v. 14 (2024)

					Visualizar v. 14 (2024)
Publicado: 23-01-2024

Editorial

  • A Revista Docência do Ensino Superior sob três perspectivas lutas, aprendizados e conquistas

    Isabela Cristina Passos e Possas, Patrícia Nascimento Silva, Lara de Lima Campos
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.56435
  • Expediente

    Equipe Editorial
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.56514

Entrevistas seção especial: Democracia e ensino na Universidade: 60 anos após o golpe de 1964

  • A influência das ditaduras militares no ensino universitário o olhar da professora Elisa Lucarelli

    Elisa Angela Lucarelli, Juliana Santos da Conceição, Felipe Andres Zurita Garrido
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.54815
  • Entrevista com Maria Isabel da Cunha trajetória pessoal e profissional durante a ditadura militar

    Maria Isabel da Cunha, Maria Antonia Ramos de Azevedo
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.52890
  • Universidade, ensino de História e ditadura militar sob o olhar de Rodrigo Patto Sá Motta

    Rodrigo Patto Sá Motta, Luisa Teixeira Andrade, Alessandra Soares Santos
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.55042
  • Educação popular e ditadura militar desafios e perspectivas para a docência no ensino superior em uma entrevista com Juarez Dayrell

    Juarez Tarcisio Dayrell, Geraldo Magela Pereira Leão, João Paulo Mariano Domingues, Lorena Trigueiro Rocha
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.53790
  • No caminho da máquina, a universidade história, memória, ditadura e o ensino superior no Brasil

    Heloisa Maria Murgel Starling, Daniel Santos Braga, Marjory dos Santos Muniz
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.54177
  • Docência e extensão universitária pensar a ditadura e os desafios ao regime democrático no campo informacional

    Maria Guiomar da Cunha Frota, Patrícia Nascimento Silva, Patrícia Carla Oliveira Carneiro Silva
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.53783

Seção especial: Democracia e ensino na Universidade: 60 anos após o golpe de 1964

Artigos

  • A institucionalização do Trabalho de Conclusão de Curso em 20 anos do curso de Música da UFMS

    Mauro Juarez Fernandes, Jorge Augusto Mendes Geraldo
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.51284
  • Ventanias e o esperançar currículo e avaliação na formação docente em tempos de ensino remoto emergencial

    Shirlei Rezende Sales, Bruna de Oliveira Gonçalves
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.51810
  • Um diálogo nas licenciaturas sobre fanzinagem e suas potencialidades educativas relato de experiência extensionista

    Jéssyka Melgaço Rodrigues, Raimunda Aline Djanira Freire Marques, Erika Freitas Mota, Raquel Crosara Maia Leite
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.49453
  • Reconhecimento macroscópico da estrutura dos tecidos prática introdutória para cursos na área da saúde

    Flavia Sant’Anna Rios, Melissa Spindola Estevam, Lúcia Sanguino Canteri
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.39349
  • Avaliação acadêmica e modificação do regulamento de incentivos em uma universidade pública inconformidades e resistência docente

    César Silva Montes, Hugo Manuel Camarillo Hinojoza
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48512
  • Aprendizagem, desempenho e satisfação de discentes no ensino remoto percepções e vivências da pandemia

    Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino, Clayton Robson Moreira da Silva, Joelma Leite Castelo, Mônica Aparecida Ferreira, Ruth de Lima Pereira, Alexandra Alencar Siebra
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48452
  • Por detrás das cortinas abordagem metodológica de botânica no ensino superior em atos

    Paula Amanda Santiago do Nascimento, Antonia Railene de Souza Rodrigues, Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros, Lydia Dayanne Maia Pantoja, Roselita Maria de Souza Mendes, Bruno Edson-Chaves
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48371
  • Divulgação Científica em atividades desenvolvidas nos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza análise dos estudos brasileiros

    Michelle Budke Costa, Fernanda Azevedo Veneu, Marcelo Borges Rocha
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.47583
  • A utilização do Arco de Maguerez como ferramenta metodológica em educação na saúde revisão de escopo

    Luana Araújo Moreira, José Antonio da Silva Júnior, Thales Allyrio Araújo de Medeiros Fernandes, Joao Lucas de Paiva Paulino, Ellany Gurgel Cosme do Nascimento
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.46778
  • Docência e formação continuada no ensino superior experiências em uma universidade federal no Brasil

    Michelha Vaz Pedrosa, Josiléia Curty de Oliveira, Isabella Vilhena Freire Martins
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.51070
  • Práticas avaliativas na disciplina de Anatomia Humana o que os professores têm feito?

    Mayra Aparecida Côrtes, Rafaela Franco Moreira, Manira Perfeito Ramos da Silva, Flavio César Vieira Valentim, Gilberto Santos Cerqueira, Renata de Sousa Alves
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.45980
  • Saúde mental na comunidade em histórias em quadrinhos relato de experiência no estágio de docência

    Caroline Magna de Oliveira Costa, Verônica de Medeiros Alves, Yanna Cristina Moraes Lira Nascimento
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48743
  • O impacto das tecnologias no ensino de Cálculo Diferencial e Integral panorama de pesquisas educacionais no Brasil

    Tatiane Goulart Coelho, Leandro Blass
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48471
  • O ensino de ciências na pós-graduação em Educação fazer docência com outras territorialidades e múltiplas pedagogias

    Fábio Pessoa Vieira
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48391
  • Portfólio acadêmico um método de reflexão acerca da prática médica em um momento pandêmico

    João Pedro Souza Medeiros, Narciso DiLorenzo Machado Dias, Danúsia Cardoso Lago, Joana Trengrouse Laignier de Souza, Fernanda Khouri Barreto
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.47944
  • Preceptoria remota em puericultura os desafios da clínica no contexto tecnológico

    Devani Ferreira Pires, Paula Fernanda Brandão Batista dos Santos, Marcelo Viana da Costa
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.51314
  • Ensinar e praticar saúde mental em sala de aula monitoria de graduação

    Aline de Jesus Chaves, Luiz Paulo Ribeiro
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.46520
  • Flipped classroom adaptada ao ensino presencial e remoto estudo de caso no ensino de química

    Everlane Ferreira Moura, Wannise de Santana Lima
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48821
  • Análise das crenças de autoeficácia de tutores da educação a distância

    Raquel Tiemi Masuda Mareco, Camélia Santina Murgo
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48507
  • Formação continuada de professores/as do campo no Programa Escola da Terra da UFAM

    Érica de Souza e Souza, Gabriel Rodrigues do Nascimento, Heloisa da Silva Borges
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48435
  • Serviço de vacinação no curso de graduação em Farmácia relato de experiência

    Carlos Eduardo de Oliveira Pereira, Michelle Cançado Araújo Barros, Eduardo Henrique Ferreira Bambirra, Clarice Chemello
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48237
  • Novos cursos de graduação em Medicina no Brasil percepção de estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul

    Graciela Soares Fonsêca, Amanda Boff, Leonardo Félix Corezzolla, Simone Rennó Junqueira
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.47245
  • Formação do pós-graduando para docência na educação superior um campo científico específico de saberes

    Yuna Lélis Beleza Lopes, Márcia Mendes Ruiz Cantano, Noeli Prestes Padilha Rivas
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.46537

Entrevistas

  • Professora universitária negra e trans entrevista com Feibriss Cassilhas

    Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro, Feibriss Henrique Meneghelli Cassilhas, Bruna Lopes Couto
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.46953

Resumos de dissertações e de teses