Análise da relação entre o afeto e o engajamento ao estudo prévio no ensino multimodal em Fisiologia Médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.43004

Palavras-chave:

atividades interativas, educação em saúde, aprendizado em grupos, afetividade

Resumo

O interesse é fundamental para a aprendizagem e pode ser modulado pelo afeto associado às experiências dentro da sala de aula. Ademais, o interesse na sala de aula pode influenciar a adesão ao estudo prévio fora de sala, necessário no ensino ativo centrado no estudante. O objetivo primário neste trabalho foi analisar o afeto e a preferência de estudantes de Medicina (N=115), após uma unidade didática multimodal que alternou dois métodos ativos de ensino (i.e., aprendizagem baseada em equipes e aulas interativas compostas por avaliações formativas) com palestras convencionais expositivas. O objetivo secundário foi analisar o engajamento ao estudo prévio orientado para os três métodos. Como metodologia teve-se o estudo de caso exploratório, com análise integrada de informações qualitativas e quantitativas. Foram identificados três fatores que podem impactar positivamente o interesse em sala e o engajamento ao estudo prévio: alternar o ensino expositivo e ativo, enfatizar as avaliações formativas e organizar/integrar as provas somativas da grade curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Hohl, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutor em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas. Post-doctoral fellow no Sports Science Institute of South Africa (University of Cape Town). Pós-doutorado no Instituto de Ciências Humanas/Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

João Gabriel Rezende Gomes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2022).

Akinori Cardozo Nagato , Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutor em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Pneumofuncional pela Universidade Castelo Branco. Pesquisador do Centro de Biologia da Reprodução da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Contribuição: análise dos dados, discussão e revisão do artigo

Carlos Alberto Mourão Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutor em Ciências (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo e Pós-doutorado na área de Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Mestre em Ciências Biológicas (Comportamento Animal) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-Graduado em Filosofia pela UFJF. Professor titular do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Alice Belleigoli Rezende, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutora em Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialização em Educação para as Profissões da Saúde pela Universidade Federal do Ceará e Instituto Regional FAIMER Brasil. Professora do Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Juiz de Fora e orientadora do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO).

Referências

ANDREW, Sharon; SALAMONSON, Yenna; HALCOMB, Elizabeth J. Integrating mixed methods data analysis using NVivo: an example examining attrition and persistence of nursing students. International Journal of Multiple Research Approaches, London, v. 2, n. 1, p. 36-43, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.5172/mra.455.2.1.36. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.5172/mra.455.2.1.36. Acesso em: 8 fev. 2023.

BARON, Robert A.; THOMLEY, Jill. A whiff of reality: positive affect as a potential mediator of the effects of pleasant fragrances on task performance and helping. Environment and Behavior, v. 26, n. 6, p. 766-784, 1994. DOI: https://doi.org/10.1177/0013916594266003. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0013916594266003. Acesso em: 8 fev. 2023.

BATHGATE, Meghan; SCHUNN, Christian. The psychological characteristics of experiences that influence science motivation and content knowledge. International Journal of Science Education, London, v. 39, n. 17, p. 2402-2432, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/09500693.2017.1386807. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09500693.2017.1386807. Acesso em: 8 fev. 2023.

BIDDLE, Stuart J. H.; MUTRIE, Nanette. Psychology of physical activity. 2. ed. New York: Taylor and Francis, 2008.

BOLLELA, Valdes Roberto et al. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Revista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e do Hospital das Clínicas da FMRP Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 293-300, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p293-300. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86618. Acesso em: 8 fev. 2023.

COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research methods in education. 7. ed. New York: Routledge, 2011.

CRISPIM, Ana Carla et al. O afeto sob a perspectiva do circumplexo: evidências de validade de construto. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 16, n. 2, p. 145-152, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.15689/AP.2017.1602.04. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712017000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 8 fev. 2023.

DARNELL, Diana K.; KRIEG, Paul A. Student engagement, assessed using heart rate, shows no reset following active learning sessions in lectures. PLOS ONE, v. 14, n. 12, 1 dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0225709. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0225709. Acesso em: 8 fev. 2023.

EKKEKAKIS, Panteleimon. The measurement of affect, mood, and emotion: a guide for health-behavioral research. New York: Cambridge University Press, 2013.

ERNST, Hardy; COLTHORPE, Kay. The efficacy of interactive lecturing for students with diverse science backgrounds. American Journal of Physiology – Advances in Physiology Education, Rockville, v. 31, n. 1, p. 41-44, 2007. DOI: https://doi.org/10.1152/advan.00107.2006. Disponível em: https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/advan.00107.2006. Acesso em: 8 fev. 2023.

FREDRICKS, Jennifer A.; BLUMENFELD, Phyllis C.; PARIS, Alison H. School engagement: potential of the concept, state of the evidence. Review of Educational Research, v. 74, n. 1, p. 59-109, 2004. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543074001059. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/00346543074001059. Acesso em: 19 nov. 2023.

HARDY, Charles J.; REJESKI, W. Jack. Not what, but how one feels: the measurement of affect during exercise. Journal of Sport & Exercise Psychology, v. 11, p. 304-317, 1989. DOI: https://doi.org/10.1123/jsep.11.3.304. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jsep/11/3/article-p304.xml. Acesso em: 8 fev. 2023.

HIDI, Suzanne. Interest: a unique motivational variable. Educational Research Review, v. 1, n. 2, p. 69-82, 2006. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2006.09.001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1747938X06000315?via%3Dihub. Acesso em: 8 fev. 2023.

HUANG, Alice H.; CARROLL, Robert G. Incorporating active learning into a traditional curriculum. Advances in Physiology Education, Rockville, v. 18, n. 1, p. 14-23, 1997. DOI: https://doi.org/10.1152/advances.1997.273.6.S14. Disponível em: https://journals.physiology.org/doi/abs/10.1152/advances.1997.273.6.S14. Acesso em: 8 fev. 2023.

HUSSERL, Edmund. Investigações lógicas: investigações para e fenomenologia e a teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

JENSEN, Jamie L. et al. Investigating strategies for pre-class content learning in a flipped classroom. Journal of Science Education and Technology, v. 27, n. 6, p. 523-535, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10956-018-9740-6. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10956-018-9740-6. Acesso em: 8 fev. 2023.

KHOSHHAL, Khalid I. et al. Exam anxiety in the undergraduate medical students of Taibah University. Medical Teacher, London, v. 39, n. 0, p. S22-S26, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/0142159X.2016.1254749. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0142159X.2016.1254749. Acesso em: 8 fev. 2023.

LUJAN, Heidi L.; DICARLO, Stephen E. Too much teaching, not enough learning: what is the solution? American Physiological Society Journal - Advances in Physiology Education, Rockville, v. 30, n. 1, p. 17-22, 2006. DOI: https://doi.org/10.1152/advan.00061.2005. Disponível em: https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/advan.00061.2005. Acesso em: 10 fev. 2023.

MASLAND, Lindsay; GIZDARSKA, Simona. “Then what am I paying you for?” Student attitudes regarding pre-class activities for the flipped classroom. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, v. 30, n. 2, p. 234-244, 2018. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1185102.pdf. Acesso em: 19 nov. 2023.

MATHESON, Catherine. The educational value and effectiveness of lectures. Clinical Teacher, Oxford, v. 5, n. 4, p. 218-221, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1743-498X.2008.00238.x. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1743-498X.2008.00238.x. Acesso em: 10 fev. 2023.

MILLER, Cynthia J.; MCNEAR, Jacquee; METZ, Michael J. A comparison of traditional and engaging lecture methods in a large, professional-level course. American Physiological Society Journal – Advances in Physiology Education, Rockville, v. 37, n. 4, p. 347-355, 2013. DOI: https://doi.org/10.1152/advan.00050.2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24292912/. Acesso em: 8 fev. 2023

MUIJS, Daniel; REYNOLDS, David. Effective teaching: evidence and practice. 4. ed. London: SAGE Publications, 2018.

O’FLAHERTY, Jacqueline; PHILLIPS, Craig. The use of flipped classrooms in higher education: a scoping review. The Internet and Higher Education, v. 25, p. 85-95, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2015.02.002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1096751615000056?via%3Dihub. Acesso em: 10 fev. 2023.

PETERSON, Daniel J. The flipped classroom improves student achievement and course satisfaction in a statistics course: a quasi-experimental study. Teaching of Psychology, v. 43, n. 1, p. 10-15, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0098628315620063. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0098628315620063. Acesso em: 10 fev. 2023.

POEPPELMAN, Rachel Stork et al. A narrative review and novel framework for application of team-based learning in Graduate Medical Education. Journal of Graduate Medical Education, v. 8, n. 4, p. 510-517, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.4300/JGME-D-15-00516.1. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/jgme/article/8/4/510/117403/A-Narrative-Review-and-Novel-Framework-for. Acesso em: 10 fev. 2023.

POSNER, Jonathan; RUSSEL, James A.; PETERSON, Bradley S. The circumplex model of affect: an integrative approach to affective neuroscience, cognitive development, and psychopathology. Development and Psychopathology, Cambridge, v. 17, n. 3, p. 715-734, 2005. DOI: https://doi.org/10.1017/S0954579405050340. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/development-and-psychopathology/article/abs/circumplex-model-of-affect-an-integrative-approach-to-affective-neuroscience-cognitive-development-and-psychopathology/9CC3D0529BCFA03A4C116FD91918D06B. Acesso em: 10 fev. 2023.

RENNINGER, K. Ann. Individual interest and its implications for understanding intrinsic motivation. In: SANSONE, Carol; HARACKIEWICZ, Judith M. (org.). Intrinsic motivation: controversies and new directions. San Diego: Academic Press, 2000. p. 373-404.

RENNINGER, K. Ann; BACHRACH, Jessica E. Studying triggers for interest and engagement using observational methods. Educational Psychologist, London, v. 50, n. 1, p. 58-69, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/00461520.2014.999920. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00461520.2014.999920. Acesso em: 10 fev. 2023.

RENNINGER, K. Ann; HIDI, Suzanne. The power of interest for motivation and engagement. Abingdon, UK: Routledge, 2015. v. 0.

REZENDE, Alice B. et al. Comparison of team-based learning versus traditional lectures in Neuroanatomy: medical student knowledge and satisfaction. Anatomical Sciences Education, v. 13, n. 5, p. 591-601, 2020. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1926. Disponível em: https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ase.1926. Acesso em: 8 fev. 2023.

RICHARDSON, Daniel. Don’t dump the didactic lecture; fix it. American Physiological Society Journal – Advances in Physiology Education, Rockville, v. 32, n. 1, p. 23-24, 2008. DOI: https://doi.org/10.1152/advan.00048.2007. Disponível em: https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/advan.00048.2007. Acesso em: 8 fev. 2023.

RUSSELL, James A. A circumplex model of affect. Journal of Personality and Social Psychology, v. 39, n. 6, p. 1161-1178, 1980. DOI: https://doi.org/10.1037/h0077714. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fh0077714. Acesso em: 19 nov. 2023.

RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 68-78, 2000. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.68. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2F0003-066X.55.1.68. Acesso em: 8 fev. 2023.

SHARMA, Anita et al. Understanding the early effects of team-based learning on student accountability and engagement using a three session TBL pilot. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, v. 9, n. 5, p. 802-807, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cptl.2017.05.024. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S187712971630096X?via%3Dihub. Acesso em: 8 fev. 2023.

SILVERTHORN, Dee Unglab. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

STIGGINS, Rick; POPHAM, W. James. Assessing Students’ Affect Relates to Assessment for learning. Washington, DC: The Council of Chief State School Officers (CCSSO), 2004.

VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

24-11-2023

Como Citar

HOHL, R.; GOMES, J. G. R.; NAGATO , A. C.; MOURÃO JÚNIOR, C. A.; REZENDE, A. B. Análise da relação entre o afeto e o engajamento ao estudo prévio no ensino multimodal em Fisiologia Médica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–25, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.43004. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/43004. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos