v. 12 (2022)

					Visualizar v. 12 (2022)

Esta Revista adota a modalidade de publicação contínua, com volume único ao ano. Ao longo de 2022, novos trabalhos serão publicados nesta página do volume 12.

Publicado: 12-01-2022

Editorial

  • Docência no ensino superior considerações sobre a democratização e a diversidade

    Pauliane Romano Cirilo, Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Patrícia Carla Oliveira Carneiro Silva
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.42236
  • Expediente

    Equipe Editorial
    1-2

Seção especial: universidade e inclusão

  • Contribuições de uma disciplina na promoção da autorregulação da aprendizagem de universitários egressos da rede pública

    Camila Alves Fior, Marilda Aparecida Dantas Graciola, Adriane Martins Soares Pelissoni, Soely Aparecida Jorge Polydoro
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39772
  • Orientando uma estudante surda experiência e proposta de abordagem metodológica

    Luciana Cristina Porfírio
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39381
  • Competência comunicativa docente para o ensino de Contabilidade para estudantes Surdos

    José Antonio Marcelino, Gina Viviana Morales-Acosta
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.40141
  • Abrindo portas para a inclusão perceções sobre educação inclusiva e desenho universal para a aprendizagem

    Ricardo Baptista, Maria Eduarda Ferreira, João Costeira, Maria Helena Martins
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39486
  • Inclusão e democratização da universidade um olhar através da experiência estudantil

    Julieta Alcoba; Luciana Garatte
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39505
  • Modelos didáticos como instrumento de inclusão em aulas práticas de microbiologia

    Dérica Gonçalves Tavares, Hugo Pereira Antonio, Helena Libardi, Patrícia Gomes Cardoso
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39531
  • Formação de professores desenhando uma disciplina inclusiva a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem

    Josiane Pereira Torres, Rafael Henrique de Resende Marciano
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39412
  • A democratização do ensino da Libras para estudantes da área da saúde relato de experiência

    Diego André Resende Assis, Bruna Stéfanie Pereira, Leonara Emanuelle Honório Silva, Erika Fernanda Clark, Sirley Alves da Silva Carvalho
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39489
  • Desenvolvimento de recursos assistivos em impressora 3D para alunos universitários com deficiência

    Taciana Ramos Luz, Rudolf Huebner, Gabriel Vieira Silva, Natália Lara Mota Maia, Álvaro França, Crislaine Gomes Arrais
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39006
  • Educação Física e Inclusão nos Currículos das Universidades Federais da Região Sudeste

    Gabriela Freire da Silva, Paulo Sergio Avelino dos Santos, Bruna Barboza Seron, Marina Brasiliano Salerno, Ricardo de Almeida Pimenta
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39523
  • A experiência da graduação por uma pessoa com deficiência reflexões para se avançar na inclusão e acessibilidade

    Andressa Regina Marques, Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39525
  • Relações étnico-raciais no ensino de Anatomia Humana uma experiência em construção

    Gabriel Ribeiro
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39417
  • Trabalhadoras negras e o letramento racial crítico na universidade um olhar a partir da UFMG

    Cristina Aparecida Pimenta dos Santos Ângelo, Luciana Gomes da Luz Silva, Dyego de Oliveira Arruda
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39519
  • A Educação Especial nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Alfenas

    Edna de Oliveira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39485
  • Design Universal em disciplinas de Estúdio de Arquitetura experiências em um Instituto Federal de Minas Gerais

    Carolina Helena Miranda e Souza
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38951

Entrevistas

  • Ações afirmativas na UFMG entrevista com Nilma Lino Gomes

    Nilma Lino Gomes, Rodrigo Ednilson de Jesus, Natália Silva Colen, Silvia Regina de Jesus Costa
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.41616

Artigos

  • Decisão em cenário de incerteza do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em um curso de pós-graduação lato sensu

    Eduardo Picanço Cruz, Fabiane da Costa e Silva
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39471
  • Percepção de estudantes de graduação sobre a aprendizagem em disciplina adaptada para o ensino remoto emergencial

    Maria do Carmo Vilas Boas Sousa, Thais de Souza Sales, Cristina Duarte Vianna Soares, Maria Aparecida Gomes, Clarice Chemello, Cristina Mariano Ruas, Simone de Araújo Medina Mendonça
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39198
  • Intervenções lúdicas no ensino da Bioquímica estratégias em uma turma de nível superior

    Hélida Maravilha Dantas e Sousa Almeida, Maria Laryssa Monte da Silveira, Mateus de Andrade Ferreira, Raquel Fragoso Pereira Cavalcanti, Eder Almeida Freire
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38889
  • Saúde mental e pandemia percepções de estudantes do bacharelado em Administração de um instituto federal

    Renato Koch Colomby , Taíse Fátima Mattei, Francieli de Assunção, Julice Salvagni
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38416
  • Gincana como ferramenta de ensino de solos no ensino superior relato de caso

    Maria Laura Martins Silva, Mirla Andrade Weber, Frederico Costa Beber Vieira, Rosângela Silva Gonçalves Nunes, Maria Carolina dos Santos Figueiredo
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37012
  • Usando o pensamento Whole Brain® para informar a identidade do professor em medicina de família um documento de posição

    Pieter Hertzog Du Toit
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35885
  • Estratégias para aprendizagem sobre hanseníase no ensino em saúde

    Jorge Fernando Pereira Silva, Iukary Takenami, Maria Augusta Vasconcelos Palácio
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38304
  • Desafios de dois professores de Biologia Celular e Molecular na pandemia da covid-19 do ensino às práticas laboratoriais

    Douglas Carvalho de Amorim, Luis Paulo Leopoldo Mercado
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38368
  • Proposta, estrutura curricular e conteúdos de saúde mental abordados na formação dos futuros enfermeiros

    John Victor dos Santos Silva, Patrícia de Cássia Ruela Palmiéri, Thyara Maia Brandão, Amanda Cavalcante de Macêdo, Mara Cristina Ribeiro, Ronildo Alves dos Santos
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38292
  • Percepções de estudantes sobre as potencialidades do jogo Funções Orgânicas no ensino de química orgânica

    Dr. Adriano Antonio Silva, Dra. Shirani Kaori Haraguchi, Dr. Bruno Silva Leite
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38232
  • Ensino remoto emergencial desafios e estratégias

    Renata de Faria Barbosa, Yara Aparecida de Paula, Thais Cavalheri dos Santos
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36896
  • Oportunizando envolvimento e desenvolvimento científico na graduação em Medicina

    Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, Milena Nunes Alves de Sousa
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36060
  • Ação extensionista sobre saúde mental infantil relato de experiência

    Isabela Souza Cruvinel Borges, Natália Barreira Silva, Maria Cecília Inácio, Ádria Silva Guimarães, Luísa Pessoni de Carvalho Garcia, Milena Vieira Dias dos Santos, Andreia Sousa de Jesus, Stefan Vilges de Oliveira
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.34849
  • Reflexões sobre estratégias metodológicas de ensino em estágio de docência

    Daniela Silva de Lourenço, Sandra Maria Wirzbicki
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37375
  • Avaliação da percepção de estudantes sobre o ambiente acadêmico de um curso fluminense de Odontologia

    Karollyne Sousa dos Santos, Thainá Queiróz Nascimento, Maria Victória da Silva Bastos, Mônica Villela Gouvêa, Deison Alencar Lucietto, Andréa Neiva da Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37543
  • Mapeamento do ensino de práticas integrativas e complementares nas graduações de Enfermagem, Medicina e Odontologia

    Erika Maria Sampaio Rocha, Ezequiel Batista do Nascimento, Carolina Alves Marques, Larissa Ferreira Passos, Lucas Alves Noronha Barreto, Reinan do Carmo Souza, Thaynara Ferreira de Souza, Yago Soares Fonseca
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35437
  • Ensino de História e trajetórias de jovens na Paraíba

    Hilmária Xavier Ribeiro, José dos Santos Costa Júnior
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36360
  • Supervisão de estágio e ensino remoto experiência docente em uma graduação de saúde do Nordeste

    Profa. Dra. Marina Batista Chaves Azevedo de Souza, Profa. Me. Larissa Galvão da Silva, Prof. Dr. Rodrigo Alves dos Santos Silva, Profa. Dra. Andrezza Marques Duque
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35593
  • Visita puerperal virtual estratégia educacional em tempos de pandemia de covid-19

    Márcia Maria dos Santos de Moraes, Erika Maria Sampaio Rocha
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36307
  • Percepção e sugestão do uso de mapas conceituais em equações diferenciais ordinárias

    Tatiane da Silva Evangelista, André Barros de Sales
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35419
  • Produção acadêmica e científica em programas stricto sensu uma análise sob o recorte de gênero

    Suzete Gonçalves Caçula, Mauro Mccarthy de Oliveira Silva, Beatriz de Castro Magalhães, Grayce Alencar Albuquerque
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35108
  • Ensino de Saúde Coletiva na graduação em Fisioterapia uma revisão integrativa

    Rodrigo Cardoso dos Santos, Tiago Pinheiro Vaz de Carvalho
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.34200

Resumos de dissertações e de teses