Decisão em cenário de incerteza

do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em um curso de pós-graduação lato sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39471

Palavras-chave:

ensino remoto emergencial, processo decisório, incerteza, instituições públicas, pós-graduação lato sensu

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de tomada de decisão no cenário de alta incerteza em um curso de pós-graduação lato sensu de uma universidade pública federal, em decorrência da pandemia da covid-19. O curso em questão costumava ser ofertado na modalidade presencial, mas teve de adaptar suas atividades para o formato remoto emergencial diante do cenário pandêmico. Como foi o primeiro curso desta universidade a entrar no formato remoto emergencial, algumas ações eram necessárias para minimizar o impacto nos alunos, secretaria e professores. Constatou-se que a consulta e participação dos envolvidos no curso (gestores, pessoal administrativo e corpos docente e discente) no processo de tomada de decisão contribuiu para maior índice de sucesso das medidas implementadas e menor índice de insatisfação dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Picanço Cruz, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor associado IV do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena o projeto de pesquisa de Empreendedorismo de Imigrantes e o MBA Executivo em Gestão Empreendedora da UFF. É professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da UFF. Atua nas áreas: empreendedorismo de imigrantes, teoria da decisão e finanças.

Fabiane da Costa e Silva , Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professora EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) do Colégio Pedro II. Doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre e bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Parceira do MBA Gestão Empreendedora (UFF). Já lecionou nos Departamentos de Administração da UFRGS e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), assim como no Departamento de Empreendedorismo da UFF. Pesquisadora em práticas organizacionais e educacionais.

Referências

AZEVEDO, Adriana Barroso de; SOUZA, Taís Rios Salomão de; VASCONCELLOS, Caroline de Oliveira. Papel do docente e formação continuada em EAD: a experiência da Universidade Metodista de São Paulo. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA, 2010. Santo Domingo. Anais XI [...] Santo Domingo: Virtual Educa, 2010. Disponível em: https://recursos.educoas.org/publicaciones/papel-do-docente-e-forma-o-continuada-em-ead-experi-ncia-da-universidade-metodista-de. Acesso em: 29 jul. 2022.

BEHAR, Patrícia. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Jornal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 14, 2 jul. 2020. Edição Extra. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 29 jul. 2022.

BITTENCOURT, Renato Nunes. Pandemia, isolamento social e colapso global. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 19, n. 221, p. 168-178, mar./abr. 2020.

BOMFIM, Arthur. Desafios da educação superior na pandemia. Notícias da Academia Brasileira de Ciências (NABC), Rio de Janeiro, n. 11, 06 jul. 2020. Disponível em: http://www.abc.org.br/2020/07/06/desafios-da-educacao-superior-na-pandemia/. Acesso em: 13 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF. Seção 1, p. 1. 19 mar. 2020. Seção extra.

CASAGRANDE, Renato. Por que o abismo entre escola pública e privada não para de crescer. Jovem Pan, São Paulo, 5 set. 2020. Opinião Jovem Pan. Disponível em: https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/renato-casagrande/por-que-o-abismo-entre-escola-publica-e-privada-nao-para-de-crescer.html. Acesso em: 29 jul. 2022.

CASCIO, Wayne F. Responsible restructuring: creative and profitable alternatives to layoffs. San Francisco: Berrett-Koehler Publishers, 2002.

COELHO, Mônica. Por uma educação sem fronteiras e em tempos de pandemia –democrática, pública e de qualidade. Revista Pedagogia Social UFF, [S.l.], v. 9, n. 1, jun. 2020. Disponível em: http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/article/view/233. Acesso em: 22 nov. 2022.

CRUZ, Eduardo Picanço; BARRETO, Cesar Ramos; FONTANILLAS, Carlos Navarro. O processo decisório nas organizações. Curitiba: Intersaberes, 2014.

FONSECA, Cezar; FERNANDES, Catarina Costa. Educação presencial versus EaD: perspectivas dos alunos dos cursos de Serviços Públicos e Administração. EaD em FOCO, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 78-91, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.556. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/556/250. Acesso em: 29 jul. 2022

FRANÇA FILHO, Astrogildo Luiz de; ANTUNES, Charlles da França; COUTO, Marcos Antonio Campos. Alguns apontamentos para uma crítica da educação a distância (EaD) na educação brasileira em tempos de pandemia. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 16, n. 1, p. 16-31, maio 2020. Edição Especial COVID-19. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50535. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/50535. Acesso em: 29 jul. 2022.

GOUVEIA, Luis Borges; RURATO, Paulo. Contribuição para o conceito de ensino a distância: vantagens e desvantagens da sua prática. Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia, Porto, n. 1, p. 85-91, 07 ago. 2004. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/563. Acesso em: 22 nov. 2022.

KISSLER, Stephen M.; TEDIJANTO, Christine; GOLDSTEIN, Edward; GRAD, Yonatan H.; LIPSITCH, Marc. Projecting the transmission dynamics of SARS-CoV-2 through the postpandemic period. Science, v. 368, n. 6493, p. 860-868, 2020. DOI: https://doi.org/10.1126/science.abb5793. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.abb5793. Acesso em: 22 nov. 2022.

KRAUS, Sascha; CLAUSS, Thomas; BREIER, Matthias; GAST, Johanna; ZARDINI, Alessandro; TIBERIUS, Victor. The economics of COVID-19: initial empirical evidence on how family firms in five European countries cope with the corona crisis. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, Bingley, v. 26, n. 5, p. 1067-1092, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/IJEBR-04-2020-0214.

LESTON JÚNOR, Odilon; SANTOS, Mônica dos Santos; SCHIMULFENING, Peterson Lima. Educação EAD no Brasil: uma realidade multifacetada. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S.l.], fev., 2019. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/02/educacao-ead-brasil.html//hdl.handle.net/20.500.11763/atlante1902educacao-ead-brasil. Acesso em: 22 nov. 2022.

MAURO, Túlio Gomes da Silva. Mudança organizacional radical e institucionalismo: teste empírico de modelo para transformação organizacional. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

MONITOR DELOITTE. COVID-19 Collection Perspectives: confronting uncertainty through & beyond the crisis – The power of scenario-thinking to enhance decision-making. Canada: Deloitte Center for the long view (CLV), abr., 2020.

OLIVEIRA, Eleilde de Sousa; FREITAS, Tatiane Cantanhede; SOUSA, Marliane Ribeiro de; MENDES, Nilteane Conceição da Silva Gomes Mesquita; ALMEIDA, Tiago dos Reis; DIAS, Luciana Cutrim; FERREIRA, Aline Larissa Mota; FERREIRA, Ana Paula Mota. A educação a distância (EaD) e os novos caminhos da educação após a pandemia ocasionada pela covid-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 7, p. 52860-52867, jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-799.

RODRIGUES, Suzana B.; CHILD, John; LUZ, Talita R. Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 1, p. 27-43, mar. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902004000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/tpyxDYGqrz3gZpp6JXVWfQF/?lang=pt. Acesso em: 22 nov. 2022.

SALLES, Claudia Maria Sodero. Transformação digital em tempos de pandemia. Revista Estudos e Negócios Academics, Santo André, v. 1, n. 1, p. 91-100, jan./jun. 2021. Disponível em: https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/22. Acesso em: 22 nov. 2022.

SANCHEZ JÚNIOR, Sidney Lopes; SOUZA, Patrícia Ferreira Concato de; LORDANI, Silvia Fernanda de Souza; SCHABARUM, Márcia Inês. Ensino Remoto Emergencial em tempos de pandemia de covid-19: um relato de experiência na educação superior. Revista Valore, Volta Redonda, v. 6, 2021. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/587. Acesso em: 29 jul. 2022.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Rosa Jussara Bonfim. Reflexões acerca do trabalho home office ocasionado pela pandemia da COVID-19. Humanidades e tecnologia (FINOM), v. 25, n. 1, p. 153-168, jul./set. 2020. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1293. Acesso em: 22 nov. 2022.

Downloads

Publicado

23-11-2022

Como Citar

CRUZ, E. P. .; SILVA , F. da C. e . Decisão em cenário de incerteza: do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em um curso de pós-graduação lato sensu. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–15, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39471. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39471. Acesso em: 29 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos