Projeto Político Pedagógico e a formação de professores/as de Matemática

projeções ideológicas para uma identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2591

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Identidade docente, Curso de Matemática

Resumo

O artigo discute a identidade docente idealizada na formação de professores/as de Matemática. Para tanto, temos como objetivo geral: compreender o pensamento ideológico contido no Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, no que tange à identidade docente. Nas seções teóricas, se discute o conceito de identidade docente e os sentidos e significados do PPP. Na metodologia, evidenciamos o tipo e abordagem do estudo e a técnica de análise empregada, a saber: análise do conteúdo. A discussão sobre a identidade docente dos/as estudantes é realizada à luz do PPP do curso de Matemática Licenciatura (UFPE, 2017). Portanto, a partir dos conteúdos dele extraídos. Nas considerações, fechamos o artigo tecendo alguns entendimentos sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joais Martins Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, PE, Brasil.

Mestre em Educação em Ciências e Matemática e pedagogo pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA) e integrante do Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Currículo e Docência (LAPPUC/CNPq). É professor do quadro efetivo no município de Toritama – PE, onde leciona em anos iniciais de ensino.

Tânia Maria Goretti Donato Bazante, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, PE, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Educação e pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora adjunta da UFPE no Centro Acadêmico do Agreste/Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e integrante do Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Currículo e Docência (LAPPUC/CNPq).

Downloads

Publicado

2019-07-03

Como Citar

SILVA, J. M.; BAZANTE, T. M. G. D. Projeto Político Pedagógico e a formação de professores/as de Matemática: projeções ideológicas para uma identidade docente. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–13, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2591. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2591. Acesso em: 15 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos