Decisão em cenário de incerteza
do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em um curso de pós-graduação lato sensu
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39471Palavras-chave:
ensino remoto emergencial, processo decisório, incerteza, instituições públicas, pós-graduação lato sensuResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o processo de tomada de decisão no cenário de alta incerteza em um curso de pós-graduação lato sensu de uma universidade pública federal, em decorrência da pandemia da covid-19. O curso em questão costumava ser ofertado na modalidade presencial, mas teve de adaptar suas atividades para o formato remoto emergencial diante do cenário pandêmico. Como foi o primeiro curso desta universidade a entrar no formato remoto emergencial, algumas ações eram necessárias para minimizar o impacto nos alunos, secretaria e professores. Constatou-se que a consulta e participação dos envolvidos no curso (gestores, pessoal administrativo e corpos docente e discente) no processo de tomada de decisão contribuiu para maior índice de sucesso das medidas implementadas e menor índice de insatisfação dos estudantes.
Referências
AZEVEDO, Adriana Barroso de; SOUZA, Taís Rios Salomão de; VASCONCELLOS, Caroline de Oliveira. Papel do docente e formação continuada em EAD: a experiência da Universidade Metodista de São Paulo. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL VIRTUAL EDUCA, 2010. Santo Domingo. Anais XI [...] Santo Domingo: Virtual Educa, 2010. Disponível em: https://recursos.educoas.org/publicaciones/papel-do-docente-e-forma-o-continuada-em-ead-experi-ncia-da-universidade-metodista-de. Acesso em: 29 jul. 2022.
BEHAR, Patrícia. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Jornal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 14, 2 jul. 2020. Edição Extra. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 29 jul. 2022.
BITTENCOURT, Renato Nunes. Pandemia, isolamento social e colapso global. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 19, n. 221, p. 168-178, mar./abr. 2020.
BOMFIM, Arthur. Desafios da educação superior na pandemia. Notícias da Academia Brasileira de Ciências (NABC), Rio de Janeiro, n. 11, 06 jul. 2020. Disponível em: http://www.abc.org.br/2020/07/06/desafios-da-educacao-superior-na-pandemia/. Acesso em: 13 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF. Seção 1, p. 1. 19 mar. 2020. Seção extra.
CASAGRANDE, Renato. Por que o abismo entre escola pública e privada não para de crescer. Jovem Pan, São Paulo, 5 set. 2020. Opinião Jovem Pan. Disponível em: https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/renato-casagrande/por-que-o-abismo-entre-escola-publica-e-privada-nao-para-de-crescer.html. Acesso em: 29 jul. 2022.
CASCIO, Wayne F. Responsible restructuring: creative and profitable alternatives to layoffs. San Francisco: Berrett-Koehler Publishers, 2002.
COELHO, Mônica. Por uma educação sem fronteiras e em tempos de pandemia –democrática, pública e de qualidade. Revista Pedagogia Social UFF, [S.l.], v. 9, n. 1, jun. 2020. Disponível em: http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/article/view/233. Acesso em: 22 nov. 2022.
CRUZ, Eduardo Picanço; BARRETO, Cesar Ramos; FONTANILLAS, Carlos Navarro. O processo decisório nas organizações. Curitiba: Intersaberes, 2014.
FONSECA, Cezar; FERNANDES, Catarina Costa. Educação presencial versus EaD: perspectivas dos alunos dos cursos de Serviços Públicos e Administração. EaD em FOCO, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 78-91, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.556. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/556/250. Acesso em: 29 jul. 2022
FRANÇA FILHO, Astrogildo Luiz de; ANTUNES, Charlles da França; COUTO, Marcos Antonio Campos. Alguns apontamentos para uma crítica da educação a distância (EaD) na educação brasileira em tempos de pandemia. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 16, n. 1, p. 16-31, maio 2020. Edição Especial COVID-19. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50535. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/50535. Acesso em: 29 jul. 2022.
GOUVEIA, Luis Borges; RURATO, Paulo. Contribuição para o conceito de ensino a distância: vantagens e desvantagens da sua prática. Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia, Porto, n. 1, p. 85-91, 07 ago. 2004. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/563. Acesso em: 22 nov. 2022.
KISSLER, Stephen M.; TEDIJANTO, Christine; GOLDSTEIN, Edward; GRAD, Yonatan H.; LIPSITCH, Marc. Projecting the transmission dynamics of SARS-CoV-2 through the postpandemic period. Science, v. 368, n. 6493, p. 860-868, 2020. DOI: https://doi.org/10.1126/science.abb5793. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.abb5793. Acesso em: 22 nov. 2022.
KRAUS, Sascha; CLAUSS, Thomas; BREIER, Matthias; GAST, Johanna; ZARDINI, Alessandro; TIBERIUS, Victor. The economics of COVID-19: initial empirical evidence on how family firms in five European countries cope with the corona crisis. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, Bingley, v. 26, n. 5, p. 1067-1092, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/IJEBR-04-2020-0214.
LESTON JÚNOR, Odilon; SANTOS, Mônica dos Santos; SCHIMULFENING, Peterson Lima. Educação EAD no Brasil: uma realidade multifacetada. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S.l.], fev., 2019. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/02/educacao-ead-brasil.html//hdl.handle.net/20.500.11763/atlante1902educacao-ead-brasil. Acesso em: 22 nov. 2022.
MAURO, Túlio Gomes da Silva. Mudança organizacional radical e institucionalismo: teste empírico de modelo para transformação organizacional. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
MONITOR DELOITTE. COVID-19 Collection Perspectives: confronting uncertainty through & beyond the crisis – The power of scenario-thinking to enhance decision-making. Canada: Deloitte Center for the long view (CLV), abr., 2020.
OLIVEIRA, Eleilde de Sousa; FREITAS, Tatiane Cantanhede; SOUSA, Marliane Ribeiro de; MENDES, Nilteane Conceição da Silva Gomes Mesquita; ALMEIDA, Tiago dos Reis; DIAS, Luciana Cutrim; FERREIRA, Aline Larissa Mota; FERREIRA, Ana Paula Mota. A educação a distância (EaD) e os novos caminhos da educação após a pandemia ocasionada pela covid-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 7, p. 52860-52867, jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-799.
RODRIGUES, Suzana B.; CHILD, John; LUZ, Talita R. Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 1, p. 27-43, mar. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902004000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/tpyxDYGqrz3gZpp6JXVWfQF/?lang=pt. Acesso em: 22 nov. 2022.
SALLES, Claudia Maria Sodero. Transformação digital em tempos de pandemia. Revista Estudos e Negócios Academics, Santo André, v. 1, n. 1, p. 91-100, jan./jun. 2021. Disponível em: https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/22. Acesso em: 22 nov. 2022.
SANCHEZ JÚNIOR, Sidney Lopes; SOUZA, Patrícia Ferreira Concato de; LORDANI, Silvia Fernanda de Souza; SCHABARUM, Márcia Inês. Ensino Remoto Emergencial em tempos de pandemia de covid-19: um relato de experiência na educação superior. Revista Valore, Volta Redonda, v. 6, 2021. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/587. Acesso em: 29 jul. 2022.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Rosa Jussara Bonfim. Reflexões acerca do trabalho home office ocasionado pela pandemia da COVID-19. Humanidades e tecnologia (FINOM), v. 25, n. 1, p. 153-168, jul./set. 2020. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1293. Acesso em: 22 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eduardo Picanço Cruz, Fabiane da Costa e Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).