Decisão em cenário de incerteza

do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em um curso de pós-graduação lato sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39471

Palavras-chave:

ensino remoto emergencial, processo decisório, incerteza, instituições públicas, pós-graduação lato sensu

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de tomada de decisão no cenário de alta incerteza em um curso de pós-graduação lato sensu de uma universidade pública federal, em decorrência da pandemia da covid-19. O curso em questão costumava ser ofertado na modalidade presencial, mas teve de adaptar suas atividades para o formato remoto emergencial diante do cenário pandêmico. Como foi o primeiro curso desta universidade a entrar no formato remoto emergencial, algumas ações eram necessárias para minimizar o impacto nos alunos, secretaria e professores. Constatou-se que a consulta e participação dos envolvidos no curso (gestores, pessoal administrativo e corpos docente e discente) no processo de tomada de decisão contribuiu para maior índice de sucesso das medidas implementadas e menor índice de insatisfação dos estudantes.

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Biografia do Autor

Eduardo Picanço Cruz, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor associado IV do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena o projeto de pesquisa de Empreendedorismo de Imigrantes e o MBA Executivo em Gestão Empreendedora da UFF. É professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da UFF. Atua nas áreas: empreendedorismo de imigrantes, teoria da decisão e finanças.

Fabiane da Costa e Silva , Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professora EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) do Colégio Pedro II. Doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre e bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Parceira do MBA Gestão Empreendedora (UFF). Já lecionou nos Departamentos de Administração da UFRGS e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), assim como no Departamento de Empreendedorismo da UFF. Pesquisadora em práticas organizacionais e educacionais.

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Publicado

23-11-2022

Como Citar

CRUZ, E. P. .; SILVA , F. da C. e . Decisão em cenário de incerteza: do ensino presencial ao ensino remoto emergencial em um curso de pós-graduação lato sensu. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–15, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39471. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39471. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos