Uma análise das concepções discentes acerca da monitoria no curso de Licenciatura em Física no IFCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2587

Palavras-chave:

Monitoria, Licenciatura em Física, Concepções discentes

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo realizado na Licenciatura em Física do Instituto Federal do Ceará, Campus Sobral, objetivando verificar as concepções discentes acerca da eficiência do programa de monitoria. Foram aplicados questionários com os estudantes que estiveram presentes ou não nos encontros. Observou-se que os alunos monitorados consideraram a monitoria eficiente, e seus principais motivos para procurarem o monitor foram para auxílio na resolução de questões e entendimento do conteúdo. O fato de trabalharem e/ou morarem longe da faculdade são as principais razões para não frequentarem a monitoria. Sugere-se a proposta da adoção da monitoria virtual nesse campus como opção para superar essa dificuldade, bem como uma investigação acerca dos fatores envolvidos na relação entre monitor e estudantes desse programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Guimarães Paulo Neto, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Sobral, CE, Brasil.

Aluno do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física do Instituto Federal do Ceará em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú e Licenciado em Física pelo IFCE. Tem experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e no Programa de Educação Tutorial. Atualmente, é professor do Ensino Fundamental e Médio do Centro de Educação Santo Antônio.

Nórlia Nabuco Parente, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Sobral, CE, Brasil.

Doutoranda em Avaliação e Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Psicopedagogia, Licenciada em Português e em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, tendo experiência na Diretoria de Ensino do IFCE, na Coordenação Institucional PIBID/CAPES e Coordenação de Área PIBID/Física.

Wilton Bezerra de Fraga, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Sobral, CE, Brasil.

Licenciado e Bacharel em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003), Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente é professor do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

NETO, J. G. P.; PARENTE, N. N.; FRAGA, W. B. de. Uma análise das concepções discentes acerca da monitoria no curso de Licenciatura em Física no IFCE. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–16, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2587. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2587. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos