Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

apreciação docente sobre o método avaliativo

Autores

  • Joice Nedel Ott Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9422-3146
  • Bartira Ercília Pinheiro da Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8015-3952

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2506

Palavras-chave:

Educação, Avaliação, Docentes, Saúde, Farmácia.

Resumo

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) aferindo o rendimento dos alunos quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais. O objetivo deste trabalho foi analisar a opinião de professores dos Cursos de Farmácia de Instituições públicas e privadas do Estado do Rio Grande do Sul, em relação ao ENADE. Através do sistema Qualtrics, 168 docentes participaram dos questionários, com retorno submetido à Análise Textual Discursiva. As respostas revelaram que 28% dos professores (47/168) apresentam opinião favorável ao método avaliativo; 45,2% (76/168) opinião moderada; 14,3% (24/168) indiferente e 12,5% (21/168) desfavorável, cuja abordagem, principal, ao aluno, mencionada por 22% (37/168) dos professores. Considerando que o sistema está em construção e assim deve permanecer para manter-se atual através dos tempos, a opinião dos envolvidos e constante monitoramento é crucial para que o instrumento de aferição efetivamente promova a qualificação constante da educação superior.

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Biografia do Autor

Joice Nedel Ott, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Farmacêutica Bioquímica, especialista em Hematologia Laboratorial pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Mestre em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde (PPGMCS/PUCRS), com atuação na área da saúde e educação farmacêutica.

Bartira Ercília Pinheiro da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Possui Pós-doutorado na University of Mississippi Medical Center (UMMC). Professora Titular da Escola de Medicina: Graduação e Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS. Coordenadora de Pesquisa da Escola de Medicina da PUCRS, com atuação na área da saúde e educação.

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Publicado

08-05-2019

Como Citar

OTT, J. N.; COSTA, B. E. P. da. Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: apreciação docente sobre o método avaliativo. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–15, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2506. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2506. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos