Ensinar e praticar saúde mental em sala de aula

monitoria de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.46520

Palavras-chave:

monitoria, saúde mental, relato de experiência

Resumo

No contexto de retorno às atividades presenciais, após o enfrentamento das medidas de contenção da crise sanitária da covid-19, o presente texto registra o relato de experiência de monitoria de graduação na disciplina de Psicologia da Educação, com ênfase em saúde mental em comunidades educativas. O objetivo deste artigo é contribuir para a produção de saberes pedagógicos que tenham em seu escopo a promoção de saúde mental dentro das comunidades educativas, visando a possibilidade de alunos de licenciaturas serem agentes de promoção de saúde mental em suas práticas docentes. Uma das peculiaridades deste estudo é que ele apresenta as demandas em saúde mental vivenciadas pelos alunos da disciplina acompanhada e pela aluna-autora. Para a produção deste documento, foi feita uma descrição das atividades realizadas em sala de aula durante as ações de monitoria de ensino, com o registro a partir de anotações feitas em diário de campo. A análise permite evidenciar que práticas pedagógicas e curriculares em sala de aula, tendo como pano de fundo a promoção de saúde mental no âmbito escolar-universitário, podem gerar vínculos e propiciar ambientes seguros de aprendizagem, mesmo após um período de grandes instabilidades, como ocorreu durante a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Jesus Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mãe da Heloísa Lara, 3 anos. Estudante de graduação em Pedagogia, com formação complementar em Educação Social, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista da Prograd pelo Programa Monitoria de Graduação (PMG). Extensionista pelo Grupo "Território Educação e Cidadania". Extensionista do Projeto Atenção Integral pós-covid e pós-terapia intensiva da Faculdade de Medicina da UFMG.

Luiz Paulo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Psicologia. Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência. Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Desenvolve pesquisas sobre representações sociais, identidade e saúde mental em comunidades educativas.

Referências

ACSELRAD, Marcio; TAVARES, Davi Barros. A medicalização do sofrimento psíquico na cultura do hiperconsumo. Fractal: Revista de Psicologia, [S. l.], v. 34, e5825, p. 1-10, 2022. DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/5825. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5825. Acesso em: 19 dez. 2022.

ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. O papel da escola na educação e prevenção em saúde mental. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 112-119, 1998. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71281998000100015. Acesso em: 28 out. 2022.

AZEVEDO, Luciana Jaramillo Caruso de. Considerações sobre a medicalização: uma perspectiva cultural contemporânea. Revista CES Psicologia, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 1-12, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/cesp/v11n2/2011-3080-cesp-11-02-00001.pdf. Acesso em: 8 nov. 2023.

AZEVEDO, Luciana Jaramillo Caruso de; FÉRES-CARNEIRO, Terezinha. A cultura medicalizante e os processos transgeracionais. Revista CES Psicologia, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 141-150, 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/cesp/v12n2/2011-3080-cesp-12-02-141.pdf. Acesso em: 8 nov. 2023.

BLASZKO, Caroline Elizabel; CLARO, Ana Lúcia de Araujo; UJIIE, Nájela Tavares. A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários. Educação & Formação, [S. l.], v. 6, n. 2, e3908, 2021. DOI: HTTPS://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.3908. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3908. Acesso em: 8 nov. 2023. .

BRASIL, LEI nº 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm.

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO - DECAE. Programa Monitoria de Graduação: a pesquisa como alicerce da docência 2022/2023. Belo Horizonte, UFMG. 2022.

DIAS, Welington. Jardim Mandala: um espaço alternativo em diálogo com a ciência, a arte, os saberes tradicionais e a espiritualidade. Orientadora: Conceição Clarete Xavier Travalha. 2022. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/44796. Acesso em: 13 jun. 2023.

FRANCES, Allen. Transformamos problemas cotidianos em transtornos mentais. [S. I.]: El País, 2014. Entrevista concedida à Milagros Pérez Oliva. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/09/26/sociedad/1411730295_336861.html. Acesso em: 28 out. 2022.

HOOKS, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.

LÓPEZ, Mariana Beatriz; DRIVET, Leandro. Salud mental de niños, niñas y adolescentes argentinos, y pandemia por COVID-19: factores de riesgo y lecciones aprendidas. Revista Psicodebate: Psicologia, Cultura y Sociedad, Buenos Aires, v. 23, n. 1, p. 64-81, jun. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.18682/pd.v23i1.7020. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2451-66002023000100064&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 7 nov. 2023.

MARTINS, Gilberto Andrade. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisa no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 8-18, jan./abr. 2008.

NATÁRIO, Elisete Gomes; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Programa de monitores para ensino superior. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 27, n. 3, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/VNy8x9W5st93VFJ7Lcs9RjP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 dez. 2022.

ORREGO-TAPIA, Vanessa. Educación remota y salud mental docente en tiempos de COVID-19. Revista de Estudios y Experiencias en Educación: REXE, Santiago, v. 21, n. 45, p. 12-29, abr. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.21703/0718-5162.v21.n45.2022.001. Disponível em: https://revistas.ucsc.cl/index.php/rexe/article/view/1094/881. Acesso em: 7 nov. 2023.

ROJAS-ANDRADE, Rodrigo Miguel. Salud Mental en comunidades educativas. Ediciones Universidad Academia de Humanismo Cristiano, 2020.

SAHÃO, Fernanda Torres; KIENEN, Nádia. Adaptação e saúde mental do estudante universitário: revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, [S. I.], v. 25, e224238, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392021224238. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/tdnsrZFwKyb53nvNZG79p9n/?lang=pt. Acesso em: 7 nov. 2023.

SILVA, Samuel Araujo Gomes da. Nós que mudamos, eles não: a importância do suporte familiar, da idade e do gênero na análise do desenvolvimento da identidade sexual e da saúde mental de lésbicas, gays e bissexuais em Minas Gerais. Faculdade de Ciências Econômicas. UFMG. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/38600. Acesso em: 1 dez. 2022.

SPAZZIANI, Maria de Lourdes. A saúde na escola: da medicalização à perspectiva da psicologia histórico-cultural. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 3, n. 1, p. 41-62, 2001. Disponível em: https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:0168-ssoar-105241. Acesso em: 19 mar. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE. Resolução 02/2020, de 9 de julho de 2020. Belo Horizonte: UFMG, 2020. Disponível em: https://www2.ufmg.br/sods/Sods/CEPE/Documentos/Resolucoes-Comuns. Acesso em: 8 nov. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Análise da retenção das atividades acadêmicas curriculares ofertadas e da evasão dos cursos sediados na Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação. Belo Horizonte: UFMG, 2021. Disponível em: https://www.ufmg.br/prograd/arquivos/relatorios/2021/Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.

Downloads

Publicado

19-03-2024

Como Citar

CHAVES, A. de J.; RIBEIRO, L. P. Ensinar e praticar saúde mental em sala de aula: monitoria de graduação. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–17, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.46520. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/46520. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos