Supervisão de estágio e ensino remoto

experiência docente em uma graduação de saúde do Nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35593

Palavras-chave:

educação superior, estágio supervisionado, covid-19, docentes, Terapia Ocupacional

Resumo

A supervisão pedagógica de estágio busca orientar e facilitar o processo de formação nessa atividade curricular. O objetivo deste texto foi descrever a experiência de docentes com a supervisão pedagógica de estágio de um curso do ensino superior da área da saúde, durante o ensino remoto emergencial, incluindo a elaboração, a implementação e a reflexão acerca dos resultados desse processo. Trata-se de um relato de experiência baseado nos registros individuais dos docentes supervisores ao longo do processo. Como resultados, foi possível extrair e discutir três temas: os desafios de estar em estágios remotos e presenciais alternadamente; as potencialidades e limitações dos teleatendimentos em saúde; e o cotidiano dos estagiários na pandemia, incluindo contratempos do ambiente domiciliar e a experiência sob o risco do contágio. Conclui-se que a experiência proporcionou reflexões para a prática, um aprimoramento das habilidades profissionais, assim como foi primordial no acolhimento de inseguranças típicas do final da formação, sobretudo durante a pandemia.

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Biografia do Autor

Profa. Dra. Marina Batista Chaves Azevedo de Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lagarto, SE, Brasil.

Docente na Universidade Federal de Sergipe desde 2019. Doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2020). Principais temas de investigação: precarização do trabalho, informalidade e desregulamentação do trabalho, uberização do trabalho, trabalho e juventude, saúde do trabalhador, saúde mental, formação graduada, metodologias ativas de ensino, políticas públicas de saúde voltadas à população LGBTQIA+.

Profa. Me. Larissa Galvão da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lagarto, SE, Brasil.

Docente na Universidade Federal de Sergipe desde 2015. Mestra em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Principais temas de investigação: Deficiência, Inclusão Social, Desenho Universal, Acessibilidade e Tecnologia Assistiva, Direitos Humanos e Políticas Públicas; Esporte e Paradesporto e Contextos Hospitalares.

Prof. Dr. Rodrigo Alves dos Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lagarto, SE, Brasil.

Docente na Universidade Federal de Sergipe desde 2018. Doutor em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2020). Principais temas de investigação: Formação e a prática de terapeutas ocupacionais na Atenção Primária à Saúde, além do interesse nos campos de pesquisa de Referenciais Teórico e Metodológicos em Terapia Ocupacional, da interdisciplinaridade e da Saúde Coletiva.

Profa. Dra. Andrezza Marques Duque, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lagarto, SE, Brasil.

Docente na Universidade Federal de Sergipe desde 2012. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2019). Principais temas de investigação: Saúde Pública; Epidemiologia; Análise Espacial; Saúde do Idoso, Envelhecimento e suas interfaces com a Terapia Ocupacional.

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Publicado

20-04-2022

Como Citar

SOUZA, . M. B. C. A. de .; SILVA, L. G. da .; SILVA, R. A. dos S. .; DUQUE, A. M. . Supervisão de estágio e ensino remoto: experiência docente em uma graduação de saúde do Nordeste. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–18, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.35593. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35593. Acesso em: 25 abr. 2024.

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Artigos