Meta-avaliação da institucionalidade em professores de universidades mexicanas com programas de incentivo financeiro
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.38842Palavras-chave:
hibridização institucional, universidade pública mexicana, avaliação e incentivos financeiros, novo institucionalismo sociológicoResumo
No México, com a adoção da onda neoliberal global nos anos 1980, o governo interveio no ambiente universitário com reformas institucionais híbridas inéditas: programas federais de avaliação de professores em tempo integral, com lógica de mercado, fragmentando o ensino e diversificando as atividades em troca de incentivos financeiros. Para estudo desse cenário, propomos uma meta-avaliação com base no novo institucionalismo sociológico, discutindo o que tal conduta vem causando no meio acadêmico, pertinente à mudança de orientação ideológica do governo. Os termos de referência, um quadro interpretativo proposto e evidências significativas, são especificados. Conclui-se, a partir de uma amostra de docentes, que existe uma realidade avaliativa fragmentada do trabalho acadêmico, devido à grande quantidade de contradições.
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