“Escolas fechadas, e agora?”

situação-limite, inédito viável e utopia freiriana em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.35227

Palavras-chave:

Educação, pandemia, Situação-limite, Inédito viável, Utopia

Resumo

O fechamento das escolas em decorrência da pandemia de covid-19 promoveu efervescentes diálogos sobre o direito à educação no Brasil. Compreendendo a relevância do debate permeado por disputas e conscientes do lugar privilegiado de enunciação da Universidade, propusemos um projeto de extensão que objetivasse identificar e difundir, por meio de pequenos vídeos, as impressões de diferentes sujeitos a respeito da garantia do direito à educação no contexto de pandemia. Dessa forma, o presente texto analisa um recorte da ação extensionista por meio das impressões de crianças com idades entre cinco e onze anos, cujos depoimentos contribuem sobremaneira para a construção de inéditos viáveis para o enfrentamento da situação-limite que a educação atravessa. Apresentamos também uma experiência de utilização desse material no âmbito de uma disciplina do curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Alvarez Leite , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora titular do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Pedagogia pela Universidade de Valência – Espanha. Coordenadora do grupo TEIA (Territórios, Educação Integral e CidadaniA) da FaE/UFMG. 

Bárbara Bruna Moreira Ramalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professora adjunta do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela FaE/UFMG. Membra do grupo TEIA (Territórios, Educação Integral e CidadaniA) da FaE/UFMG.

Paulo Felipe Lopes de Carvalho , Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Mestre e doutor em Educação pela FaE/UFMG. Membro do grupo TEIA (Territórios, Educação Integral e CidadaniA) da FaE/UFMG.

Referências

BANCO MUNDIAL. Covid-19 no Brasil: impactos e respostas de políticas públicas. Junho, 2020. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/106541594362022984/pdf/COVID-19-in-Brazil-Impacts-and-Policy-Responses.pdf. Acesso em: 11 jul. 2021.

ESCOLAS fechadas, e agora? – Introdução. Belo Horizonte: TEIA – Territórios, Educação Integral e Cidadania, 5 maio 2020. 1 vídeo (5:03 min). Publicado por TEIA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wG14wXawqgY. Acesso em: 30 maio 2021.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Inédito Viável. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. São Paulo: Autêntica, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento, 1974.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

Downloads

Publicado

15-10-2021

Como Citar

LEITE , L. H. A.; RAMALHO, B. B. M. .; CARVALHO , P. F. L. de . “Escolas fechadas, e agora?”: situação-limite, inédito viável e utopia freiriana em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–17, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.35227. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35227. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: Centenário de Paulo Freire