Intervenções lúdicas no ensino da Bioquímica

estratégias em uma turma de nível superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38889

Palavras-chave:

Monitoria, educação superior, sequência de intervenções

Resumo

Este trabalho objetiva relatar o uso de uma sequência de intervenções metodológicas em uma turma de ensino superior visando um estudo mais dinâmico e atrativo. Possui caráter descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a elaboração de sequências com distintas linguagens e métodos, inspiradas em jogos populares, para o ensino da Bioquímica em uma turma de Enfermagem. Para tanto, o projeto, desenvolvido pela monitoria acadêmica em parceria com a Liga Acadêmica de Bioquímica, realizou duas ações de forma sistematizada, com acolhimento, aplicação das intervenções e avaliação geral dos discentes no decorrer das atividades. Os temas abordados foram desde as biomoléculas até o estudo de vias metabólicas, a partir das seguintes estratégias: peças para montar vias metabólicas, mímica, dança das cadeiras e tabuleiro humano. Foi observado que o desempenho e o interesse dos discentes ao longo das atividades evoluíram satisfatoriamente. O uso de distintos meios possibilitou o envolvimento de todos os estudantes no processo, desde o mais tímido até o mais participativo, atuando como protagonistas da construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Hélida Maravilha Dantas e Sousa Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (UFRN), Bacharel em Enfermagem (UFCG). Atua como pesquisadora pelo Programa Institucional de Iniciação Tecnológica (PIBITI), líder e membro-fundadora da Liga Acadêmica de Bioquímica (LAB). É integrante do Grupo de Pesquisa Farmacologia Pré-clínica (UFCG/CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Nefrologia (NEPEN/CNPq-UFRN).

Maria Laryssa Monte da Silveira, Faculdade Santa Maria (FSM), Cajazeiras, PB, Brasil.

Bacharelanda em Enfermagem (UFCG). Atua como vice-líder e membro-fundadora da Liga Acadêmica de Bioquímica (LAB). Foi monitora da disciplina Bioquímica e extensionista no projeto “Musicoterapia para a promoção de saúde de idosos de Cajazeiras”.

Mateus de Andrade Ferreira, Faculdade Santa Maria (FSM), Cajazeiras, PB, Brasil

Graduando em Medicina (FSM). Presidente da Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Médicas da Faculdade Santa Maria (LAUEM).

Raquel Fragoso Pereira Cavalcanti, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (UFPB), Mestre em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, na área de concentração em Farmacologia (UFPB) e Bacharel em Farmácia (UFPB). Atua como pesquisadora e farmacêutica no Laboratório de Imunofarmacologia (UFPB) e orientadora da Liga Acadêmica de Bioquímica (LAB).

Eder Almeida Freire, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cajazeiras, PB, Brasil.

Doutor e Mestre em Bioquímica (UFC). Professor adjunto do componente curricular Bioquímica, vinculado a Unidade Acadêmica de Enfermagem (UFCG). Atua como coordenador da Liga Acadêmica de Bioquímica (LAB).

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Publicado

04-11-2022

Como Citar

ALMEIDA, H. M. D. e S.; SILVEIRA, M. L. M. da; FERREIRA, M. de A.; CAVALCANTI, R. F. P.; FREIRE, E. A. Intervenções lúdicas no ensino da Bioquímica: estratégias em uma turma de nível superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–17, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38889. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/38889. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos