Ensinar e praticar saúde mental em sala de aula

monitoria de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.46520

Palavras-chave:

monitoria, saúde mental, relato de experiência

Resumo

No contexto de retorno às atividades presenciais, após o enfrentamento das medidas de contenção da crise sanitária da covid-19, o presente texto registra o relato de experiência de monitoria de graduação na disciplina de Psicologia da Educação, com ênfase em saúde mental em comunidades educativas. O objetivo deste artigo é contribuir para a produção de saberes pedagógicos que tenham em seu escopo a promoção de saúde mental dentro das comunidades educativas, visando a possibilidade de alunos de licenciaturas serem agentes de promoção de saúde mental em suas práticas docentes. Uma das peculiaridades deste estudo é que ele apresenta as demandas em saúde mental vivenciadas pelos alunos da disciplina acompanhada e pela aluna-autora. Para a produção deste documento, foi feita uma descrição das atividades realizadas em sala de aula durante as ações de monitoria de ensino, com o registro a partir de anotações feitas em diário de campo. A análise permite evidenciar que práticas pedagógicas e curriculares em sala de aula, tendo como pano de fundo a promoção de saúde mental no âmbito escolar-universitário, podem gerar vínculos e propiciar ambientes seguros de aprendizagem, mesmo após um período de grandes instabilidades, como ocorreu durante a pandemia.

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Biografia do Autor

Aline de Jesus Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mãe da Heloísa Lara, 3 anos. Estudante de graduação em Pedagogia, com formação complementar em Educação Social, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista da Prograd pelo Programa Monitoria de Graduação (PMG). Extensionista pelo Grupo "Território Educação e Cidadania". Extensionista do Projeto Atenção Integral pós-covid e pós-terapia intensiva da Faculdade de Medicina da UFMG.

Luiz Paulo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Psicologia. Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência. Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Desenvolve pesquisas sobre representações sociais, identidade e saúde mental em comunidades educativas.

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Publicado

19-03-2024

Como Citar

CHAVES, A. de J.; RIBEIRO, L. P. Ensinar e praticar saúde mental em sala de aula: monitoria de graduação. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–17, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.46520. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/46520. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos