Reflexões sobre estratégias metodológicas de ensino em estágio de docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37375

Palavras-chave:

Formação docente, experiência prática, aulas remotas, ensino de Biologia

Resumo

As experiências compartilhadas acerca do estágio de docência nos programas de Pós-Graduação stricto sensu são ainda exíguas, o que pode estar atrelado a regulamentações normativas que passam a não atribuir sua obrigatoriedade a todos os pós-graduandos, limitando-se a casos mais específicos. Deste modo, o presente trabalho reúne algumas reflexões acerca do estágio de docência, em âmbito de mestrado, com uma turma de licenciandos do curso de Ciências Biológicas, tendo por objetivo compartilhar a experiência da prática docente de modo a contribuir com o processo de formação de outros mestrandos, instigando-os a pensar e reinventar o fazer pedagógico a partir de um contexto atípico de pandemia e de aulas remotas. A partir das reflexões da prática, é destacada a importância do estágio de docência para o processo de constituição docente e para a aproximação de cenários de protagonismos no âmbito universitário.

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Biografia do Autor

Daniela Silva de Lourenço, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, RS, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura, especialista em Orientação Educacional e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS. Atualmente é professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

Sandra Maria Wirzbicki, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Realeza, PR, Brasil.

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Adjunta da área de Ensino de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, eProfessora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFFS, Campus Cerro Largo.

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Publicado

03-06-2022

Como Citar

LOURENÇO, D. S. de; WIRZBICKI, S. M. Reflexões sobre estratégias metodológicas de ensino em estágio de docência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–18, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.37375. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/37375. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos