Formação do pós-graduando para docência na educação superior

um campo científico específico de saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.46537

Palavras-chave:

formação para a docência, formação didático-pedagógica, saberes específicos, docência universitária

Resumo

Este ensaio visa reflexões destinadas à formação do futuro docente universitário – no caso, estudantes de pós-graduação – e à construção de espaços que garantam a formação didático-pedagógica desses sujeitos. Existem especificidades para o exercício da docência e, quando são desconhecidas ou negadas, afetam de algum modo a formação dos estudantes de graduação e de pós-graduação. Construído coletivamente, este trabalho resulta de atitude investigativa, leituras e reflexões em torno da relevância da formação adequada dos pós-graduandos, que poderão ser futuros professores do ensino superior, e em torno de se os docentes formadores desses estudantes têm conhecimento das especificidades e saberes para o trabalho docente. De modo introdutório, salienta a respeito dos processos de formação pedagógica aos alunos de pós-graduação para a docência universitária. Na sequência, explora-se a questão dos saberes específicos da docência que superam a instrumentalidade técnica. Com breves considerações, destaca-se a relevância de políticas públicas e institucionais de formação para a docência universitária, uma vez que a legislação não preconiza os conhecimentos especificadamente pedagógicos para o exercício docente no ensino superior. Ainda, advoga-se por uma atuação docente no ambiente acadêmico que se instrumentalize de alternativas que valorizem a complexidade da ação docente, sempre intencional. Reconhece-se a existência de um campo científico de saberes pensar responsavelmente a formação atual dos pós-graduandos, futuros professores universitários.

Downloads

Biografia do Autor

  • Yuna Lélis Beleza Lopes, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo (GEPEFOR-FFCLRP-USP). Tema de estudo atual: formação de professores a distância. Atua como professora na educação básica.

  • Márcia Mendes Ruiz Cantano, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a formação do Educador e Currículo de Ribeirão Preto (GEPEFOR-FFCLRP-USP). Trabalha como Educadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo- FCFRP- USP, atuando nas seguintes áreas: docência no ensino superior, estudante universitário, formação pedagógica para o ensino superior, apoio pedagógico e programa PAE-USP.

  • Noeli Prestes Padilha Rivas, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Professora associada da Universidade de São Paulo (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/Departamento de Educação, Informação e Comunicação). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Professor e Currículo (GEPEFOR-FFCLRP-USP). Atua no Ensino de Graduação (Cursos de Licenciatura Específicas e Pedagogia) e Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP/USP (docênciae orientação). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, Licenciaturas e Formação de Professores, atuando nas seguintes áreas: educação superior, formação de professores, currículo, pedagogia universitária e gestão pedagógica.

Referências

ALMEIDA, Marta Mateus de. Formação pedagógica e desenvolvimento profissional no ensino superior: perspectivas de docentes. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 22 p. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/w9kxXS9dRXfMg6sqfc3nVxv/?lang=pt. Acesso em: 18 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250008

ALMEIDA Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, v. 27, n. 2, p. 7-31, 2014. Disponível em: https://www2.uepg.br/programa-des/wp-content/uploads/sites/32/2019/08/Almeida-Pimenta.pdf. Acesso em: 24 mai. 2021.

ALMEIDA Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. A construção da pedagogia universitária no âmbito da Universidade de São Paulo. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA. Maria Isabel de (org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 19-43.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2015. p. 67-100.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Processos formativos de docentes universitários: aspectos teóricos e práticos. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA. Maria Isabel de (org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 44-74.

APPLE, Michael William. A luta pela democracia na educação crítica. Revista e-Curriculum, Campinas – SP, v. 15, n. 4, p. 894-926, out./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/35530. Acesso em: 11 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jul. 2021.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/n5nc4mHY9N9vQpn4tM5hXzj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300002

CORRÊA, Adriana Catia; BÓGUS, Cláudia Maria; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; COELHO, Lia de Alencar; DANTAS, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho; RIVAS, Noeli Prestes Padilha; LIGUORI NETO, Raphael; JOÃO, Sílvia Maria Amado; HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos; PÜSCHEL, Vilanice Alves de Araújo; IAMAMOTO, Yassuko. Formação pedagógica do professor universitário: reflexões a partir de uma experiência. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA. Maria Isabel de (org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. p. 75-100.

CUNHA, Maria Isabel da. A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum. Educar em Revista, Curitiba – PR, v. 35, n. 75, p. 121-133, mai./jun. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/YY88sMpFQqKq8gMsd8XwPpR/?lang=pt. Acesso em: 19 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.67029

CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, Porto Alegre – RS, v. 41, n. 1, p. 6-11, jan./abr. 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29725. Acesso em: 24 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29725

CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa. In: CUNHA, M. I. (org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2010. p. 19-34.

CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Rev. Educação Unisinos, São Leopoldo – RS, v. 12, n. 3, p. 182-186, dez. 2008. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/5324/2570. Acesso em: 5 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.20083.03

CUNHA, Maria Isabel da. A universidade: desafios políticos e epistemológicos. In: CUNHA, Maria Isabel da (org.). Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006. p. 13-29.

FÁVERO, Altair Alberto; BECHI, Diego. A subjetivação capitalista enquanto mecanismo de precarização do trabalho docente na educação superior. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Porto – Portugal, v. 28, n. 13, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338700864_A_subjetivacao_capitalista_enquanto_mecanismo_de_precarizacao_do_trabalho_docente_na_educacao_superior. Acesso em: 13 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4891

LEVINSKI, Eliara Zavieruka; CORREA, Carina Tramontina.; MATTOS, Miriam. Docência Universitária: O Planejamento da Disciplina e a Organização da aula. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; ODI, Leandro Carlos (org.). Docência Universitária: Pressupostos Teóricos e Perspectivas Didáticas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015. p. 207-221.

PACHECO, José Augusto. Currículo: entre teorias e métodos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo – SP, v. 39, n. 137, p. 383-400, mai./ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/jbZsTv3hJLzp9hHcG9ngxDK/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 7 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000200004

PARO, Vitor Henrique. Professor: artesão ou operário? São Paulo: Cortez, 2018. 141 p.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade do Século XXI: para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. Revista Educação, Sociedade & Culturas, Porto – Portugal, nº 23, p. 137-202, 2005. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/bss/documentos/auniversidadedosecXXI.pdf. Acesso em: 17 mai. 2021.

SAVIANI, Demerval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M.; SILVA JÚNIOR, C. (org.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo, Editora da UNESP, 1996. p. 145-155.

TAVANO, Patrícia Teixeira; ALMEIDA, Maria Isabel de. Currículo: um artefato sócio-histórico-cultural. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.11, n.1, p. 29-44, jan./abr. 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5160543/mod_resource/content/1/Texto%2011_Tavano%2C%20Patricia%3B%20Almeida%2C%20M.I.%20Curr%C3%ADculo....pdf. Acesso em: 7 jun. 2021.

ZABALZA, Miguel Angel. Os Professores Universitários. In: ZABALZA, Miguel Angel. O ensino universitário, seu cenário e seus protagonistas – Rumos da Universidade para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 105-144.

Publicado

21-06-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LOPES, Yuna Lélis Beleza; CANTANO, Márcia Mendes Ruiz; PRESTES PADILHA RIVAS, Noeli. Formação do pós-graduando para docência na educação superior: um campo científico específico de saberes . Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–16, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.46537. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/46537. Acesso em: 19 fev. 2025.