A governança e o sequestro da avaliação docente no ensino superior mexicano
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2570Palavras-chave:
Avaliação na educação superior, Avaliação docente, Governança, Representações sociaisResumo
O objetivo deste trabalho é discutir o momento em que se encontra a avaliação docente:
para que serve essa avaliação? Como é que a governança a seqüestrou? Para responder a essas perguntas se destacam três pontos importantes que fazem parte desse processo. O primeiro é o dever ser da avaliação, isto é, o que os regulamentos dizem sobre esse ponto. O segundo tem foco no que fazer: os passos que devem ser seguidos para participar da avaliação. O terceiro ponto procura dar conta do ser da avaliação, em que, a partir da proposta teórico-metodológica das Representações Sociais, são analisadas as opiniões e as experiências de professores da UAM X em relação a como eles vivem a avaliação docente. Os resultados indicam que eles não têm uma ideia clara da relevância da avaliação como professores, mas eles podem identificar os diferentes usos que são atribuídos a ela. Entre outros, eles percebem a avaliação como um processo administrativo burocrático que não contribuiu às práticas educacionais.
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