Uso de rubricas para análise do engajamento discente
experiência com problem-based learning no formato post-holing
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.39841Palavras-chave:
aprendizagem baseada em problemas, avaliação formativa, educação superior, metodologia de ensino, pesquisa qualitativaResumo
Este é um relato de experiência com foco na metodologia problem-based learning (PBL) no formato post-holing. Foi executada durante o período de pandemia da covid-19, o que resultou na sua aplicação no modelo remoto. O principal objetivo desta pesquisa foi empreender uma análise qualitativa e descritiva, por meio de rubricas avaliativas, a respeito do engajamento discente em relação à aplicação do PBL. Para tal, foram desenhadas duas rubricas, as quais foram aplicadas ao final da intervenção com o método PBL. A abordagem metodológica é um estudo de caso analisado microetnograficamente. Através das rubricas desenhadas contextualmente, foi possível acompanhar e avaliar o desempenho dos alunos de forma holística, bem como o seu engajamento dentro do processo de resolução de problemas, mostrando-se um meio eficaz e equânime para observar as habilidades discentes requeridas nessa abordagem metodológica.
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