Ensino remoto emergencial

desafios e estratégias

Autores

  • Renata de Faria Barbosa Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Osasco, Osasco, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6769-505X
  • Yara Aparecida de Paula Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1957-670X
  • Thais Cavalheri dos Santos Universidade São Judas Tadeu; Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET, Universidade Paulista https://orcid.org/0000-0002-5047-1332

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36896

Palavras-chave:

ensino remoto, Cálculo, Física, metodologias ativas, estratégias pedagógicas

Resumo

A pandemia de covid-19 ocasionou uma série de desafios pontuais no ensino. O primeiro deles foi a substituição do ensino presencial pelo ensino remoto emergencial (ERE), em um curto intervalo de tempo. Este estudo tem como objetivo apresentar e discutir situações vividas por duas professoras – uma de Matemática e a outra de Física – em duas instituições de ensino superior, uma pública e outra privada, durante as atividades do ERE na pandemia. O relato apresenta a experiência de adequação das aulas para o ensino remoto, narrando o processo de adaptação das atividades para o ambiente virtual de aprendizagem, bem como os recursos utilizados para tornar a experiência mais atrativa, acolhedora e de fácil navegação para os estudantes. Concluiu-se que mesmo em situação de ensino remoto, a escuta aos alunos se faz necessária durante todo o desenrolar da atividade. Apesar de se constituir como uma situação nova e assustadora, a experiência proporcionou novos aprendizados profissionais.

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Biografia do Autor

Renata de Faria Barbosa, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Osasco, Osasco, SP, Brasil.

Doutora e mestre em Engenharia Nuclear, com licenciatura plena em Física. Professora adjunta na Universidade Federal de São Paulo, Campus Osasco. Pesquisadora com ênfase nas áreas de educação, metodologias ativas e ensino a distância (desde 2014 coordena uma unidade curricular a distância) e monitoração ambiental. Coordenou um projeto de extensão durante a pandemia voltado para apoiar docentes no ensino remoto.

Yara Aparecida de Paula, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil.

Doutora em Ciências, pedagoga. Professora afiliada do Departamento de Ciências do Mar, da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Pesquisadora de temáticas envolvendo aprendizagem em ambiente universitário.

Thais Cavalheri dos Santos, Universidade São Judas Tadeu; Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET, Universidade Paulista

Doutora em Física. Bacharel em Física Médica. Coordenadora do curso de Física (Licenciatura) da UNIP, modalidade EaD. Autora e coautora de 15 obras para os cursos de Engenharia e de Física. Coordenadora geral das engenharias na Universidade São Judas Tadeu. Coordena a área de projetos e indicadores acadêmicos (Anima). Principais projetos com ênfase em evasão, ENADE, nivelamento, monitoria acadêmica, rotação por estações.

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Publicado

13-06-2022

Como Citar

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Artigos