Projeto Político Pedagógico e a formação de professores/as de Matemática

projeções ideológicas para uma identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2591

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Identidade docente, Curso de Matemática

Resumo

O artigo discute a identidade docente idealizada na formação de professores/as de Matemática. Para tanto, temos como objetivo geral: compreender o pensamento ideológico contido no Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, no que tange à identidade docente. Nas seções teóricas, se discute o conceito de identidade docente e os sentidos e significados do PPP. Na metodologia, evidenciamos o tipo e abordagem do estudo e a técnica de análise empregada, a saber: análise do conteúdo. A discussão sobre a identidade docente dos/as estudantes é realizada à luz do PPP do curso de Matemática Licenciatura (UFPE, 2017). Portanto, a partir dos conteúdos dele extraídos. Nas considerações, fechamos o artigo tecendo alguns entendimentos sobre o tema.

Biografia do Autor

  • Joais Martins Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, PE, Brasil.

    Mestre em Educação em Ciências e Matemática e pedagogo pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA) e integrante do Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Currículo e Docência (LAPPUC/CNPq). É professor do quadro efetivo no município de Toritama – PE, onde leciona em anos iniciais de ensino.

  • Tânia Maria Goretti Donato Bazante, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, PE, Brasil.

    Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Educação e pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora adjunta da UFPE no Centro Acadêmico do Agreste/Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e integrante do Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Currículo e Docência (LAPPUC/CNPq).

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Publicado

03-07-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Projeto Político Pedagógico e a formação de professores/as de Matemática: projeções ideológicas para uma identidade docente. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–13, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2591. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2591. Acesso em: 22 dez. 2024.