Metodologia do ensino de Educação Física

inspiração freiriana no ensino (superior) remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35050

Palavras-chave:

Pedagogia Freiriana, Formação de professores, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

O artigo relata uma experiência realizada em um curso de licenciatura em Pedagogia, por meio da disciplina Metodologia do Ensino de Educação Física, no ano pandêmico de 2020. Diante da imposição do ensino remoto emergencial, buscou-se inspiração no pensamento freiriano para enfrentar essa situação e responder aos acontecimentos do percurso, adequando-o às demandas na medida em que surgiam. A educação problematizadora levou as estudantes à compreensão sócio-histórica do objeto abordado, proporcionando a conscientização acerca do papel político desempenhado pela Educação Física na escola. A dialogicidade fomentou os encontros didáticos, e a tematização da perspectiva cultural do componente curricular proporcionou a organização e o desenvolvimento do trabalho pedagógico, pautado na docência efetivada nas escolas antes e durante a pandemia. Conclui-se que, ao emaranhar conhecimentos científicos e saberes docentes, fomenta-se o entendimento dos aspectos epistemológicos e metodológicos da proposta, visando a sua adequação aos tempos em que vivemos e seu compromisso ético-político com a afirmação das diferenças.  

Biografia do Autor

  • Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

    Licenciado em Educação Física e em Pedagogia, mestre e doutor em Educação, e livre-docente em Metodologia do Ensino de Educação Física. É professor titular da Faculdade de Educação da USP, onde coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar. Investiga o ensino da Educação Física com apoio da Fapesp e do CNPq, do qual é bolsista de Produtividade em Pesquisa.

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Publicado

27-12-2021

Edição

Seção

Seção especial: Centenário de Paulo Freire

Como Citar

Metodologia do ensino de Educação Física: inspiração freiriana no ensino (superior) remoto emergencial. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–19, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.35050. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35050. Acesso em: 28 dez. 2024.