Construindo alternativas freinetianas no ensino de avaliação educacional
uma experiência no curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41506Palavras-chave:
avaliação educacional, Pedagogia Freinet, organização do trabalho pedagógicoResumo
Neste artigo, nosso objetivo é apresentar e refletir sobre o trabalho pedagógico realizado na disciplina de Avaliação, do curso de Pedagogia, no ano de 2019, fundamentado em uma perspectiva da Pedagogia do Trabalho de Celestin Freinet. O desenvolvimento desse trabalho procurou superar a perspectiva de um ensino retórico e hierarquizado e, no campo da avaliação, buscou-se uma prática não centralizadora. Planejamos o curso pautado nos princípios de cooperação e autonomia de Freinet, através da inserção de instrumentos, como o plano de trabalho individual, que colaborou na autoavaliação, os projetos de estudo coletivo, os ateliês de trabalho e o livro da vida. Houve a parceria com professoras da educação básica que potencializaram o olhar sobre as práticas avaliativas. Como reflexão final, apontamos que as opções dessa experiência se aproximaram do isomorfismo pedagógico, à medida que oportunizamos formas de conhecer e aprender que podem se tornar referências na prática das futuras professoras.
Referências
BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbach de; ANJOS, Daniela Dias dos. A Pedagogia Freinet no ensino superior: em busca de um novo olhar na formação de professores. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 4, p. 92-116, set. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/123. Acesso em: 15 dez. 2021.
BUSCARIOLO, Ana Flávia Valente Teixeira; LIMA, Cinthia Vieira Brum; ANJOS, Daniela Dias dos. Pedagogia Freinet e alfabetização: a potencialidade dos instrumentos desta pedagogia para formar crianças e professores. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 4, p. 117-133, set. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/124. Acesso em: 10 dez. 2021.
CLANCHÉ, Pierre. O texto livre: escrita das crianças. Editorial Estampa: 1977.
ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, abr. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/LzrRLxY6MqFdv5cs8JqRK8z/#. Acesso em: 23 out. 2023.
FREINET, Célestin. Pedagogia do bom senso. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1973a.
FREINET, Célestin. Para uma escola do povo. Lisboa: Presença editorial, 1973b.
FREINET, Célestin. As técnicas Freinet da escola moderna. Lisboa: Lisboa Editorial, 1975.
FREINET, Célestin, Educação pelo trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
FREITAS, Luiz Carlos. Avaliação: para além da “forma escola”. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 20, n. 35, jul./dez. 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Pedagogia Freinet: a atualidade das invariantes pedagógicas. Porto Alegre: Penso, 2012.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.
NIZA, Sérgio. Escritos sobre educação. Lisboa: Tinta-da-China, 2012.
PRADO, Guilherme do Val Toledo; PROENÇA, Heloísa Helena Dias Martins; MUNHOL, Lucianna Magri Melo; GUIDOTTI, Vaniza. Freinet na pedagogia, pedagogia com Freinet: trajetória teórico-metodológica e instrumentos pedagógicos freinetianos. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 4, p. 158-177, set. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/126. Acesso em: 15 dez. 2021.
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Scipione, 1989.
SEGURA, Joaquim. O plano individual de trabalho como instrumento de pilotagem das aprendizagens no ensino superior. Revista da Escola Moderna, ano 5, 1999. 5ª série. Disponível em: https://www.escolamoderna.pt/textos-de-referencia/formacao-inicial-de-professores/. Acesso em: 20 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriana Varani, Ana Flavia Valente Teixeira Buscariolo, Viviani Domingos de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).