Ensino remoto emergencial
desafios e estratégias
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36896Palavras-chave:
ensino remoto, Cálculo, Física, metodologias ativas, estratégias pedagógicasResumo
A pandemia de covid-19 ocasionou uma série de desafios pontuais no ensino. O primeiro deles foi a substituição do ensino presencial pelo ensino remoto emergencial (ERE), em um curto intervalo de tempo. Este estudo tem como objetivo apresentar e discutir situações vividas por duas professoras – uma de Matemática e a outra de Física – em duas instituições de ensino superior, uma pública e outra privada, durante as atividades do ERE na pandemia. O relato apresenta a experiência de adequação das aulas para o ensino remoto, narrando o processo de adaptação das atividades para o ambiente virtual de aprendizagem, bem como os recursos utilizados para tornar a experiência mais atrativa, acolhedora e de fácil navegação para os estudantes. Concluiu-se que mesmo em situação de ensino remoto, a escuta aos alunos se faz necessária durante todo o desenrolar da atividade. Apesar de se constituir como uma situação nova e assustadora, a experiência proporcionou novos aprendizados profissionais.
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