Estudando a sequência de Padovan no Laboratório de Ensino de Matemática
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41558Palavras-chave:
ensino de Matemática, Laboratório de Ensino de Matemática, sequência de PadovanResumo
O presente trabalho trata de um relato de experiência, apresentando uma sequência didática de ensino para o estudo da sequência de Padovan, por meio de sua representação geométrica. A partir disso, tem-se a abordagem metodológica, com base na Engenharia Didática, como metodologia de pesquisa, e na Teoria das Situações Didáticas, como teoria de ensino, permitindo uma investigação dos números de Padovan baseada em suas representações geométricas. Desse modo, tem-se o campo investigativo dos números de Padovan, iniciando com uma discussão dos estudantes, em torno de sequências lineares recorrentes, partindo da sequência de Fibonacci e apresentando a sua relação com a sequência estudada. A produção dos dados ocorreu durante as aulas da disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática, em uma instituição de ensino superior localizada no estado do Ceará. Os resultados foram analisados a partir da proposição de uma situação-problema, com base na Teoria das Situações Didáticas. Assim, foi possível realizar um estudo da sequência de Padovan, permitindo que os estudantes construíssem o conhecimento, perante a representação geométrica desses números. Por fim, é possível observar as experiências dos estudantes com relação à prática realizada, bem como as percepções dos professores.
Downloads
Referências
ALMOULOUD, Saddo A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: UFPR, 2007.
ALVES, Francisco Regis Vieira. Situações Didáticas Olímpicas (SDOs): Ensino de Olimpíadas de Matemática com Arrimo no Software GeoGebra como Recurso na Visualização. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia – Alexandria, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 319-349, mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p319. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2020v13n1p319/43180. Acesso em: 12 jun. 2023.
ALVES, Francisco Regis Vieira. Visualizing the olympic didactic situation (ods): teaching mathematics with support of the geogebra software. Acta Didactica Napocensia, Cluj-Napoca, v. 12, n. 2, p. 97-116, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.24193/adn.12.2.8. Disponível em: http://padi.psiedu.ubbcluj.ro/adn/article_12_2_8.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
ALVES, Francisco Regis Vieira. Fórmula de de Moivre, ou de Binet ou de Lamé: demonstrações e generalidades sobre a sequência generalizada de Fibonacci - SGF. Revista Brasileira de História da Matemática, Campinas, v. 17, n. 1, p. 1-16, nov. 2017. DOI: https://doi.org/10.47976/RBHM2017v17n3301-16. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/36/34. Acesso em: 12 jun. 2023.
ALVES, Francisco Regis Vieira. Transição complexa do Cálculo TCC: Engenharia Didática para as noções de Sequências e Séries de Potências. Educação Matemática em Revista – RS, Rio Grande, v. 1, n. 17, p. 83-97, ago. 2016. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/EMR-RS/article/view/1530/1016. Acesso em: 12 jun. 2023.
BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática, Tradução: Elza F. Gomide. 2. ed. São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2006.
BROUSSEAU, Guy. A etnomatemática e a teoria das situações didáticas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 267-281, dez. 2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/458/384. Acesso em: 12 jun. 2023.
BROUSSEAU, Guy. Les représentations: étude en théorie des situations didactiques. Revue des sciences de l’éducation, Montréal, v. 30, n. 2, p. 241-277, abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.7202/012669ar. Disponível em: https://id.erudit.org/iderudit/012669ar. Acesso em: 12 jun. 2023.
BROUSSEAU, Guy. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en Didactiquedes Mathématiques, Grenoble, v. 7, n. 2, p. 33-115, jul. 1986. Disponível em: https://revue-rdm.com/1986/foundations-and-methods-of-la/. Acesso em: 12 jun. 2023.
BURTON, David. The History of Mathematics: an introduction. New York: McGraw-Hill Companies, 2007.
CORCUFF, Marie-Pascale. Modularity and Proportions in Architecture and their Relevance to a Generative Approach to Architectural Design. Nexus Netw, v. 14, p. 53-73, jan. 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s00004-011-0097-x. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s00004-011-0097-x.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
FERREIRA, Ronaebson de Carvalho. Números Mórficos. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
LABORDE, Colette. A view on subject matter didactics from the left side of the Rhine. Journal für Mathematik-Didaktik (JMD), v. 37, n. 2, mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s13138-015-0082-0. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s13138-015-0082-0. Acesso em: 12 jun. 2023.
LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos. In: Lorenzato, S. Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. Campinas: Autores Associados, p. 3-37, 2009.
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; KIKUCHI, Luzia Maia. O laboratório de Matemática como espaço de formação de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 159, p. 802-829, jul./set. 2018. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5239. Acesso em: 12 jun. 2023.
OLIVEIRA, Kelvin Rafael Rodrigues de. A formação inicial de professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental: desafios e possibilidades da atuação de Licenciandos em Pedagogia e Matemática. 267f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, 2021.
PERRIN-GLORIAN, Marie-Jeanne. L’Ingénierie didactique a l’interface de la recherche avec l’enseignement. Développement de ressources et formation des enseignants. In: Margolinas, C. et al. En amont et en aval des Ingenieries Didactiques, XVe école d’été de didactique des mathématiques, p. 55-74. Paris: La Pensée Sauvage Editions, 2011.
SPINADEL, Vera de; BUITRAGO, Antonia Redondo. Towards van der laan’s plastic number in the plane. Journal for Geometry and Graphics, Innsbruck, v. 13, n. 2, p. 163-175, jul. 2009. Disponível em: https://www.heldermann-verlag.de/jgg/jgg13/j13h2spin.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
VIEIRA, Renata Passos Machado; ALVES, Francisco Regis Vieira. A Sequência de Padovan e o número plástico: uma análise prévia e a priori. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 8, n. 8, p. 1-21, jun. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i8.1212. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1212/988. Acesso em: 12 jun. 2023.
VIEIRA, Renata Passos Machado et al. Uma Exploração da Sequência de Padovan num curso de Licenciatura em Matemática. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 11, n. 4, p. 261-279, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.34624/id.v11i4.10641. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/10641/6971. Acesso em: 12 jun. 2023.
VOET, Caroline; SCHOONJANS, Yves. Benidictine thought as a catalist for 20tm century liturgical space: the motivation behind dom hans van der laan s aesthetic church arquitectury. Proceeding of the 2nd international conference of the Europa Architetural History of Network, p. 255-261, mai./jun. 2012.
ZIERLER, Neal. Linear recurring sequences. Journal of the Society for Industrial and Applied Mathematics, New York, v. 7, n. 1, p. 31-48, 1959. DOI: https://doi.org/10.1137/0107003. Disponível em: https://epubs.siam.org/doi/10.1137/0107003. Acesso em: 12 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renata Passos Machado Vieira, Francisco Regis Vieira Alves, Antônio Almir Bezerra, Paula Maria Machado Cruz Catarino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).