Reflexões sobre estratégias metodológicas de ensino em estágio de docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37375

Palavras-chave:

Formação docente, experiência prática, aulas remotas, ensino de Biologia

Resumo

As experiências compartilhadas acerca do estágio de docência nos programas de Pós-Graduação stricto sensu são ainda exíguas, o que pode estar atrelado a regulamentações normativas que passam a não atribuir sua obrigatoriedade a todos os pós-graduandos, limitando-se a casos mais específicos. Deste modo, o presente trabalho reúne algumas reflexões acerca do estágio de docência, em âmbito de mestrado, com uma turma de licenciandos do curso de Ciências Biológicas, tendo por objetivo compartilhar a experiência da prática docente de modo a contribuir com o processo de formação de outros mestrandos, instigando-os a pensar e reinventar o fazer pedagógico a partir de um contexto atípico de pandemia e de aulas remotas. A partir das reflexões da prática, é destacada a importância do estágio de docência para o processo de constituição docente e para a aproximação de cenários de protagonismos no âmbito universitário.

Downloads

Biografia do Autor

  • Daniela Silva de Lourenço, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, RS, Brasil.

    Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura, especialista em Orientação Educacional e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS. Atualmente é professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

  • Sandra Maria Wirzbicki, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Realeza, PR, Brasil.

    Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Adjunta da área de Ensino de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, eProfessora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFFS, Campus Cerro Largo.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. 4. ed. Rio de Janeiro; Trad. Paulo Bezerra. Ed. Forense Universitária, 2008 apud MARAFON, Luciano; ARAUJO, Denise. Além da imagem: a narrativa interativa e a polifonia intertextual em Black Mirror. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM MIDIATIZAÇÃO E PROCESSOS SOCIAIS, v. 1, n. 4, 2020. Anais de Resumos Expandidos [...]. out. 2020. ISSN 2675-4169. Disponível em: http://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/view/1142. Acesso em: 16 nov. 2021.

BRANCO, Emerson Pereira; ADRIANO, Gisele; ZANATTA, Shalimar Calegari. Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da covid-19. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 2, p. 328-350, 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p328-350. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10712. Acesso em: 19 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020. Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 55, 13 maio de 2020.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

ENEBIO, Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Polifonia de saberes na educação científica: mestiçagens e hibridações entre artes e ciências. Mesa redonda. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WZ2iviqyLds. Acesso em: 16 set. 2021.

FELICIO, Luanna Lua Sousa; SILVA, Carmem Virgínia Moraes da. O desafio do estágio docente na modalidade remota como práxis em mestrado profissional em Psicologia da Saúde. Revista De Iniciação à Docência, Vitória da Conquista, v. 6, n.2, p. 433-451, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9285. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9285. Acesso em: 16 fev. 2022.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FURTADO, Cristiane. Concepções sobre avaliação da aprendizagem dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, Realeza, PR, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas S.A., 2015.

HOFFMANN, Marilisa Bialvo; DELIZOICOV, Delizoicov Neto. Estágio de docência: espaço formativo do docente do ensino superior na área de ciências da natureza. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 11., 2017. Florianópolis, Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; Enpec, 2017.

AMARINO, Atila; LOPES, Sonia. Coronavírus: explorando a pandemia que mudou o mundo. São Paulo: Editora Moderna, 2020.

INÁCIO, Amanda Lays Monteiro; MARIANO, Maria Luzia Silva; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; OLIVEIRA, Katya Luciane de. Estágio em docência na pós-graduação: perspectivas acerca da formação docente. Revista Transmutare, Curitiba, v. 4, p. 1-17, 2019. DOI: https://doi.org/10.3895/rtr.v4n0.10435. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/10435/7318. Acesso em: 28 nov. 2021.

KREUZ, Kelly Karine; LEITE, Fabiane de Andrade. A formação pedagógica no estágio de docência em curso de pós-graduação stricto sensu. Revista Valore, Volta Redonda, v.6 (Edição Especial), p. 1120-1130, 2021. DOI: DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219651120-1130. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/965. Acesso em: 16 fev. 2022.

LIMA, José Ossian Gadelha de; LEITE, Luciana Rodrigues. O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 256, p. 753-767, 2019. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.3986. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/wLHFrS8XRcJhbYr8bMMWysL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 fev. 2022.

LOURENÇO, Daniela Silva de; WIRZBICKI, Sandra Maria. Em tempos de pandemia: uma Sequência Didática para o ensino de Virologia. eduCAPES, mar. 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587022. Acesso em: 16 fev. 2022.

OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus; PORTO, Cristiane; JÚNIOR, Leonardo Fraga Cardoso. Memes sobre ciência e a reconfiguração da linguagem da divulgação científica na cibercultura. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 42, p. 1-12, 2020. Disponível em https://www.semanticscholar.org/paper/Memes-sobre-ci%C3%AAncia-e-a-reconfigura%C3%A7%C3%A3o-da-linguagem-Oliveira-Porto/2e598f5e390faff4122fd6255744ca7a160261a3. Acesso em: 30 maio. 2022.

PACHANE, Graziela Giusti; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. Revista Ibero-Americana de Educación, Madri, v. 35, n. 1, p. 1-13, 2004.

PEIXOTO, Karolayne Êndrea Oliveira; SOUZA, Érica de Souza e; BORGES, Heloísa da Silva; GHEDIN, Evandro Luiz. Tempos de pandemia: a experiência do estágio docência no ensino superior utilizando o ERE. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.8, n.42, p. 182-191, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5090. Acesso em: 16 fev. 2022.

PUCCIA, Rosana. Dança da vacinação – voz de Rosana Puccia na paródia de Dança da Solidão (Paulinho da Viola). Youtube, janeiro de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5uu1ByhFViQ. Acesso em: 6 ago. 2021.

QUADROS, Ana Luiza de et al. Professor de ensino superior: o entendimento a partir de narrativas de pós-graduandos em química. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 389-402, abr./jun. 2012.

RIBEIRO, Maria Flavia Marques; OLIVEIRA, Gislaine Alves de; FARIA, Elaine Terk. Formação pedagógica de docentes e pós-graduandos no âmbito da pós-graduação em Fisiologia no Brasil. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-16, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.32684. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/32684/26152. Acesso em: 16 fev. 2022.

SANTOS, Eliane Gonçalves. A história da ciência no cinema: contribuições para a problematização da concepção de natureza da ciência. 2011. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnológico) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, 2011.

SILVEIRA, H.E. Docência Universitária: Apontamentos e reflexões sobre a formação de professores. In: LOPES, José Guilherme da Silva; MASSI, Luciana. (org.). Aprendizagens da docência no ensino superior: desafios e perspectivas da educação em ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 53-68.

SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano. O estágio da docência na pós-graduação: relatos de uma professora do magistério superior. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 5, p. 140-147, 2019. DOI: https://doi.org/10.30691/relus.v4i2.2307. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/revista/index.php/SciNat. Acesso em: 30 out. 2021.

UFFS. Universidade Federal da Fronteira Sul. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Instrução Normativa nº 14, de 12 de fevereiro de 2016. Institui o Estágio de Docência dos estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, a serem desenvolvidos nos cursos de Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 2016. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/instrucao-normativa/propepg/2016-0014. Acesso em: 10 out. 2021.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia da arte. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZABALZA, Miguel Angel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LOURENÇO, Daniela Silva de; WIRZBICKI, Sandra Maria. Reflexões sobre estratégias metodológicas de ensino em estágio de docência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–18, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.37375. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/37375. Acesso em: 21 mar. 2025.