Decisão em cenário de incerteza

do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em um curso de pós-graduação lato sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39471

Palavras-chave:

ensino remoto emergencial, processo decisório, incerteza, instituições públicas, pós-graduação lato sensu

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de tomada de decisão no cenário de alta incerteza em um curso de pós-graduação lato sensu de uma universidade pública federal, em decorrência da pandemia da covid-19. O curso em questão costumava ser ofertado na modalidade presencial, mas teve de adaptar suas atividades para o formato remoto emergencial diante do cenário pandêmico. Como foi o primeiro curso desta universidade a entrar no formato remoto emergencial, algumas ações eram necessárias para minimizar o impacto nos alunos, secretaria e professores. Constatou-se que a consulta e participação dos envolvidos no curso (gestores, pessoal administrativo e corpos docente e discente) no processo de tomada de decisão contribuiu para maior índice de sucesso das medidas implementadas e menor índice de insatisfação dos estudantes.

Biografia do Autor

  • Eduardo Picanço Cruz, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

    Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor associado IV do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena o projeto de pesquisa de Empreendedorismo de Imigrantes e o MBA Executivo em Gestão Empreendedora da UFF. É professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da UFF. Atua nas áreas: empreendedorismo de imigrantes, teoria da decisão e finanças.

  • Fabiane da Costa e Silva , Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Professora EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) do Colégio Pedro II. Doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre e bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Parceira do MBA Gestão Empreendedora (UFF). Já lecionou nos Departamentos de Administração da UFRGS e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), assim como no Departamento de Empreendedorismo da UFF. Pesquisadora em práticas organizacionais e educacionais.

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Publicado

23-11-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Decisão em cenário de incerteza: do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em um curso de pós-graduação lato sensu. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–15, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39471. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39471. Acesso em: 27 dez. 2024.