Formação continuada de professores no ensino superior privado
tensionamentos e possibilidades contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32904Palavras-chave:
Ensino superior privado, Formação continuada, Docentes bacharéisResumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa acerca dos desafios enfrentados e das possibilidades vislumbradas no tocante à formação continuada de professores bacharéis que atuam no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com oito professores que atuam em uma Instituição de Ensino Superior da rede privada, no interior do estado do Ceará. Como resultados, apontam-se como principais desafios para a formação continuada a ausência de cursos stricto sensu em suas áreas de interesse na sua cidade de residência, altos valores das pós-graduações e de outros cursos, impossibilidade de conciliar a formação com a sala de aula e com as atividades familiares e ausência de incentivo financeiro. Como possibilidades para a formação continuada, destaca-se a busca de formações em outros espaços além dos cursos stricto sensu, como cursos de curta duração, participação em eventos, formações de professores e encontros pedagógicos.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Profissionalização continuada: aproximações da teoria e prática. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária: valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 27, n. 2, p. 7-31, 2014. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpe/v27n2/v27n2a02.pdf. Acesso em: 12 set. 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 Brasília, DF: Presidência da República, [1988]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 18 set. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 21 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 20 ago. 2018.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 e abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 15 abr. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 19 jun. 2021.
DOS SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos; POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: a aprendizagem da docência universitária. Políticas Educativas – PolEd, [S.l.], v. 5, n. 2, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/35843/23273. Acesso em: 2 set. 2019.
FERREIRA, Rogério Manuel Ferrinho; NUNES, Ana Clara Pica. A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 40, e20180171, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v40/1983-1447-rgenf-40-e20180171.pdf. Acesso em: 01 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180171.
GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse estatística da educação superior 2000. Brasília: INEP, 2001. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/censo/2000/Superior/sinopse_superior-2000.pdf. Acesso em: 15 maio 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Brasília: INEP; MEC, 2017.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da educação superior: notas estatísticas 2017. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf. Acesso em: 15 maio 2019.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
MASETTO, Marcos Tarciso. Exercer a docência no Ensino Superior Brasileiro na contemporaneidade com sucesso (competência e eficácia) apresenta como um grande desafio para o professor universitário. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 20, n. 65, jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26233. Acesso em: 20 jun. 2021.
MIGANI. Eric José. As dificuldades para a qualificação do docente no ensino superior privado e a fragilidade da legislação na sua tutela. Vertentes do direito, Tocantins, v. 2, n. 1, p. 63-81. 2015. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/direito/article/view/1276/8244. Acesso em: 20 ago. 2018.
MINAYO, Maria Cecília Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
NASCIMENTO, Vivianne Souza de Oliveira. O bacharel e a docência: as influências da pós-graduação na carreira profissional. HOLOS, [S.l.], v. 2, p. 280-289, ago. 2017. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5738. Acesso: 12 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5738.
OLIVEIRA, Viviane Souza de; SILVA, Rosália de Fátima e. Ser bacharel e professor: dilemas na formação de docentes para a educação profissional e ensino superior. HOLOS, ano 28, v. 2, p. 193-205. 2012. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/download/913/542. Acesso em: 20 jan. 2019.
PAIVA, Giovanni Silva. Recortes da formação docente da educação superior brasileira: aspectos pedagógicos, econômicos e cumprimento de requisitos legais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 66, p. 157-173, jan./mar. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n66/a09v1866.pdf. Acesso em: 2 set. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lígia Vieira da Silva Cavalcante, Suzana Feldens Schwertner
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).