Ensino de Saúde Coletiva na graduação em Fisioterapia
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.34200Palavras-chave:
saúde coletiva, fisioterapia, ensino, currículoResumo
A formação superior em Fisioterapia se encontra historicamente marcada pelo modelo hegemônico e reabilitador. No entanto, as transformações emergentes no Brasil, a partir do Movimento pela Reforma Sanitária, trouxeram a necessidade de revisar essa formação, sobretudo no que diz respeito à inserção da Saúde Coletiva como campo essencial. O objetivo do estudo foi realizar um levantamento e a análise das experiências do ensino de Saúde Coletiva nos cursos de Fisioterapia no Brasil. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão integrativa com base em artigos disponíveis nas bases SciELO e Lilacs, publicados entre 2010-2020. Dentre os principais achados, enfatiza-se a desarticulação teoria-prática, a falta de um elemento comum nos currículos e a reprodução do modelo curativista na graduação. Assim, se faz fundamental a revisão dos preceitos do ensino, de modo a proporcionar uma formação epistemologicamente alinhada ao Sistema Único de Saúde e à realidade sanitária, fundamentada em esforços institucionais e coletivos para a superação desses desafios.
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Referências
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