Ser professor no ensino superior
o início da docência em uma universidade pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.45637Palavras-chave:
docência universitária, cotidiano docente, professor iniciante, ensino superiorResumo
Este artigo visa a apresentar resultados de uma pesquisa com foco no docente em início de carreira. O objetivo geral foi conhecer e analisar os dizeres dos professores do ensino superior sobre seu início de carreira em uma instituição pública. Para atingir o objetivo geral definimos como objetivos específicos: destacar elementos que influenciaram os sujeitos da pesquisa na decisão de se tornarem professores universitários; identificar as expectativas, dificuldades e desafios do docente universitário em início de carreira; verificar e analisar as perspectivas dos sujeitos da pesquisa quanto às suas necessidades formativas e evolução da sua trajetória docente. O referencial teórico foi alicerçado em estudos sobre docência universitária, saberes docentes e prática reflexiva. O percurso metodológico está fundamentado na abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa são onze docentes de diferentes áreas, com até três anos de experiência no magistério superior. As análises dos dados foram baseadas nos princípios da análise de conteúdo e seguindo as orientações da técnica da categorização. Os resultados permitiram identificar que, para a maioria dos professores participantes do estudo, o interesse pela pesquisa teve grande influência na escolha pela profissão; suas principais dificuldades estão ligadas às questões didático-pedagógicas e aos impasses na relação professor-aluno; e reconhecem a necessidade de uma formação pedagógica que contribua para a melhora das práticas em sala de aula e para despertar o interesse dos alunos. A pesquisa contribui para os estudos sobre docência universitária e nos leva a considerar a necessidade de iniciativas institucionais de apoio à inserção profissional.
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