Anatomia Vegetal na perspectiva dos alunos de ensino superior do curso de Ciências Biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.45706

Palavras-chave:

Botânica, ensino-aprendizado, percepção dos discentes

Resumo

A Anatomia Vegetal estuda as partes internas das plantas, assumindo caráter interdisciplinar para enriquecer suas pesquisas. No âmbito acadêmico, frequentemente apresenta-se como uma disciplina difícil e desestimulante. Desta forma, investigamos a percepção dos licenciandos em Ciências Biológicas da FECLI/UECE sobre Anatomia Vegetal. O entendimento da Anatomia Vegetal foi considerado relevante, importante e com abordagem interdisciplinar pelos participantes. Todavia, eles destacaram como aspecto negativo a elevada especificidade dos termos nomenclaturais e a carga horária limitada para o conteúdo. A forma de ensino de maior aprendizagem foram as aulas práticas, e a revisão dos conteúdos foi mencionada como um método de estudo em casa. Dentre os temas estudados, o conteúdo de anatomia foliar foi citado, simultaneamente, como um dos assuntos mais fáceis e um dos mais difíceis. Isso mostra uma aprendizagem fragmentada de conceitos em certos pontos do conteúdo e nos faz refletir sobre as metodologias que visam o ensino-aprendizado mais significativo.

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Biografia do Autor

Jaiane Maria Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Areia, PB, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Biodiversidade pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Renata Fernandes de Matos, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Cariri. Mestra e doutora em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com ênfase em Genética e Melhoramento de Plantas. Professora adjunta do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus do Pici.

Tânia Maria de Sousa França, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu, CE, Brasil.

Graduada em Serviço Social (UECE) e Pedagogia (METODISTA). Especialista em Dinâmicas Grupais na Escola e na Empresa (UNIFOR) e em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (UnB). Mestra e doutora em Educação pela UECE, com foco na formação de professores. Professora adjunta do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, da UECE.

Priscila Andressa Cortez, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil.

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Mestra e doutora em Biologia Vegetal pela UNICAMP. Técnica em Microscopia Eletrônica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Bruno Edson-Chaves, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu, CE, Brasil.

Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Ciências Biológicas/Botânica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, da UECE.

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

SILVA, J. M.; MATOS, R. F. de; FRANÇA, T. M. de S.; CORTEZ, P. A.; EDSON-CHAVES, B. Anatomia Vegetal na perspectiva dos alunos de ensino superior do curso de Ciências Biológicas. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–24, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.45706. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/45706. Acesso em: 2 maio. 2024.

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