Metodologias ativas no ensino superior

percepção de docentes em uma instituição privada do Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2573

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino superior, Docência

Resumo

Trata-se de um estudo sobre percepção de docentes acerca das metodologias ativas no ensino superior. A pesquisa objetivou mapear a percepção de professores de uma faculdade particular sobre a utilização dessas metodologias. A pesquisa foi exploratória quantitativa, caracterizada como estudo de caso, e compreendeu o uso de questionário. A amostra é composta por 57 docentes de uma instituição privada de ensino superior localizada em Brasília. Os resultados mostram que 96% dos participantes utilizam as metodologias ativas em sua prática docente, sendo o método do estudo de caso e o team-based learning (aprendizagem baseada em equipes) as mais utilizadas pelo grupo. Evidencia-se que na percepção dos participantes, as características mais desenvolvidas nos estudantes são as relações interpessoais, a iniciativa e o aumento da criticidade. Constatou-se a consciência dos professores em relação à importância da utilização das metodologias ativas. Essa pesquisa apontou ainda a importância das IES ofertarem cursos de metodologias ativas em seus espaços, sem dispensar uma visão crítica e reflexiva de como as metodologias têm sido aplicadas.

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Biografia do Autor

Sandson Barbosa Azevedo, Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Brasília, DF, Brasil

Mestre em Ciência Política, especialista em Gestão de Pessoas, graduado em Administração e Matemática. Coordenador dos cursos de Administração e Recursos Humanos do Centro Universitário UDF.

Veruska Albuquerque Pacheco, Centro Universitário Projeção, Brasília, DF, Brasil.

Doutora e mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Especialista em Gestão de Negócios em Turismo. Administradora. Docente do Centro Universitário Projeção.

Elen Alves dos Santos, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Psicóloga, com atuação clínica e escolar. Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Problemas do Desenvolvimento na Infância e Adolescência em uma abordagem interdisciplinar, pelo Centro de Estudos Lydia Coriat de Porto Alegre. Docente no Ensino Superior.

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Publicado

06-08-2019

Como Citar

AZEVEDO, S. B.; PACHECO, V. A.; SANTOS, E. A. dos. Metodologias ativas no ensino superior: percepção de docentes em uma instituição privada do Distrito Federal. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–22, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2573. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2573. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos