Perspectivas de avaliação da aprendizagem: dos dogmas, rituais e ritos à ética do bom senso. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–16, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2503. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2503. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos