Metodologias ativas
as evidências da formação continuada de docentes no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2543Palavras-chave:
Metodologias ativas, Formação continuada, Docentes, GraduandosResumo
Este estudo objetivou analisar as contribuições da formação continuada de docentes na utilização de metodologias ativas com graduandos. No sentido de atingir o objetivo, o construto teórico acerca da formação continuada, da aula universitária e das metodologias ativas foi referenciado em Gatti, Veiga, Lucarelli, Freire, Zabalza, Cerdeiriña, Masetto, entre outros, enquanto o construto empírico, ancorado na abordagem qualitativa, foi construído por meio de duas vias de coleta de dados: entrevista com quatro docentes; e quatro grupos focais de 28 graduandos, utilizando os pressupostos da Análise Textual Discursiva e do software NVivo para analisar os dados. Os resultados apresentam como principais avanços na utilização de metodologias ativas: muitos professores estão utilizando metodologias ativas, há satisfação dos estudantes nas aulas com metodologias ativas, planejamento/organização das aulas, boa relação professor-aluno, postura ativa do estudante, participação, interesse, diálogo, trabalho colaborativo e aprendizado. Também foram evidenciados alguns desafios: de que forma o professor pode compreender como o estudante apreende, como desenvolver o planejamento coletivo, como lidar com o material inadequado, a resistência inicial dos estudantes, o tempo necessário para a aprendizagem e a pouca contribuição dos estudantes na construção da aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.