Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
apreciação docente sobre o método avaliativo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2506Palavras-chave:
Educação, Avaliação, Docentes, Saúde, Farmácia.Resumo
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) aferindo o rendimento dos alunos quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais. O objetivo deste trabalho foi analisar a opinião de professores dos Cursos de Farmácia de Instituições públicas e privadas do Estado do Rio Grande do Sul, em relação ao ENADE. Através do sistema Qualtrics, 168 docentes participaram dos questionários, com retorno submetido à Análise Textual Discursiva. As respostas revelaram que 28% dos professores (47/168) apresentam opinião favorável ao método avaliativo; 45,2% (76/168) opinião moderada; 14,3% (24/168) indiferente e 12,5% (21/168) desfavorável, cuja abordagem, principal, ao aluno, mencionada por 22% (37/168) dos professores. Considerando que o sistema está em construção e assim deve permanecer para manter-se atual através dos tempos, a opinião dos envolvidos e constante monitoramento é crucial para que o instrumento de aferição efetivamente promova a qualificação constante da educação superior.
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