A governança e o sequestro da avaliação docente no ensino superior mexicano
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2570Palavras-chave:
Avaliação na educação superior, Avaliação docente, Governança, Representações sociaisResumo
O objetivo deste trabalho é discutir o momento em que se encontra a avaliação docente: para que serve essa avaliação? Como é que a governança a seqüestrou? Para responder a essas perguntas se destacam três pontos importantes que fazem parte desse processo. O primeiro é o dever ser da avaliação, isto é, o que os regulamentos dizem sobre esse ponto. O segundo tem foco no que fazer: os passos que devem ser seguidos para participar da avaliação. O terceiro ponto procura dar conta do ser da avaliação, em que, a partir da proposta teórico-metodológica das Representações Sociais, são analisadas as opiniões e as experiências de professores da UAM X em relação a como eles vivem a avaliação docente. Os resultados indicam que eles não têm uma ideia clara da relevância da avaliação como professores, mas eles podem identificar os diferentes usos que são atribuídos a ela. Entre outros, eles percebem a avaliação como um processo administrativo burocrático que não contribuiu às práticas educacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Oscar Jorge Comas Rodríguez, María Isabel Arbesú García
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).