O cotidiano de educandos trabalhado na prática educativa de professores de biologia
Resumo
Esta pesquisa centra-se na investigação do pensamento e prática de professores de Biologia do Ensino Médio sobre o conceito e a abordagem do cotidiano na prática pedagógica. Objetivou-se entender de que maneira o professor de Biologia aborda a vida cotidiana em sala de aula; identificar a concepção de cotidiano dos professores de Biologia; analisar as estratégias me todológicas utilizadas pelos professores para trabalhar com o cotidiano do aluno em sala de aula e identificar as principais temáticas priorizadas pelos educadores ao abordar a vida cotidiana de educandos. Para isso, realizamos entrevistas semi-estruturadas com 8 professores de 4 escolas de uma cidade do interior do estado de São Paulo-Brasil e observamos aulas de 4 desses professores durante um semestre letivo. Como síntese, pode-se verificar que apesar de preconizada a abordagem do cotidiano nos documentos oficiais esse ainda é trabalhado pelo professor nas escolas de maneira bastante limitada. Uma das causas mais determinantes decorre da idéia equivocada do professor de que, ao discutir situações cotidianas, estão deixando de lado o desenvolvimento do conhecimento científico em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.