A governança e o sequestro da avaliação docente no ensino superior mexicano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2570

Palavras-chave:

Avaliação na educação superior, Avaliação docente, Governança, Representações sociais

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o momento em que se encontra a avaliação docente:

para que serve essa avaliação? Como é que a governança a seqüestrou? Para responder a essas perguntas se destacam três pontos importantes que fazem parte desse processo. O primeiro é o dever ser da avaliação, isto é, o que os regulamentos dizem sobre esse ponto. O segundo tem foco no que fazer: os passos que devem ser seguidos para participar da avaliação. O terceiro ponto procura dar conta do ser da avaliação, em que, a partir da proposta teórico-metodológica das Representações Sociais, são analisadas as opiniões e as experiências de professores da UAM X em relação a como eles vivem a avaliação docente. Os resultados indicam que eles não têm uma ideia clara da relevância da avaliação como professores, mas eles podem identificar os diferentes usos que são atribuídos a ela. Entre outros, eles percebem a avaliação como um processo administrativo burocrático que não contribuiu às práticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscar Jorge Comas Rodríguez, Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Xochimilco, Ciudad de México, México.

Doctor en Educación por la Universidad Autónoma del Estado de Morelos, México. Profesor investigador, adscrito al Departamento de Educación y Comunicación de la Universidad Autónoma Metropolitana (UAM) Unidad Xochimilco, México. Coordinador General de Información Institucional de la UAM, México, 2017-2021. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores (SNI).

María Isabel Arbesú García, Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Xochimilco, Ciudad de México, México.

Doctora en Educación por la Universidad Autónoma del Estado de Morelos, México. Profesora investigadora de la Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Xochimilco, México. Líneas de investigación: estudios en representaciones sociales, evaluación de la docencia, evaluación del aprendizaje, formación de profesores. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores (SNI).

Publicado

2019-05-24

Como Citar

COMAS RODRÍGUEZ, O. J.; ARBESÚ GARCÍA, M. I. . A governança e o sequestro da avaliação docente no ensino superior mexicano. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–17, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2570. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2570. Acesso em: 24 jul. 2021.

Edição

Seção

Artigos