Reflexões sobre estratégias metodológicas de ensino em estágio de docência
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37375Palavras-chave:
Formação docente, experiência prática, aulas remotas, ensino de BiologiaResumo
As experiências compartilhadas acerca do estágio de docência nos programas de Pós-Graduação stricto sensu são ainda exíguas, o que pode estar atrelado a regulamentações normativas que passam a não atribuir sua obrigatoriedade a todos os pós-graduandos, limitando-se a casos mais específicos. Deste modo, o presente trabalho reúne algumas reflexões acerca do estágio de docência, em âmbito de mestrado, com uma turma de licenciandos do curso de Ciências Biológicas, tendo por objetivo compartilhar a experiência da prática docente de modo a contribuir com o processo de formação de outros mestrandos, instigando-os a pensar e reinventar o fazer pedagógico a partir de um contexto atípico de pandemia e de aulas remotas. A partir das reflexões da prática, é destacada a importância do estágio de docência para o processo de constituição docente e para a aproximação de cenários de protagonismos no âmbito universitário.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. 4. ed. Rio de Janeiro; Trad. Paulo Bezerra. Ed. Forense Universitária, 2008 apud MARAFON, Luciano; ARAUJO, Denise. Além da imagem: a narrativa interativa e a polifonia intertextual em Black Mirror. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM MIDIATIZAÇÃO E PROCESSOS SOCIAIS, v. 1, n. 4, 2020. Anais de Resumos Expandidos [...]. out. 2020. ISSN 2675-4169. Disponível em: http://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/view/1142. Acesso em: 16 nov. 2021.
BRANCO, Emerson Pereira; ADRIANO, Gisele; ZANATTA, Shalimar Calegari. Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da covid-19. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 2, p. 328-350, 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p328-350. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10712. Acesso em: 19 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020. Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 55, 13 maio de 2020.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
ENEBIO, Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Polifonia de saberes na educação científica: mestiçagens e hibridações entre artes e ciências. Mesa redonda. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WZ2iviqyLds. Acesso em: 16 set. 2021.
FELICIO, Luanna Lua Sousa; SILVA, Carmem Virgínia Moraes da. O desafio do estágio docente na modalidade remota como práxis em mestrado profissional em Psicologia da Saúde. Revista De Iniciação à Docência, Vitória da Conquista, v. 6, n.2, p. 433-451, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9285. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9285. Acesso em: 16 fev. 2022.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FURTADO, Cristiane. Concepções sobre avaliação da aprendizagem dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, Realeza, PR, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas S.A., 2015.
HOFFMANN, Marilisa Bialvo; DELIZOICOV, Delizoicov Neto. Estágio de docência: espaço formativo do docente do ensino superior na área de ciências da natureza. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 11., 2017. Florianópolis, Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; Enpec, 2017.
AMARINO, Atila; LOPES, Sonia. Coronavírus: explorando a pandemia que mudou o mundo. São Paulo: Editora Moderna, 2020.
INÁCIO, Amanda Lays Monteiro; MARIANO, Maria Luzia Silva; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; OLIVEIRA, Katya Luciane de. Estágio em docência na pós-graduação: perspectivas acerca da formação docente. Revista Transmutare, Curitiba, v. 4, p. 1-17, 2019. DOI: https://doi.org/10.3895/rtr.v4n0.10435. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/10435/7318. Acesso em: 28 nov. 2021.
KREUZ, Kelly Karine; LEITE, Fabiane de Andrade. A formação pedagógica no estágio de docência em curso de pós-graduação stricto sensu. Revista Valore, Volta Redonda, v.6 (Edição Especial), p. 1120-1130, 2021. DOI: DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020219651120-1130. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/965. Acesso em: 16 fev. 2022.
LIMA, José Ossian Gadelha de; LEITE, Luciana Rodrigues. O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 256, p. 753-767, 2019. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.3986. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/wLHFrS8XRcJhbYr8bMMWysL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 fev. 2022.
LOURENÇO, Daniela Silva de; WIRZBICKI, Sandra Maria. Em tempos de pandemia: uma Sequência Didática para o ensino de Virologia. eduCAPES, mar. 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587022. Acesso em: 16 fev. 2022.
OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus; PORTO, Cristiane; JÚNIOR, Leonardo Fraga Cardoso. Memes sobre ciência e a reconfiguração da linguagem da divulgação científica na cibercultura. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 42, p. 1-12, 2020. Disponível em https://www.semanticscholar.org/paper/Memes-sobre-ci%C3%AAncia-e-a-reconfigura%C3%A7%C3%A3o-da-linguagem-Oliveira-Porto/2e598f5e390faff4122fd6255744ca7a160261a3. Acesso em: 30 maio. 2022.
PACHANE, Graziela Giusti; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. Revista Ibero-Americana de Educación, Madri, v. 35, n. 1, p. 1-13, 2004.
PEIXOTO, Karolayne Êndrea Oliveira; SOUZA, Érica de Souza e; BORGES, Heloísa da Silva; GHEDIN, Evandro Luiz. Tempos de pandemia: a experiência do estágio docência no ensino superior utilizando o ERE. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.8, n.42, p. 182-191, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5090. Acesso em: 16 fev. 2022.
PUCCIA, Rosana. Dança da vacinação – voz de Rosana Puccia na paródia de Dança da Solidão (Paulinho da Viola). Youtube, janeiro de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5uu1ByhFViQ. Acesso em: 6 ago. 2021.
QUADROS, Ana Luiza de et al. Professor de ensino superior: o entendimento a partir de narrativas de pós-graduandos em química. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 389-402, abr./jun. 2012.
RIBEIRO, Maria Flavia Marques; OLIVEIRA, Gislaine Alves de; FARIA, Elaine Terk. Formação pedagógica de docentes e pós-graduandos no âmbito da pós-graduação em Fisiologia no Brasil. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-16, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.32684. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/32684/26152. Acesso em: 16 fev. 2022.
SANTOS, Eliane Gonçalves. A história da ciência no cinema: contribuições para a problematização da concepção de natureza da ciência. 2011. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnológico) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, 2011.
SILVEIRA, H.E. Docência Universitária: Apontamentos e reflexões sobre a formação de professores. In: LOPES, José Guilherme da Silva; MASSI, Luciana. (org.). Aprendizagens da docência no ensino superior: desafios e perspectivas da educação em ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 53-68.
SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano. O estágio da docência na pós-graduação: relatos de uma professora do magistério superior. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 5, p. 140-147, 2019. DOI: https://doi.org/10.30691/relus.v4i2.2307. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/revista/index.php/SciNat. Acesso em: 30 out. 2021.
UFFS. Universidade Federal da Fronteira Sul. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Instrução Normativa nº 14, de 12 de fevereiro de 2016. Institui o Estágio de Docência dos estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, a serem desenvolvidos nos cursos de Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 2016. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/instrucao-normativa/propepg/2016-0014. Acesso em: 10 out. 2021.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia da arte. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZABALZA, Miguel Angel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniela Silva de Lourenço, Sandra Maria Wirzbicki

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).