Ser professor no ensino superior

o início da docência em uma universidade pública brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.45637

Palavras-chave:

docência universitária, cotidiano docente, professor iniciante, ensino superior

Resumo

Este artigo visa a apresentar resultados de uma pesquisa com foco no docente em início de carreira. O objetivo geral foi conhecer e analisar os dizeres dos professores do ensino superior sobre seu início de carreira em uma instituição pública.  Para atingir o objetivo geral definimos como objetivos específicos: destacar elementos que influenciaram os sujeitos da pesquisa na decisão de se tornarem professores universitários; identificar as expectativas, dificuldades e desafios do docente universitário em início de carreira; verificar e analisar as perspectivas dos sujeitos da pesquisa quanto às suas necessidades formativas e evolução da sua trajetória docente. O referencial teórico foi alicerçado em estudos sobre docência universitária, saberes docentes e prática reflexiva. O percurso metodológico está fundamentado na abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa são onze docentes de diferentes áreas, com até três anos de experiência no magistério superior. As análises dos dados foram baseadas nos princípios da análise de conteúdo e seguindo as orientações da técnica da categorização. Os resultados permitiram identificar que, para a maioria dos professores participantes do estudo, o interesse pela pesquisa teve grande influência na escolha pela profissão; suas principais dificuldades estão ligadas às questões didático-pedagógicas e aos impasses na relação professor-aluno; e reconhecem a necessidade de uma formação pedagógica que contribua para a melhora das práticas em sala de aula e para despertar o interesse dos alunos. A pesquisa contribui para os estudos sobre docência universitária e nos leva a considerar a necessidade de iniciativas institucionais de apoio à inserção profissional.

Biografia do Autor

  • Regina Lima Andrade Gonçallo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil.

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Mestre em Educação pela UFTM. Licenciada em Letras Português/Inglês e em Pedagogia. Técnica em Assuntos Educacionais na UFTM.

  • Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil.

    Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Doutora em Educação pela PUC/SP. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem – Forproca/CNPq.

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Publicado

18-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ser professor no ensino superior: o início da docência em uma universidade pública brasileira. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–19, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.45637. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/45637. Acesso em: 22 dez. 2024.