Análise da relação entre o afeto e o engajamento ao estudo prévio no ensino multimodal em Fisiologia Médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.43004

Palavras-chave:

atividades interativas, educação em saúde, aprendizado em grupos, afetividade

Resumo

O interesse é fundamental para a aprendizagem e pode ser modulado pelo afeto associado às experiências dentro da sala de aula. Ademais, o interesse na sala de aula pode influenciar a adesão ao estudo prévio fora de sala, necessário no ensino ativo centrado no estudante. O objetivo primário neste trabalho foi analisar o afeto e a preferência de estudantes de Medicina (N=115), após uma unidade didática multimodal que alternou dois métodos ativos de ensino (i.e., aprendizagem baseada em equipes e aulas interativas compostas por avaliações formativas) com palestras convencionais expositivas. O objetivo secundário foi analisar o engajamento ao estudo prévio orientado para os três métodos. Como metodologia teve-se o estudo de caso exploratório, com análise integrada de informações qualitativas e quantitativas. Foram identificados três fatores que podem impactar positivamente o interesse em sala e o engajamento ao estudo prévio: alternar o ensino expositivo e ativo, enfatizar as avaliações formativas e organizar/integrar as provas somativas da grade curricular.

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Biografia do Autor

Rodrigo Hohl, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutor em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas. Post-doctoral fellow no Sports Science Institute of South Africa (University of Cape Town). Pós-doutorado no Instituto de Ciências Humanas/Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

João Gabriel Rezende Gomes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2022).

Akinori Cardozo Nagato , Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutor em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Pneumofuncional pela Universidade Castelo Branco. Pesquisador do Centro de Biologia da Reprodução da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Contribuição: análise dos dados, discussão e revisão do artigo

Carlos Alberto Mourão Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutor em Ciências (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo e Pós-doutorado na área de Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Mestre em Ciências Biológicas (Comportamento Animal) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-Graduado em Filosofia pela UFJF. Professor titular do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Alice Belleigoli Rezende, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutora em Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialização em Educação para as Profissões da Saúde pela Universidade Federal do Ceará e Instituto Regional FAIMER Brasil. Professora do Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Juiz de Fora e orientadora do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO).

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Publicado

24-11-2023

Como Citar

HOHL, R.; GOMES, J. G. R.; NAGATO , A. C.; MOURÃO JÚNIOR, C. A.; REZENDE, A. B. Análise da relação entre o afeto e o engajamento ao estudo prévio no ensino multimodal em Fisiologia Médica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–25, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.43004. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/43004. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos