Ensino de Saúde Coletiva na graduação em Fisioterapia

uma revisão integrativa

Autores

  • Rodrigo Cardoso dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lagarto, SE, Brasil.
  • Tiago Pinheiro Vaz de Carvalho Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lagarto, SE, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4625-7672

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.34200

Palavras-chave:

saúde coletiva, fisioterapia, ensino, currículo

Resumo

A formação superior em Fisioterapia se encontra historicamente marcada pelo modelo hegemônico e reabilitador. No entanto, as transformações emergentes no Brasil, a partir do Movimento pela Reforma Sanitária, trouxeram a necessidade de revisar essa formação, sobretudo no que diz respeito à inserção da Saúde Coletiva como campo essencial. O objetivo do estudo foi realizar um levantamento e a análise das experiências do ensino de Saúde Coletiva nos cursos de Fisioterapia no Brasil. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão integrativa com base em artigos disponíveis nas bases SciELO e Lilacs, publicados entre 2010-2020. Dentre os principais achados, enfatiza-se a desarticulação teoria-prática, a falta de um elemento comum nos currículos e a reprodução do modelo curativista na graduação. Assim, se faz fundamental a revisão dos preceitos do ensino, de modo a proporcionar uma formação epistemologicamente alinhada ao Sistema Único de Saúde e à realidade sanitária, fundamentada em esforços institucionais e coletivos para a superação desses desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Cardoso dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lagarto, SE, Brasil.

Graduando em Fisioterapia pela Universidade Federal de Sergipe, campus Lagarto (9° período). Foi presidente da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LISC/UFS), monitor voluntário do módulo Prática de Inserção da Fisioterapia na Comunidade I, bolsista de iniciação científica e de projetos de extensão, com interesse nas áreas de Saúde Coletiva, Educação e Políticas de Saúde.

Tiago Pinheiro Vaz de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lagarto, SE, Brasil.

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Terapia Manual e Pilates pela Faculdade São Luís de França, mestre em Biologia Parasitária pela Universidade Federal de Sergipe e doutor em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA. A pós-graduação em Saúde Coletiva no Brasil: subsídios para o debate. Ofício n. 393/2010. Disponível em: http://www.abrasco.org.br/UserFiles/File/FCPSC/2010/ABRASCO_Contribuicoes_PNPG.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.

ALMEIDA, Samira Mendonça de; MARTINS, Alberto Mesaque; ESCALDA, Patrícia Maria Fonseca. Integrality and higher education aimed at the Brazilian Unified Health System from the perspective of physical therapy undergraduate students. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 271-278, jul./set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fp/a/BgDXRVWnxRNzyvhdm7tZCKv/?lang=en. Acesso em: 17 dez. 2020. DOI: DOI: https://doi.org/10.590/1809-2950/89121032014.

AUGUSTO, Viviane Gontijo; AQUINO, Cecília Ferreira de; MACHADO, Naia Chaves; CARDOSO, Vanessa Aparecida; RIBEIRO, Solange. Promoção de saúde em unidades básicas: análise das representações sociais dos usuários sobre a atuação da Fisioterapia. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, suppl. 1, p. 957-963, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700027&lang=pt. Acesso em: 17 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000700027.

BARBOSA, Erika Guerrieri; FERREIRA, Dircilene Leite Santos; FURBINO, Sheila Aparecida Ribeiro; RIBEIRO, Elice Eliane Nobre. Experiência da Fisioterapia no Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Governador Valadares, MG. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v. 23, n. 2, p. 323-330, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502010000200015&lang=pt. Acesso em 17 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-51502010000200015.

BISPO JÚNIOR, José Patrício. Formação em Fisioterapia no Brasil: reflexões sobre a expansão do ensino e os modelos de formação. História, Ciência, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 655-668, set. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/vCjL7LBTWG8DJ6ZqG3HwGCj/?lang=pt. Acesso em: 26 de fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702009000300005.

BISPO JÚNIOR, José Patrício. Fisioterapia e saúde coletiva: desafios e novas responsabilidades profissionais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, suppl. 1, p. 1627-1636, jun. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v15s1/074.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000700074.

BRAGHINI, Cássia Cristina; FERRETTI, Fátima; FERRAZ, Lucimare. The role of physical therapists in the context of family health support centers. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v. 30, n. 4, p. 703-713, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502017000400703&lang=pt. Acesso em: 17 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-5918.030.004.AO05.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, 19 set. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 31 jan. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 4, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. Brasília, 19 fev. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES042002.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. PRÓ-SAÚDE: Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007. 78 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0323_M.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.

BRAVO, Victória Ângela Adami; SANTOS, Lucas Cardoso dos; CYRINO, Eliana Goldfarb; CYRINO, Antônio de Pádua Pithon; VILLARDI, Marina Lemos; PINTO, Tiago Rocha. Produzindo pesquisa, formação, saúde e educação na integração ensino, serviço e comunidade. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 22, n. 1, p. 1481-1491, set. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501481&lng=en. Acesso em: 26 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0440.

BOSI, Maria Lúcia Magalhães; PAIM, Jairnilson Silva. Graduação em Saúde Coletiva: limites e possibilidades como estratégia de formação profissional. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 2029-2038, jul. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232010000400017&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 26 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000400017.

CARVALHO, Wania Maria do Espírito Santo; TEODORO, Maria Dilma Alves. Educação para os profissionais de saúde: a experiência da Escola de Aperfeiçoamento do SUS no Distrito Federal, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 6, p. 2193-2201, jun. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000602193&lng=en. Acesso em: 26 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018246.08452019.

CECCIM, Ricardo Burg; FERLA, Alcindo Antônio. Educação e saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras. Trabalho, Educação e Saúde, v. 6, n. 3, p. 443-456, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462008000300003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462008000300003.

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. Resolução n. 363, de 20 de maio de 2009. Reconhece a Fisioterapia em Saúde Coletiva como especialidade do profissional Fisioterapeuta e dá outras providências. Brasília, 20 maio 2009. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=1225. Acesso em: 26 fev. 2021.

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. Resolução n. 80, de 9 de maio de 1987. Baixa Atos Complementares à Resolução COFFITO-8, relativa ao exercício profissional do FISIOTERAPEUTA, e à Resolução COFFITO-37, relativa ao registro de empresas nos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e dá outras providências. Brasília, 9 maio 1987. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=2838. Acesso em: 26 fev. 2021.

COSTA, Mariana Lisboa; MAIA, Helena Fraga; COUTINHO, Mônica; BECK, Jorge. Nível de satisfação com a assistência em fisioterapia coletiva: o olhar dos usuários. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 34, n. 3, p. 503-514, jul./set. 2010. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-592250. Acesso em: 17 dez. 2020.

CRUZ, Thaise Silvestri; RODRIGUES, Franciane; BELETTINI, Nathiele Placido; CERETTA, Luciane Bisognin; COELHO, Bárbara Lucia Pinto; TUON, Lisiane. Diagnóstico de saúde e atuação do fisioterapeuta nas Unidades Básicas de Saúde. Fisioterapia Brasil, Petrolina, v. 11, n. 6, p. 438-443, nov./dez. 2010. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-850802. Acesso em: 17 dez. 2020.

DELAI, Kéllin Daneluz; WISNIEWSKI, Miriam Salete Wilk. Inserção do fisioterapeuta no Programa Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, suppl. 1, p. 1515-1523, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700087&lang=pt. Acesso em: 17 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000700087.

ERCOLE, Flávia Falci; MELO, Laís Samara de; ALCOFORADO, Carla Lúcia Goulart Constant. Revisão Integrativa versus Revisão Sistemática. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 9-11, jan./mar. 2014. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/v18n1a01.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.5935/1415-2762.20140001.

FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira; ORRILLO, Yansy Aurora Delgado. Currículo, política e ideologia: estudos críticos na educação superior em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, suppl. 1, e0024880, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462020000400403&lang=pt. Acesso em: 26 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00248.

GANONG, Lawrence H. Integrative reviews of nursing research. Research in Nursing & Health, v. 10, n. 1, p. 1-11, 1987. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3644366/. Acesso em: 2 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/nur.4770100103.

GASPARETTO, Andriele; SOARES, Maria Cristina Flores. Aproximação com a saúde pública e a promoção da saúde no exercício da docência em Fisioterapia. Fisioterapia Brasil, Petrolina, v. 11, n. 2, p. 115-121, mar./abr. 2010. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-789870. Acesso em: 17 dez. 2020.

GERHARDUS, Andreas; SCHILLING, Imke; VOSS, Maike. Public Health als anwendungsorientiertes Fach und Multidisziplin – „Forschendes Lernen“ als Antwort auf die Herausforderungen für Lehren und Lernen? Gesundheitswesen, v. 79, n. 3, p. 141-143, 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27272060/. Acesso em: 17 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1055/s-0042-106646.

GONÇALVES, Flavia Guilherme; CARVALHO, Brígida Gimenez; TRELHA, Celita Salmaso. O ensino da Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina: da análise documental à percepção dos estudantes. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 301-314, jul./out. 2012. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-641747. Acesso em: 17 dez. 2020.

GREECE, Jacey A.; WOLFF, James; MCGRATH, Donna. A framework for practice-based teaching in Public Health. Journal of Public Health Management Practice, v. 25, n. 5, p. 30-38, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31348174/. Acesso em: 17 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1097/PHH.0000000000000863.

MEDEIROS, Doracy Karoline Simões de; NEVES, Robson da Fonseca. Análise crítica das práticas na atenção primária à saúde com base nos relatos dos estudantes do curso de Fisioterapia. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 37, n. 1, p. 87-105, 2013. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-694467. Acesso em: 17 dez. 2020.

NAVES, Cristiane Roberta; BRICK, Vanessa de Souza. Análise quantitativa e qualitativa do nível de conhecimento dos alunos do curso de Fisioterapia sobre a atuação do fisioterapeuta em saúde pública. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, suppl. 1, p. 1525-1534, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700088&lang=pt. Acesso em: 17 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000700088.

OSMO, Alan; SCHRAIBER, Lilia Blima. O campo da Saúde Coletiva no Brasil: definições e debates em sua constituição. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 24, supl. 1, p. 205-218, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sausoc/v24s1/0104-1290-sausoc-24-s1-00205.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902015S01018.

PAIM, Jairnilson Silva. O objeto e a prática da Saúde Coletiva: o campo demanda um novo profissional. In: Desafios para a saúde coletiva no século XXI [online]. Salvador: EDUFBA, 2006. p. 99-116. Disponível em: http://books.scielo.org/id/ptky6/pdf/paim-9788523211776-05.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Saúde coletiva: uma “nova saúde pública” ou campo aberto a novos paradigmas? Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 32, n. 4, p. 299-316, jun. 1998. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/rsp/1998.v32n4/299-316/pt. Acesso em: 19 jan. 2021.

RODRIGUES, José Erickson; GOMES, Cid André Fidelis de Paula; DIBAI FILHO, Almir Vieira; NASCIMENTO, Millena Victor; SOUZA, Júlio Cezar Carvalho de; PONTES-BARROS, Juliana Fonseca. Conhecimento e interesse em saúde pública: opiniões dos alunos de graduação em Fisioterapia. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 25, n. 1, p. 59-64, jan./mar. 2012. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-641481. Acesso em: 17 dez. 2020.

SANTOS, Luis Rogério Cosme Silva; SAMPAIO, Rubens Jesus. Crise social das instituições de ensino superior e a formação em saúde para o mercado. Saúde em debate, Rio de Janeiro, v. 41, n. 3, p. 277-287, set. 2017. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/sdeb/2017.v41nspe3/277-287/pt. Acesso em: 17 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042017S321.

SERIANO, Kajena Nascimento; MUNIZ, Vivianne Ramos da Cunha; CARVALHO, Maria Ester Ibiapina Mendes de. Percepção de estudantes do curso de Fisioterapia sobre sua formação profissional para atuação na atenção básica no Sistema Único de Saúde. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 250-255, set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-29502013000300009&lang=pt. Acesso em: 17 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1809-29502013000300009.

SIGNORELLI, Marcos Claudio; ISRAEL, Vera Lucia; CORRÊA, Clynton Lourenço; MOTTER, Arlete Ana; TAKEDA, Sibele Yoko Mattozo; GOMES, Anna Raquel Silveira. Um projeto político-pedagógico de graduação em fisioterapia pautado em três eixos curriculares. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v. 23, n. 2, p. 331-340, jun. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502010000200016&lang=pt. Acesso em: 17 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-51502010000200016.

SILVA, Carolina Veras Pessoa da; ALMEIDA, Milena Maria Cordeiro de. Fisioterapia e Saúde Coletiva: uma análise crítica da produção científica no Brasil. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, v. 3, n. 5, p. 32-40, 2016. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/cadernos-educacao-saude-fisioter/article/view/714/pdf_49. Acesso em: 26 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.18310/2358-8306.v3n5.p30.

SILVA, Hengrid Graciely Nascimento; TORRES, Michele Vicente; SILVA, Hilana Francisca Nascimento; SOUSA, Wanderson Kenny Gonçalves de. Iniciação científica em Saúde Coletiva: desafios e percalços discentes. Saúde em Redes, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 153-163, 2019. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1116202. Acesso em: 17 dez. 2020.

SILVA, Isabella Dantas da; SILVEIRA, Maria de Fátima de Araújo. A humanização e a formação do profissional em fisioterapia. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, suppl. 1, p. 1535-1546, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700089&lang=pt. Acesso em: 17 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000700089.

SOARES, Cassia Baldini; HOGA, Luiza Akiko Komura; PEDUZZI, Marina; SANGALETI, Carine; YONEKURA, Tatiana; SILVA, Deborah Rachel Audebert Delage. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 48, n. 2, p. 335-345, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n2/pt_0080-6234-reeusp-48-02-335.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.

SOUZA, Marcio Costa de; ARAÚJO, Thamyres Menezes de; REIS JÚNIOR, Wanderley Matos;

SOUZA, Jairrose Nascimento; VILELA, Alba Benemérita Alves; FRANCO, Túlio Batista. Integralidade na atenção à saúde: um olhar da Equipe de Saúde da Família sobre a Fisioterapia. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 452-460, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/mundo_saude/integralidade_antecao_saude_olhar_equipe.pdf. Acesso em 17 dez. 2020.

URSI, Elizabeth Silva. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Fundamental) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005. DOI: https://doi.org/10.11606/D.22.2005.tde-18072005-095456. Acesso em: 26 fev. 2021.

Downloads

Publicado

31-01-2022

Como Citar

SANTOS, R. C. dos .; CARVALHO, T. P. V. de . Ensino de Saúde Coletiva na graduação em Fisioterapia: uma revisão integrativa. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–19, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.34200. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34200. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos