O compromisso histórico-social das universidades

provocações progressistas a partir do pensamento freiriano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34979

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação, Diálogo, Universidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o sentido do compromisso histórico-social da universidade a partir do ideário crítico de Paulo Freire e de sua experiência na educação de adultos no contexto dos finais dos anos de 1950 e início de 1960 no Nordeste brasileiro. Para tanto, recorreu-se a sua própria obra, sobretudo textos que analisam o significado da educação e sua relação com as massas populares. A metodologia centrou-se na revisão bibliográfica de textos do autor e de outros que ajudam a elucidar o pensamento de Paulo Freire. Percebeu-se que o compromisso histórico-social para Freire não é uma benevolência ou doação de saberes pela academia científica, mas uma relação dialógica que reconhece a importância das culturas dos grupos populares. A experiência no Nordeste brasileiro antes da ditadura civil-militar, com base numa atividade extensionista da Universidade do Recife/PE, apontou elaborações significativas dos(as) sujeitos envolvidos(as) e uma criticidade sobre o próprio mundo.

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Biografia do Autor

Aline Choucair Vaz , Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Cursou pós-doutorado no programa de pós-graduação em Educação – Educação e Formação Humana – da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. É graduada em História pelo Centro Universitário Newton Paiva e possui especialização em História da Cultura e da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG).

Daniel Ribeiro de Almeida Chacon, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor efetivo e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Detém formação nas seguintes áreas: Filosofia, Pedagogia e Teologia/Ciência da Religião. Atualmente, realiza pesquisas em filosofia política, filosofia da religião e educação e direitos humanos.

Raquel Tereza de Faria Campos Zarahi, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduanda e pesquisadora em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. 

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Publicado

07-12-2021

Como Citar

VAZ , A. C.; CHACON, D. R. de A.; ZARAHI, R. T. de F. C. O compromisso histórico-social das universidades: provocações progressistas a partir do pensamento freiriano. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–15, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.34979. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/34979. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: Centenário de Paulo Freire