Podcast como ferramenta pedagógica na formação inicial de licenciandos em Física
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.38365Palavras-chave:
ensino de Física, podcast, recurso pedagógico, ensino remoto emergencialResumo
O presente trabalho aborda a formação inicial de professores de Física, estudando as potencialidades pedagógicas do uso de podcasts em uma disciplina introdutória do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a fim de tornar os estudantes participantes ativos no processo de ensino e aprendizagem, no contexto do ensino remoto. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo realizada coleta de dados por meio de diário de campo a partir das observações das pesquisadoras e do preenchimento de questionários pelos licenciandos. A análise dos dados obtidos foi feita de forma indutiva e mediada pela experiência das autoras em sala de aula, baseada em uma abertura crítica às manifestações dos estudantes e aos significados atribuídos por eles às vivências relevantes para o estudo. Os resultados apontaram que o podcast é uma ferramenta promissora para o ensino de Física, pois desenvolve nos alunos habilidades de leitura, escrita de roteiro, gravação, socialização e discussão.
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