Formação de professores

desenhando uma disciplina inclusiva a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39412

Palavras-chave:

formação de professores, inclusão, acessibilidade, universidade, desenho universal para a aprendizagem

Resumo

O propósito deste artigo é relatar uma experiência de uma disciplina ofertada para o ensino superior durante o período da pandemia da covid-19. O desafio dessa disciplina foi discutir as tendências para práticas didáticas mais inclusivas, disseminadas na literatura com a perspectiva de serem caracterizadas como universais, ou seja, propostas que apoiam a gestão do currículo acadêmico de modo a contemplar a diversidade da sala de aula, incluídos os considerados estudantes público-alvo da educação especial. Além de discutir essas tendências, a disciplina foi planejada nos moldes das abordagens universais, com o intuito de formar pelo exemplo. Os estudantes que cursaram demonstraram satisfação com as discussões realizadas bem como com o formato em que foi ofertada. Compreende-se que essa atividade acadêmica curricular pode apoiar o desenvolvimento de propostas similares no ensino superior de modo a contribuir com a formação de professores para a implementação de estratégias mais inclusivas na escola regular.

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Biografia do Autor

Josiane Pereira Torres, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre e doutora em Educação Especial (UFSCar). Professora adjunta da Faculdade de Educação (FaE), Departamento de Administração Escolar (DAE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG).

Rafael Henrique de Resende Marciano, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduando em Pedagogia com Formação Complementar em Educação de Jovens e Adultos e Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou, entre 2020 e 2022, no Programa de Monitoria da Graduação (PMG - Licenciaturas): Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva.

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Publicado

29-12-2022

Como Citar

TORRES, J. P. .; MARCIANO, R. H. de R. . Formação de professores: desenhando uma disciplina inclusiva a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–22, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39412. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39412. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: universidade e inclusão