Formação do pós-graduando para docência na educação superior
um campo científico específico de saberes
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.46537Palavras-chave:
formação para a docência, formação didático-pedagógica, saberes específicos, docência universitáriaResumo
Este ensaio visa reflexões destinadas à formação do futuro docente universitário – no caso, estudantes de pós-graduação – e à construção de espaços que garantam a formação didático-pedagógica desses sujeitos. Existem especificidades para o exercício da docência e, quando são desconhecidas ou negadas, afetam de algum modo a formação dos estudantes de graduação e de pós-graduação. Construído coletivamente, este trabalho resulta de atitude investigativa, leituras e reflexões em torno da relevância da formação adequada dos pós-graduandos, que poderão ser futuros professores do ensino superior, e em torno de se os docentes formadores desses estudantes têm conhecimento das especificidades e saberes para o trabalho docente. De modo introdutório, salienta a respeito dos processos de formação pedagógica aos alunos de pós-graduação para a docência universitária. Na sequência, explora-se a questão dos saberes específicos da docência que superam a instrumentalidade técnica. Com breves considerações, destaca-se a relevância de políticas públicas e institucionais de formação para a docência universitária, uma vez que a legislação não preconiza os conhecimentos especificadamente pedagógicos para o exercício docente no ensino superior. Ainda, advoga-se por uma atuação docente no ambiente acadêmico que se instrumentalize de alternativas que valorizem a complexidade da ação docente, sempre intencional. Reconhece-se a existência de um campo científico de saberes pensar responsavelmente a formação atual dos pós-graduandos, futuros professores universitários.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Marta Mateus de. Formação pedagógica e desenvolvimento profissional no ensino superior: perspectivas de docentes. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 22 p. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/w9kxXS9dRXfMg6sqfc3nVxv/?lang=pt. Acesso em: 18 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250008
ALMEIDA Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, v. 27, n. 2, p. 7-31, 2014. Disponível em: https://www2.uepg.br/programa-des/wp-content/uploads/sites/32/2019/08/Almeida-Pimenta.pdf. Acesso em: 24 mai. 2021.
ALMEIDA Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. A construção da pedagogia universitária no âmbito da Universidade de São Paulo. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA. Maria Isabel de (org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 19-43.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2015. p. 67-100.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Processos formativos de docentes universitários: aspectos teóricos e práticos. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA. Maria Isabel de (org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 44-74.
APPLE, Michael William. A luta pela democracia na educação crítica. Revista e-Curriculum, Campinas – SP, v. 15, n. 4, p. 894-926, out./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/35530. Acesso em: 11 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jul. 2021.
CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/n5nc4mHY9N9vQpn4tM5hXzj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300002
CORRÊA, Adriana Catia; BÓGUS, Cláudia Maria; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; COELHO, Lia de Alencar; DANTAS, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho; RIVAS, Noeli Prestes Padilha; LIGUORI NETO, Raphael; JOÃO, Sílvia Maria Amado; HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos; PÜSCHEL, Vilanice Alves de Araújo; IAMAMOTO, Yassuko. Formação pedagógica do professor universitário: reflexões a partir de uma experiência. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA. Maria Isabel de (org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 75-100.
CUNHA, Maria Isabel da. A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum. Educar em Revista, Curitiba – PR, v. 35, n. 75, p. 121-133, mai./jun. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/YY88sMpFQqKq8gMsd8XwPpR/?lang=pt. Acesso em: 19 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.67029
CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, Porto Alegre – RS, v. 41, n. 1, p. 6-11, jan./abr. 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29725. Acesso em: 24 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29725
CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa. In: CUNHA, M. I. (org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2010. p. 19-34.
CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Rev. Educação Unisinos, São Leopoldo – RS, v. 12, n. 3, p. 182-186, dez. 2008. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/5324/2570. Acesso em: 5 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.20083.03
CUNHA, Maria Isabel da. A universidade: desafios políticos e epistemológicos. In: CUNHA, Maria Isabel da (org.). Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006. p. 13-29.
FÁVERO, Altair Alberto; BECHI, Diego. A subjetivação capitalista enquanto mecanismo de precarização do trabalho docente na educação superior. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Porto – Portugal, v. 28, n. 13, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338700864_A_subjetivacao_capitalista_enquanto_mecanismo_de_precarizacao_do_trabalho_docente_na_educacao_superior. Acesso em: 13 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4891
LEVINSKI, Eliara Zavieruka; CORREA, Carina Tramontina.; MATTOS, Miriam. Docência Universitária: O Planejamento da Disciplina e a Organização da aula. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; ODI, Leandro Carlos (org.). Docência Universitária: Pressupostos Teóricos e Perspectivas Didáticas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015. p. 207-221.
PACHECO, José Augusto. Currículo: entre teorias e métodos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo – SP, v. 39, n. 137, p. 383-400, mai./ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/jbZsTv3hJLzp9hHcG9ngxDK/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 7 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000200004
PARO, Vitor Henrique. Professor: artesão ou operário? São Paulo: Cortez, 2018. 141 p.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade do Século XXI: para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. Revista Educação, Sociedade & Culturas, Porto – Portugal, nº 23, p. 137-202, 2005. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/bss/documentos/auniversidadedosecXXI.pdf. Acesso em: 17 mai. 2021.
SAVIANI, Demerval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M.; SILVA JÚNIOR, C. (org.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo, Editora da UNESP, 1996. p. 145-155.
TAVANO, Patrícia Teixeira; ALMEIDA, Maria Isabel de. Currículo: um artefato sócio-histórico-cultural. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.11, n.1, p. 29-44, jan./abr. 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5160543/mod_resource/content/1/Texto%2011_Tavano%2C%20Patricia%3B%20Almeida%2C%20M.I.%20Curr%C3%ADculo....pdf. Acesso em: 7 jun. 2021.
ZABALZA, Miguel Angel. Os Professores Universitários. In: ZABALZA, Miguel Angel. O ensino universitário, seu cenário e seus protagonistas – Rumos da Universidade para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 105-144.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Yuna Lélis Beleza Lopes, Márcia Mendes Ruiz Cantano, Noeli Prestes Padilha Rivas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).