Construindo alternativas freinetianas no ensino de avaliação educacional
uma experiência no curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41506Palavras-chave:
avaliação educacional, Pedagogia Freinet, organização do trabalho pedagógicoResumo
Neste artigo, nosso objetivo é apresentar e refletir sobre o trabalho pedagógico realizado na disciplina de Avaliação, do curso de Pedagogia, no ano de 2019, fundamentado em uma perspectiva da Pedagogia do Trabalho de Celestin Freinet. O desenvolvimento desse trabalho procurou superar a perspectiva de um ensino retórico e hierarquizado e, no campo da avaliação, buscou-se uma prática não centralizadora. Planejamos o curso pautado nos princípios de cooperação e autonomia de Freinet, através da inserção de instrumentos, como o plano de trabalho individual, que colaborou na autoavaliação, os projetos de estudo coletivo, os ateliês de trabalho e o livro da vida. Houve a parceria com professoras da educação básica que potencializaram o olhar sobre as práticas avaliativas. Como reflexão final, apontamos que as opções dessa experiência se aproximaram do isomorfismo pedagógico, à medida que oportunizamos formas de conhecer e aprender que podem se tornar referências na prática das futuras professoras.
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