Modelos didáticos como instrumento de inclusão em aulas práticas de microbiologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39531

Palavras-chave:

educação inclusiva, biologia educacional, aluno com deficiência

Resumo

Neste trabalho, relatamos a experiência de incluir um estudante com deficiência visual nas aulas práticas da disciplina de Microbiologia Geral. Como estratégia, foram elaborados alguns modelos didáticos importantes dentro do conteúdo da disciplina. Para sua elaboração, foram utilizados materiais de fácil aquisição e de baixo custo. O uso dos modelos didáticos nas aulas práticas facilitou o aprendizado do conteúdo das aulas, permitindo a identificação dos detalhes microscópicos pelo estudante com deficiência visual e de todos os outros estudantes que demonstraram entusiasmo e interesse, relatando que os materiais lúdicos adaptados auxiliaram no entendimento de várias estruturas e microrganismos observados na microscopia ótica e nas ilustrações de apostila e livros.

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Biografia do Autor

Dérica Gonçalves Tavares, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil.

Bacharel em Engenharia Agronômica pela UNEB (2015). Mestre em Microbiologia Agrícola pela UFLA (2017). Doutora em Microbiologia Agrícola pela UFLA (2021), Doutorado Sandwich, Programa CAPES/PrInt, na Purdue University, no Depto of Botany and Plant Pathology, Indiana, EUA.

Hugo Pereira Antonio, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil.

Bacharel em Zootecnia pela UFLA (2020). Atualmente é pós-graduando em nível de Especialização Lato Sensu em Equoterapia pela Fundação Rancho GG em Ibiúna- SP e em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Itaquá em Itaquaquecetuba-SP. Aluno especial de pós-graduação pela UFMG. Deficiente visual (cequeira total). Criador da Acessibilidade Equestre.

Helena Libardi, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil.

Possui graduação em Física pela UFRGS (1987), mestrado em Física pela UFRGS (1991), doutorado em Física pela UFRGS (2005) e pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é Professor Associado na UFLA e trabalha com ensino de física e ensino inclusivo.

Patrícia Gomes Cardoso, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil.

Possui graduação em Nutrição pela UFV (1997), mestrado em Microbiologia Agrícola pela UFV (2000), doutorado em Microbiologia Agrícola pela UFV (2004), pós-doutorado em Bioquímica e Imunologia pela UFMG (2005) e pelo Victorian AgriBiosciences Centre/Melbourne/Australia (2011). Atualmente é professora da UFLA. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Genética de Microrganismos.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

TAVARES, D. G.; ANTONIO, H. P.; LIBARDI, H.; CARDOSO, P. G. Modelos didáticos como instrumento de inclusão em aulas práticas de microbiologia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–21, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.39531. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39531. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: universidade e inclusão