O compromisso histórico-social das universidades
provocações progressistas a partir do pensamento freiriano
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34979Palavras-chave:
Paulo Freire, Educação, Diálogo, UniversidadeResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o sentido do compromisso histórico-social da universidade a partir do ideário crítico de Paulo Freire e de sua experiência na educação de adultos no contexto dos finais dos anos de 1950 e início de 1960 no Nordeste brasileiro. Para tanto, recorreu-se a sua própria obra, sobretudo textos que analisam o significado da educação e sua relação com as massas populares. A metodologia centrou-se na revisão bibliográfica de textos do autor e de outros que ajudam a elucidar o pensamento de Paulo Freire. Percebeu-se que o compromisso histórico-social para Freire não é uma benevolência ou doação de saberes pela academia científica, mas uma relação dialógica que reconhece a importância das culturas dos grupos populares. A experiência no Nordeste brasileiro antes da ditadura civil-militar, com base numa atividade extensionista da Universidade do Recife/PE, apontou elaborações significativas dos(as) sujeitos envolvidos(as) e uma criticidade sobre o próprio mundo.
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