Podcast como ferramenta pedagógica na formação inicial de licenciandos em Física
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.38365Palavras-chave:
ensino de Física, podcast, recurso pedagógico, ensino remoto emergencialResumo
O presente trabalho aborda a formação inicial de professores de Física, estudando as potencialidades pedagógicas do uso de podcasts em uma disciplina introdutória do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a fim de tornar os estudantes participantes ativos no processo de ensino e aprendizagem, no contexto do ensino remoto. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo realizada coleta de dados por meio de diário de campo a partir das observações das pesquisadoras e do preenchimento de questionários pelos licenciandos. A análise dos dados obtidos foi feita de forma indutiva e mediada pela experiência das autoras em sala de aula, baseada em uma abertura crítica às manifestações dos estudantes e aos significados atribuídos por eles às vivências relevantes para o estudo. Os resultados apontaram que o podcast é uma ferramenta promissora para o ensino de Física, pois desenvolve nos alunos habilidades de leitura, escrita de roteiro, gravação, socialização e discussão.
Downloads
Referências
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem. Prisma.com, Porto, Portugal, n. 6, p. 125-140, 2008. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3217. Acesso em: 31 jan. 2023.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. MEC. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – covid-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 30 jan. 2023.
CARVALHO, Saulo Rodrigues. Podcast como recurso pedagógico no ensino remoto. Revista Aproximação, Guarapuava, v. 2, n. 5, p.56-64, out./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/view/6709/4635. Acesso em: 31 jan. 2023.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.
FÁVERO, Altair Alberto; MARQUES, Marta. Aprender e ensinar na universidade: a docência na perspectiva da epistemologia da aprendizagem. In: ANPED SUL, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: UCS, 2012, p. 1-10. Disponível em: https://www.adventista.edu.br/_imagens/asped/files/Aprender%20e%20ensinar%20na%20universidade%20f%C3%A1vero%20e%20marques.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOMES, Rosália Estéfanye Trindade et al. O uso de podcast na aprendizagem significativa sobre a lua no âmbito das ciências naturais no ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 2019, p. 1-9. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/busca_1.htm?query=Ros%C3%A1lia+Est%C3%A9fanye+Trindade+Gomes. Acesso em: 31 jan. 2023.
LEITE, Bruno Silva. Elaboração de podcasts para o ensino de química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 16., 2012, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2012, p. 1-12. Disponível em: http://www.eneq2012.qui.ufba.br/modulos/submissao/Upload/42857.pdf. Acesso em 31 jan. 2023.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.
LUIZ, Lucio; ASSIS, Pablo de. O podcast no Brasil e no mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., 2010, Caxias do Sul. Anais [...] Caxias do Sul: Intercom, 2010, p. 1-15. Disponível em: 1-15. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/r5-0302-1.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.
MASETTO, Marcos Tarciso. Metodologias ativas no ensino superior: para além da sua aplicação, quando fazem a diferença na formação de profissionais?. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 650-667, jul./set. 2018. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p650-667. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/37099/26724. Acesso em: 31 jan. 2023.
MOURA, Adelina Maria Carreiro; CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Podcast: uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. In: CONFERENCE ON MOBILE AND UBIQUITOUS SYSTEMS, 2006, Braga, Portugal, Anais [...]. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2006, p. 1-4. Disponível em: https://www.inf.ufpr.br/alexd/ARTIGOS_MOBILIDADE/Moura_Carvalho_2006_resumido.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.
OSTROFF, Dawn. Culture Next 2021. vol. 3. Disponível em: https://culturenext.byspotify.com/pt-BR. Acesso em: 12 jul. 2022.
PAULA, Solange Aparecida de; FIGUEIRÓ, Ronaldo. A utilização da mídia podcast como prática inovadora na educação superior. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista v. 9, n. 12, p. 1-24, e31091211124, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11124. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11124/9961. Acesso em: 31 jan. 2023.
PÉREZ, Felipe Quintanal. El podcast como herramienta de enseñanza en física y química de bachillerato. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, Madrid, España, v. 18, n. especial, p.729-739, nov. 2012. DOI: https://doi.org/10.5209/rev_ESMP.2012.v18.40952. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/ESMP/article/view/40952/39202. Acesso em: 31 jan. 2023.
REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; SILVA, Maurício Severo da. Podcast como recurso de aprendizagem: um elo entre as mídias digitais, a aprendizagem significativa e o educar pela pesquisa. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 26, n. especial, p. 1171-1194, dez. 2019. https://doi.org/10.14393/ER-v26nEa2019-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52070/27661. Acesso em: 31 jan. 2023.
RIBEIRO, Rayane de Tasso Moreira; LOBO, Francisco Bruno Silva; COSTA, Germana. A física e a música: aprendendo conceitos de acústica por meio de Podcast. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018, Campina Grande, Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2018, p. 1-10. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45775. Acesso em: 31 jan. 2023.
RODRIGUES, Rogério Alves. Evasão no curso Física Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia: causas e demandas. 2016. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
SANTOS, Jeferson Paulo Santana dos; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro; VASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de. Análise das concepções de licenciandos em química sobre o uso do podcasting como recurso didático. Revista Tecnologias na Educação, Minas Gerais, ano 7, v. 12, n. 12, p. 1-12, jul. 2015. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art6-vol12-julho2015.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.
SENHORAS, Elói Martins. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 128-136, mai. 2020. DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.3828085. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/135/134. Acesso em: 31 jan. 2023.
TRENTIN, Marco Antônio Sandini; SCOLARO, Joelma Kominkiewicz. Ensino interdisciplinar das projeções cartográficas e suas relações com a matemática através de podcasts. Debates em Educação, Maceió, v. 10, n. 22, p. 303-315, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p303-315. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5632/pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho de Graduação. Resolução nº 07/2020, de 20 de julho de 2020. Dispõe sobre a instituição, autorização e recomendação de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, em caráter excepcional e facultativo, em razão da pandemia da covid-19, e sobre realização de estágio durante a suspensão do Calendário Acadêmico, no âmbito do ensino da Graduação na Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia: Conselho de Graduação, 2020. Disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2020-7.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.
VILLATE, Jaime Enrique. E-learning na Universidade do Porto Caso de estudo: Física dos sistemas dinâmicos 2004/2005. In: WORKSHOP E-LEARNING UP, 2., 2005. Porto. Anais [...] Porto: Universidade do Porto, 2005, p. 1-16. Disponível em: https://villate.org/publications/Villate_2005_E_Learning.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.
XAVIER, Lucas Antônio; RODRIGUES, Chirlei de Fátima; SCHERRER NETO, José Izaias Moreira; MAIA, Kátia Sotelle; KAHOWEC, Luzinete Louzada Bianchi; CARDOZO, Luciano Carneiro; XAVIER, Mateus Geraldo. Integrando tecnologia digital no contexto do ensino de ciências na preparação para o Enem. In: GONÇALVES, Felipe Antonio Machado Fagundes (org.). Estudos teórico-metodológicos nas ciências exatas. Ponta Grossa: Atena, 2020. p. 35-44. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.0542017025. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?url=https://cdn.atenaeditora.com.br/artigos_anexos/CAP5_300f9eda24415244d47d21edcd3ffe8215b93cd8.pdf&embedded=true. Acesso em: 28 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Brenda Cristina Scartezini, Alessandra Riposati Arantes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).