Ensino remoto emergencial

desafios e estratégias

Autores

  • Renata de Faria Barbosa Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Osasco, Osasco, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6769-505X
  • Yara Aparecida de Paula Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1957-670X
  • Thais Cavalheri dos Santos Universidade São Judas Tadeu; Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET, Universidade Paulista https://orcid.org/0000-0002-5047-1332

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36896

Palavras-chave:

ensino remoto, Cálculo, Física, metodologias ativas, estratégias pedagógicas

Resumo

A pandemia de covid-19 ocasionou uma série de desafios pontuais no ensino. O primeiro deles foi a substituição do ensino presencial pelo ensino remoto emergencial (ERE), em um curto intervalo de tempo. Este estudo tem como objetivo apresentar e discutir situações vividas por duas professoras – uma de Matemática e a outra de Física – em duas instituições de ensino superior, uma pública e outra privada, durante as atividades do ERE na pandemia. O relato apresenta a experiência de adequação das aulas para o ensino remoto, narrando o processo de adaptação das atividades para o ambiente virtual de aprendizagem, bem como os recursos utilizados para tornar a experiência mais atrativa, acolhedora e de fácil navegação para os estudantes. Concluiu-se que mesmo em situação de ensino remoto, a escuta aos alunos se faz necessária durante todo o desenrolar da atividade. Apesar de se constituir como uma situação nova e assustadora, a experiência proporcionou novos aprendizados profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Faria Barbosa, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Osasco, Osasco, SP, Brasil.

Doutora e mestre em Engenharia Nuclear, com licenciatura plena em Física. Professora adjunta na Universidade Federal de São Paulo, Campus Osasco. Pesquisadora com ênfase nas áreas de educação, metodologias ativas e ensino a distância (desde 2014 coordena uma unidade curricular a distância) e monitoração ambiental. Coordenou um projeto de extensão durante a pandemia voltado para apoiar docentes no ensino remoto.

Yara Aparecida de Paula, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil.

Doutora em Ciências, pedagoga. Professora afiliada do Departamento de Ciências do Mar, da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Pesquisadora de temáticas envolvendo aprendizagem em ambiente universitário.

Thais Cavalheri dos Santos, Universidade São Judas Tadeu; Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET, Universidade Paulista

Doutora em Física. Bacharel em Física Médica. Coordenadora do curso de Física (Licenciatura) da UNIP, modalidade EaD. Autora e coautora de 15 obras para os cursos de Engenharia e de Física. Coordenadora geral das engenharias na Universidade São Judas Tadeu. Coordena a área de projetos e indicadores acadêmicos (Anima). Principais projetos com ênfase em evasão, ENADE, nivelamento, monitoria acadêmica, rotação por estações.

Referências

ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática. São Paulo: DVD Editora, 2014.

AMARAL, Eliana; POLYDORO, Soely. Os desafios da mudança para o ensino remoto na graduação da Unicamp – Brasil. Linha Mestra, Campinas, n. 41A, p. 52-62, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026A2020N41AP52-62. Disponível em: http://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/392. Acesso em: 2 out. 2020.

BAO, Wei. Covid-19 and online teaching in higher education. A case study of Peking University. Human Behavior and Emerging Technologies, v. 2, n. 2, p. 107-195, 2020.

BARRÉRE, Eduardo. Videoaulas: aspectos técnicos, pedagógicos, aplicações e bricolagem. Anais da Jornada de Atualização em Informática na Educação, [S.l.], nov. 2014. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/pie/article/view/3154/2668. Acesso em: 10 maio 2022.

BOTELHO, Fernanda Cangussu; GUERRA, Lúcia Dias da Silva; Pava-CÁRDENAS, Alexandra; CERVATO-MANCUSO, Ana Maria. Estratégias pedagógicas em grupos com o tema alimentação e nutrição: os bastidores dos processos de escolha. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 6, jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232015216.08862016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/mMTg8Xry65cmdLY4Kxp5h9S/?lang=pt. Acesso em: 27 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 25 maio 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=65251-decreto9057-pdf&category_slug=maio-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 maio 2022.

BUNIOTTI, Daniel; GOMES, Paulo César. Educação a distância não é ensino remoto: Identificando ações da Secretaria Estadual de Educação do Paraná em 2020. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1197/688. Acesso em: 27 fev. 2022.

COQUEIRO, Naiara Porto da Silva; COQUEIRO SOUZA, Erivan. A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de pandemia da covid-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 7, p. 66061-66075, jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-060. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/32355. Acesso em: 11 jun. 2022.

COSTA, Carlos Helaidio Chaves da; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. Marvinsketch e Kahoot como ferramentas no ensino de isomeria. HOLOS, Natal, v. 1, p. 31-43, fev. 2017. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.4733. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4733/pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

DELLOS, Ryan. Kahoot! A digital game resource for learning. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 12, n. 4, p. 49-52, abr. 2015.

ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendendo com PBL – Aprendizagem baseada em problemas: relato de uma experiência em cursos de Engenharia da EESC-USP. Minerva, São Carlos, v. 6, n. 1, p. 23-30, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.fipai.org.br/Minerva%2006(01)%2003.pdf. Acesso em: 05 set. 2021.

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias Inov-Ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.

GARCIA, Tânia Cristina Meira; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; ZAROS, Lilian Giotto; RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. 18 p. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29767/1/ENSINO%20REMOTO%20EMERGENCIAL_proposta_de_design_organizacao_aulas.pdf. Acesso em: 27 fev. 2022.

GUIMARÃES, Giselene Garcia. Entre a teoria e a prática: uma proposta no processo de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral em Engenharia Civil. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 2, n. 1, p. 93-110, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27365. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27365/18815. Acesso em: 20 ago. 2021.

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, Boulder, v. 2. p. 1-12, Mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 18 nov. 2020.

LEITE, Laurinda; ESTEVES, Esmeralda. Ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Licenciatura em Ensino da Física e Química. In: SILVA, Bento D. ; ALMEIDA, Leandro S. (Coord.). VIII CONGRESSO GALAICO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 8., 2005. Braga. Actas [...]. Braga: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, p. 1751-1768, 2005. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5537/1/Laurinda%20e%20Esmeralda%20GALAICO.PDF. Acesso em: 29 set. 2021.

LI, Wei; GROSSMAN, Tovi; FITZMAURICE, George. GamiCAD: a gamified tutorial system for first time AutoCAD users. ACM digital library. UIST ’12: Proceedings of the 25th annual ACM symposium on User interface software and technology, 2012, Cambridge, Massachusetts, USA, p. 103-112. DOI: https://doi.org/10.1145/2380116.2380131. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/2380116.2380131?casa_token=JchWeFytRC8AAAAA:K872NwTFZDylzfNg6-l3SHM-_PHP_TPlM7RQ-DSeZifW7gR_O4wnvX3PfJ2XIkO-vhay8gf43jD-PZg. Acesso em: 26 fev. 2022.

LITTO, Frederic Michael; MATTAR, João (org.). Educação aberta online: pesquisar, remixar e compartilhar. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/Educacao_Aberta_Online_Pesquisar_Remixar_Compartilhar.pdf. Acesso em: 05 out. 2021.

MACHADO, Francis Berenger; MIRANDA, Luciana Lima. O uso do construtivismo e da afetividade nas metodologias de ensino a distância. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Departamento de Psicologia, p. 1-33, 2006. Disponível em: http://www.inf.puc-rio.br/~francis/2006-Construtivismo.pdf. Acesso em: 05 out. 2021.

MACHADO JÚNIOR, Felipe Stanque. Interatividade e interface em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2007.

MALHEIRO, João Manoel da Silva; DINIZ, Cristowam Wanderley Picanço. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de ciências: mudando atitudes de alunos e professores. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 4, n. 7, p. 1-10, jul./dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.18542/amazrecm.v4i0.1721. Disponível em: http://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/revistaamazonia/article/view/1721/2123. Acesso em: 10 ago. 2021.

MARTINS, Alex Sandro Rodrigues; QUINTANA, Alexandre Costa; QUINTANA, Cristiane Gularte. O uso da webconferência na disseminação e avaliação do conhecimento em EaD: relato de experiência. Revista Pandéi@. Unimes Virtual, Santos, v. 12, n. 21, p. 181-193, 2020. DOI: http://doi.org/10.29327/3860.12.21-12. Disponível em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/968. Acesso em: 20 out. 2020.

MARTINS, Onilza Borges. Os caminhos da EaD no Brasil. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 24, p. 357-371. maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116834004. Acesso em: 04 dez. 2020.

MEHLECKE, Querte Teresinha Conzi; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Exemplos ambientes de suporte para educação a distância: a mediação para aprendizagem cooperativa. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 1-13, fev. 2003. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renoteold/fev2003/artigos/querte_ambientes.pdf. Acesso em: set. 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13630.

MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

MENDIOLA, Melchor Sánchez; HERNÁNDEZ, Ana Maria del Pilar Martínez; CARRASCO, Ruth Torres; SERVÍN, María de las Mercedes de Aguero; ROMO, Alan Kristián Hernández; LARA, Mario Alberto Benavides; CAZALES, Victor Jesús Rendón; VERGARA, Carlos Alberto Jaimes. Retos educativos durante la pandemia de covid-19: una encuesta a profesores de la UNAM. Revista Digital Universitaria, Cidade do México, v. 1, n. 3, p. 1-24. maio/jun. 2020. DOI: http://doi.org/10.22201/codeic.16076079e.2020.v21n3.a12. Disponível em: https://www.revista.unam.mx/wp-content/uploads/a12.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.

NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz; LOBO, Matheus Pereira. “Virada curricular”: por uma pedagogia universitária relevante, equitativa e solidária. Participativa: Ciência Aberta em Revista, Edição: Espaço Pedagógico, Araguaína, v. 2, p. 1-7, net. 2020. DOI: https://doi.org/10.31219/osf.io/25xzy. Disponível em: https://revistaparticipativa.wordpress.com/2020/09/03/virada-curricular-por-uma-pedagogia-universitaria-relevante-equitativa-e-solidaria/. Acesso em: 27 fev. 2022.

PAVANELO, Elisangela; LIMA, Renan. Sala de aula invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 739-759, ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n58a11. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/czkXrB369jBLfrHYGLV4sbb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 out. 2021.

QUINTAIROS, Paulo Cesar Ribeiro; ELISEI, Cristina de Carvalho Ares; VELLOSO, Viviane Fushimi. Síncrono e assíncrono: a nova discussão sobre as atividades on-line. Revista de Pesquisa Aplicada e Tecnologia – REPATEC, Pindamonhangaba, v. 3, n. 4, p. 33-44, jan./jun. 2021. Disponível em: http://repatec.com.br/index.php/periodico/article/view/23. Acesso em: 11 jun. 2022.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em Engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, Brasília, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008. Disponível em: http://cmq.esalq.usp.br/Philodendros/lib/exe/fetch.php?media=temas:pbl:ribeiro-2008-ensino-de-engenharia.pdf. Acesso em: 4 ago. 2021.

SANDARS, John; CORREIA, Raquel; DANKBAAR, Mary; DE JONG, Peter; GOH, Poh Sun; HEGE, Inga; MASTERS, Ken; OJ, So-Young; PATEL, Rakesh; PREMKUMAR, Kalyani; WEBB, Alexandra; PUSIC, Martin. Twelve tips for rapidly migrating to online learning during the covid-19 pandemic. MedEdPublish, Londres, v. 9, n. 1, p. 82, 2020. DOI: https://doi.org/10.15694/mep.2020.000082.1. Disponível em: https://mededpublish.org/articles/9-82. Acesso em: 15 nov. 2020.

SCHLEMMER, Eliane. Metodologias para educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem. Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SIMÃO NETO, Antonio. Comunicação e interação em ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais. 2004. Disponível em: https://reposital.cuaieed.unam.mx:8443/xmlui/bitstream/handle/20.500.12579/2982/2-br-Antonio%20Sim%C3%A3o%20Neto.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 set. 2016.

SOUZA, Débora Vieira de; FONSECA, Rogério Ferreira. A abordagem de noções de cálculo diferencial e integral por meio da aprendizagem baseada em problemas. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7692_3306_ID.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

TEIXEIRA, Aidê Cristina Silva; SALES, Thais de Souza; MATOS, Rafael Christian de; MENDES, Gabriel Moreira de Mello; SOUSA, Maria do Carmo Vilas Boas; SOARES, Cristina Duarte Vianna. Acolhimento e orientação acadêmica no ensino remoto emergencial para os estudantes universitários. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 14, p. e156101421842. out. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.21842. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21842/19449. Acesso em: 27 Fev. 2022.

VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, n. 4, p. 79-97, 2014. Edição Especial. DOI: http://doi.org/10.1590/0104-4060.38645. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf. Acesso em: 7 nov. 2020.

VIANNA, Ysmar; VIANNA, Maurício; MEDINA, Bruno; TANAKA, Samara. Gamification, Inc.: Como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: Mjv Press, 2013. 116 p.

Downloads

Publicado

13-06-2022

Como Citar

BARBOSA, R. de F. .; PAULA, Y. A. de .; SANTOS, T. C. dos . Ensino remoto emergencial: desafios e estratégias. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–22, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36896. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/36896. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos