Estudando a sequência de Padovan no Laboratório de Ensino de Matemática

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41558

Palavras-chave:

ensino de Matemática, Laboratório de Ensino de Matemática, sequência de Padovan

Resumo

O presente trabalho trata de um relato de experiência, apresentando uma sequência didática de ensino para o estudo da sequência de Padovan, por meio de sua representação geométrica. A partir disso, tem-se a abordagem metodológica, com base na Engenharia Didática, como metodologia de pesquisa, e na Teoria das Situações Didáticas, como teoria de ensino, permitindo uma investigação dos números de Padovan baseada em suas representações geométricas. Desse modo, tem-se o campo investigativo dos números de Padovan, iniciando com uma discussão dos estudantes, em torno de sequências lineares recorrentes, partindo da sequência de Fibonacci e apresentando a sua relação com a sequência estudada. A produção dos dados ocorreu durante as aulas da disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática, em uma instituição de ensino superior localizada no estado do Ceará. Os resultados foram analisados a partir da proposição de uma situação-problema, com base na Teoria das Situações Didáticas. Assim, foi possível realizar um estudo da sequência de Padovan, permitindo que os estudantes construíssem o conhecimento, perante a representação geométrica desses números. Por fim, é possível observar as experiências dos estudantes com relação à prática realizada, bem como as percepções dos professores.

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Biografia do Autor

Renata Passos Machado Vieira, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutoranda em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Polo UFC). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC – 2011). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE – 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível (2020-2023).

Antônio Almir Bezerra, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE), Fortaleza, CE, Brasil.

Mestre em Matemática (UFC). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE – 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática.

Paula Maria Machado Cruz Catarino, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal.

PhD em Matemática. Professora Associada da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) com habilitação. Investigadora do Centro de Investigação CMAT-UTAD Polo do CMAT da Universidade do Minho e Investigadora do Centro de Investigação CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Atualmente, é membro do Conselho Geral da UTAD.

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Publicado

28-07-2023

Como Citar

VIEIRA, R. P. M.; ALVES, F. R. V.; BEZERRA, A. A.; CATARINO, P. M. M. C. Estudando a sequência de Padovan no Laboratório de Ensino de Matemática: relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–18, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41558. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/41558. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos