Anatomia Vegetal na perspectiva dos alunos de ensino superior do curso de Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.45706Palavras-chave:
Botânica, ensino-aprendizado, percepção dos discentesResumo
A Anatomia Vegetal estuda as partes internas das plantas, assumindo caráter interdisciplinar para enriquecer suas pesquisas. No âmbito acadêmico, frequentemente apresenta-se como uma disciplina difícil e desestimulante. Desta forma, investigamos a percepção dos licenciandos em Ciências Biológicas da FECLI/UECE sobre Anatomia Vegetal. O entendimento da Anatomia Vegetal foi considerado relevante, importante e com abordagem interdisciplinar pelos participantes. Todavia, eles destacaram como aspecto negativo a elevada especificidade dos termos nomenclaturais e a carga horária limitada para o conteúdo. A forma de ensino de maior aprendizagem foram as aulas práticas, e a revisão dos conteúdos foi mencionada como um método de estudo em casa. Dentre os temas estudados, o conteúdo de anatomia foliar foi citado, simultaneamente, como um dos assuntos mais fáceis e um dos mais difíceis. Isso mostra uma aprendizagem fragmentada de conceitos em certos pontos do conteúdo e nos faz refletir sobre as metodologias que visam o ensino-aprendizado mais significativo.
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