Aprendizagem Baseada em Projetos

relato de experiência na disciplina de Geometria Analítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2600

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Aprendizagem Baseada em Projeto, Ensino superior, Matemática

Resumo

Este artigo relata uma experiência realizada nos cursos de Engenharia da Universidade Positivo, a partir da necessidade de engajar os estudantes e desenvolver as habilidades de mais alta ordem na Taxonomia de Anderson et al. (2001). No âmbito das práticas pedagógicas, desenvolveu-se com estudantes do primeiro ano de Engenharia uma Aprendizagem Baseada em Projeto. As sequências didáticas articulam teoria e prática, privilegiando o estudo de cônicas, quádricas e suas aplicações. Especificamente utilizou-se Aprendizagem Baseada em Projeto como estratégia metodológica para tornar as aulas mais interativas, diminuindo a passividade dos estudantes, desenvolvendo a autonomia e o engajamento a partir de problemas reais. Os resultados da experiência demonstraram uma melhora significativa no desempenho dos estudantes nas avaliações que envolviam os temas de estudos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waléria Adriana Gonçalez Cecílio, Universidade Positivo (UP), Curitiba, PR, Brasil.

É doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora da Universidade Positivo (UP) e professora tutora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Dedica-se às metodologias de ensino e aprendizagem. Interessa-se, sobretudo, por ensino de matemática, metodologias ativas e qualidade na Educação a Distância.

 

Daniel Guimarães Tedesco, Universidade Positivo (UP), Curitiba, PR, Brasil.

Bacharel em Física e doutor em Ciências (Física) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor da Universidade Positivo (UP), membro do Núcleo Docente Estruturante das Licenciaturas em Física e Matemática. Dedica-se a pesquisa em Teoria Quântica de Campos, e interessa-se por metodologias ativas no ensino de Física e Matemática.

Publicado

17-09-2019

Como Citar

CECÍLIO, W. A. G.; TEDESCO, D. G. Aprendizagem Baseada em Projetos: relato de experiência na disciplina de Geometria Analítica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–20, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2600. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2600. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos