Intervenções lúdicas no ensino da Bioquímica

estratégias em uma turma de nível superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38889

Palavras-chave:

Monitoria, educação superior, sequência de intervenções

Resumo

Este trabalho objetiva relatar o uso de uma sequência de intervenções metodológicas em uma turma de ensino superior visando um estudo mais dinâmico e atrativo. Possui caráter descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a elaboração de sequências com distintas linguagens e métodos, inspiradas em jogos populares, para o ensino da Bioquímica em uma turma de Enfermagem. Para tanto, o projeto, desenvolvido pela monitoria acadêmica em parceria com a Liga Acadêmica de Bioquímica, realizou duas ações de forma sistematizada, com acolhimento, aplicação das intervenções e avaliação geral dos discentes no decorrer das atividades. Os temas abordados foram desde as biomoléculas até o estudo de vias metabólicas, a partir das seguintes estratégias: peças para montar vias metabólicas, mímica, dança das cadeiras e tabuleiro humano. Foi observado que o desempenho e o interesse dos discentes ao longo das atividades evoluíram satisfatoriamente. O uso de distintos meios possibilitou o envolvimento de todos os estudantes no processo, desde o mais tímido até o mais participativo, atuando como protagonistas da construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélida Maravilha Dantas e Sousa Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (UFRN), Bacharel em Enfermagem (UFCG). Atua como pesquisadora pelo Programa Institucional de Iniciação Tecnológica (PIBITI), líder e membro-fundadora da Liga Acadêmica de Bioquímica (LAB). É integrante do Grupo de Pesquisa Farmacologia Pré-clínica (UFCG/CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Nefrologia (NEPEN/CNPq-UFRN).

Maria Laryssa Monte da Silveira, Faculdade Santa Maria (FSM), Cajazeiras, PB, Brasil.

Bacharelanda em Enfermagem (UFCG). Atua como vice-líder e membro-fundadora da Liga Acadêmica de Bioquímica (LAB). Foi monitora da disciplina Bioquímica e extensionista no projeto “Musicoterapia para a promoção de saúde de idosos de Cajazeiras”.

Mateus de Andrade Ferreira, Faculdade Santa Maria (FSM), Cajazeiras, PB, Brasil

Graduando em Medicina (FSM). Presidente da Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Médicas da Faculdade Santa Maria (LAUEM).

Raquel Fragoso Pereira Cavalcanti, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (UFPB), Mestre em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, na área de concentração em Farmacologia (UFPB) e Bacharel em Farmácia (UFPB). Atua como pesquisadora e farmacêutica no Laboratório de Imunofarmacologia (UFPB) e orientadora da Liga Acadêmica de Bioquímica (LAB).

Eder Almeida Freire, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Cajazeiras, PB, Brasil.

Doutor e Mestre em Bioquímica (UFC). Professor adjunto do componente curricular Bioquímica, vinculado a Unidade Acadêmica de Enfermagem (UFCG). Atua como coordenador da Liga Acadêmica de Bioquímica (LAB).

Referências

ALBINO, Thais Sena de Lanna. A prática docente e o uso de metodologias alternativas no ensino de matemática: um olhar para as escolas que adotam propostas pedagógicas diferenciadas. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19., 2015, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: UFJF, 2015. p. 1-12. Disponível em: https://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd7_thais_albino.pdf. Acesso em: 30 jul. 2022.

ALVES, Luciana; BIANCHIN, Maysa Alahmar. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 27, n. 83, p. 282-287, 2010. Disponível em: https://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/210/o-jogo-como-recurso-de-aprendizagem. Acesso em: 30 jul. 2022.

ANDRADE, Erlon Gabriel Rego de; RODRIGUES, Ivaneide Leal Ataíde; NOGUEIRA, Laura Maria Vidal; SOUZA, Dilma Fagundes de. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira Enfermagem, Brasília, v. 71, p. 1596-1603, 2018. Supl. 4. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0736. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/dhLG3DTR8zjLvk8YQ5tzwpx/?lang=pt. Acesso em: 30 jul. 2022.

BASTOS, Maria Helena Camara; FROEBEL, Friederich W. A. A educação do homem. Educação E Filosofia, v. 13, n. 25, p. 307-319, jan./jun. 1999. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-822. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/822. Acesso em: 30 jul. 2022.

BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; SOUZA, Irma Gracielle Carvalho de Oliveira; SOUZA, Alexandre Pereira de; SANTOS, Francisca Pereira dos. Interação social e metodologias de ensino: o caso do laboratório de troca de afetos - lata sob as narrativas de seus participantes através do mapa conceitual. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência Da Informação, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 59-82, 2014. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n39p59. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p59. Acesso em: 30 jul. 2022.

CAVALCANTE, Ana Suelen Pedroza; VASCONCELOS, Maristela Inês Osawa; LIRA, Geison Vanconcelos; HENRIQUES, Regina Lucia Monteiro; ALBUQUERQUE, Izabelle Napoleão MontAlverne; MACIEL, Gabriel Pereira; RIBEIRO, Marcos Aguiar; GOMES, Diógenes Farias. As ligas acadêmicas na área da saúde: lacunas do conhecimento na produção científica brasileira. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 42, n. 1, p. 199-206, jan./mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1RB20170081. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/k7qRfT6dmKPXk4Rx49TVBQw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 jul. 2022.

CRUZ, Yara Waleria Lopes de Brito; FARIA, Lilian Maria de Oliveira. A disciplina de bioquímica na formação de profissionais da saúde: percepção de alunos do curso de enfermagem da Faculdades São José. Revista Cientifica Multidisciplinar das Faculdades São José, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 02-11, 2017. Disponível em: https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/177. Acesso em: 30 jul. 2022.

CUNHA, Marcia Borin. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova Na Escola, [S. L.], v. 34, n. 2, p. 92-98, maio 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf. Acesso em: 20 jul. 2019.

FERLA, Josiane Bernart da Silva. Ênfase nas relações interpessoais na formação do enfermeiro sob o paradigma ético-humanista. Trabalho, Educação E Saúde, Rio De Janeiro, v. 11, n. 3, p. 633-657, dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462013000300010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/nhjG4ZFFy6TWSqtythLyMMm/?lang=pt. Acesso em: 20 jul. 2019.

FERREIRA, Mateus Andrade; ALMEIDA, Hélida Maravilha Dantas e Sousa; SILVA, Raquel de Jesus Rocha da; FREIRE, Eder Almeida. A monitoria, os jogos educacionais e as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas no ensino da bioquímica: um relato de experiência. In: ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO, 1.; ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG, 3., 1994, Cajazeiras, PB. Anais [...]. Cajazeiras, PB: Editora da UFCG, 2017. p. 467-476. Disponível em: http://cfp.ufcg.edu.br/portal/images/conteudo/AssessoriaGraduacao/anais-monitoria-2017-vf.pdf. Acesso em: 20 jul. 2019.

FREITAS FILHO, João Rufino de; MELO, Rinnely Cecília Lins de; FREITAS, Juliano Carlo Rufino de; FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de; FREITAS, Jucleiton José Rufino de. Brincoquímica: uma ferramenta lúdico-pedagógica para o ensino de química orgânica. Revista Brasileira De Ensino De Ciência E Tecnologia, Curitiba, v. 8, n. 1, 2015. p. 36-55. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v8n1.1700. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700. Acesso em: 20 jul. 2019.

HEBERLE, Karina. Utilização e importância das atividades lúdicas na educação de jovens e adultos. 2011. 151 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.

HERNÁNDEZ, Pedro Luis Bravo; SMITH, Kelly Santos. Propuesta para el diseño de una guía didáctica en la disciplina bioquímica. Educación Médica, [s. l.], v. 18, n.1, p. 49-55, jan./mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edumed.2016.06.011. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-educacion-medica-71-articulo-propuesta-el-diseno-una-guia-S1575181316300845. Acesso em: 6 fev. 2019.

OLIVEIRA, Pâmela Scarlatt Durães; VIEIRA, Isabela Batista; GOMES, Rafael Fernandes; LEÃO, Harley Medawar; BARBOSA, Richard Rennan Soares; SOUSA, Jaciara Neves. O processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em enfermagem: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [s. l.], v. supl. 20, p. e490, mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e490.2019. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/490. Acesso em: 6 fev. 2019.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense/Universitária, 1976.

RENGIFO-MILLAN, Maritza. La globalización de la sociedad del conocimiento y la transformación universitaria. Revista Latinoamericana De Ciencias Sociales, Niñez Y Juventud, Manizales, v. 13, n. 2, p. 809-822, jul./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.11600/1692715x.13218060415. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1692-715X2015000200019. Acesso em: 6 fev. 2019.

SANTANA, Ana Carolina Delazia Albuquerque. Ligas acadêmicas estudantis: o mérito e a realidade. Revista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, v. 45, n.1, p. 96-98, mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v45i1p96-98. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/47582. Acesso em: 6 fev. 2019.

SOUZA, Juliana Marques Paiva de; SALVADOR, Marco Antonio Santoro. O lúdico e sua relação com as metodologias ativas: reflexão acerca das possibilidades do fazer pedagógico. Revista Artes de Educar, [S. L.], v. 5, n. 3, p. 666-682, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/45451. Acesso em: 6 fev. 2019.

STEFANELLO, Flávia; JUNIOR, Mario Luiz Junges; BEATRICI, Alexandra Ferronato. A monitoria acadêmica com estudantes do ensino técnico e a intervenção na aprendizagem. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 22., 2017. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, [S. L.], v. 6, n. 1, p. 11, 2017. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/621. Acesso em: 6 fev. 2019.

TEIXEIRA, Andrea Regina; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Intervenção no uso de estratégias de aprendizagem diante de dificuldades de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 17, n. 2, p. 279-288, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282329398010. Acesso em: 6 fev. 2019.

VERISSIMO, Ana Carolina Brandão; SANTOS, Andreia Mendes. Por que pensar o lúdico na universidade? In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 15., 2016. Anais [...], v. 4. Nova Hamburgo: FEEVALE, 2016. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/f49b752c-e0f2-42b4-88e4-93b9d29926e0/Por%20que%20pensar%20o%20l%C3%BAdico%20na%20universidade.pdf. Acesso em: 6 fev. 2019.

VIGOTSKII, Lev Semenovich. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual Na Idade Escolar. In: VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução: Maria da Penha Villalobos. 2. ed. São Paulo: Ícone Editora, 1988. p. 103-117.

WILLIAM Glasser. Educadores. PPD, 2020. Disponível em: http://www.ppd.net.br/William-Glasser/. Acesso em: 20 jul. 2019.

Downloads

Publicado

04-11-2022

Como Citar

ALMEIDA, H. M. D. e S.; SILVEIRA, M. L. M. da; FERREIRA, M. de A.; CAVALCANTI, R. F. P.; FREIRE, E. A. Intervenções lúdicas no ensino da Bioquímica: estratégias em uma turma de nível superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–17, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38889. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/38889. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos