A utilização do Arco de Maguerez como ferramenta metodológica em educação na saúde
revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.46778Palavras-chave:
pessoal da saúde, Arco de Maguerez, educação na saúdeResumo
A temática deste trabalho é a educação na saúde, que aqui entende-se por: formação inicial, educação permanente e educação continuada na saúde. Na educação na saúde, métodos ativos podem ser eficazes para desenvolver a reflexividade e o engajamento em situações cotidianas. Dentre eles, destaca-se o Arco de Maguerez, que insere os estudantes em uma ativa busca por conhecimento. Este artigo trata-se de uma revisão de escopo, baseada nas diretrizes do JBI Institute, conforme as informações do Manual do Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses – Extension for Scoping Reviews (PRISMA-SrC). Dentre os resultados, ressalta-se que desafios foram encontrados, destacando-se a pouca adesão, a reduzida percepção do educador sobre o seu papel educativo e as dificuldades na realização das etapas do Arco de Maguerez. Quanto à contribuição do método na aprendizagem, destaca-se o pensamento crítico, a busca por mudanças e por soluções de problemas, e a amplificação de competências do discente. Espera-se que a metodologia problematizadora possa se concretizar no processo de educação na saúde. Assim, o objetivo desta revisão foi mapear, na literatura nacional e internacional, a aplicação do Arco de Maguerez e suas contribuições como ferramenta para a metodologia da problematização no processo de educação na saúde. À luz dessas considerações, reafirma-se a relevância da temática como uma forma de entender sobre a metodologia da problematização, aplicada por meio do Arco de Maguerez, no processo de educação na saúde, além de esse trabalho servir também como ferramenta para avaliar as maneiras de utilização do Arco nesse processo.
Downloads
Referências
AYMAR, Carmen Lúcia Guimarães de; LIMA, Luciane Souza de; SANTOS, Cândida Maria Rodrigues dos; MORENO, Emilly Anne Cardoso; COUTINHO, Sônia Bechara. Pain assessment and management in the NICU: analysis of an educational intervention for health professionals. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 90, n. 3, p. 308-315, jul./set. 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jped.2013.09.008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0021755714000266?via%3Dihub. Acesso em: 23 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jpedp.2013.09.008
BELAID, Chedy bem; MUNIZ, Emanoel Avelar; GADELHA, Ana Karina de Sousa; ALVES, Patrícia Aragão. A educação permanente como ferramenta de transformação na assistência em saúde mental de um centro de saúde da família: relato de experiência. Saúde em Redes, Sobral, v. 3, n. 3, p. 284-292, 2017. DOI: https://doi.org/10.18310/2446-4813.2017v3n3p284-292. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/874. Acesso em: 9 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.18310/2446-4813.2017v3n3p284-292
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A utilização da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez no cuidar em saúde. In: FRANÇA, Fabiana Claudia de Vasconcelos et al. (org). O processo de ensino e aprendizagem de profissionais de saúde: a metodologia da problematização por meio do Arco de Maguerez. Brasília: Universidade de Brasília, 2016.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas; GAMBOA, Sílvio Ancizar Sánchez. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Filosofia e Educação, Campinas, v. 3, n. 2, p. 265-287, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635462. Acesso em: 25 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635462
BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 4. edição. Petrópolis: Vozes, 1982.
CABRAL, Denise do Rocio. Metodologia da problematização aplicado em Unidade de Saúde 24 (vinte e quatro) horas. 2002. Monografia (Especialização em Enfermagem) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002.
CARDOSO, Danubia Jacomo da Silva; SOUZA, Ana Izabel Jatobá de; ANDERS, Jane Cristina; PINA, Juliana Coelho; HERMIDA, Patrícia Madalena Vieira; GALINDO, Isis da Silva. Visita domiciliar para promoção à saúde e prevenção de agravos em lactentes: contribuições da equipe da estratégia saúde da família. Revista de Atenção Primária à Saúde, Florianópolis, v. 23, n. 4, p. 832-852, 2020. DOI: https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.31080. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/31080. Acesso em: 9 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.31080
CASAGRANDE, Lisete Diniz Ribas; RUFFINO, Marco Antonio Caron; RODRIGUES, PARTEZANNI, Rosalina Aparecida; VENDRÚSCULO, D. M.S.; TAKAYANAGUI, Angela Maria Magosso; ZAGO, Márcia Maria Fontão; MENDES, M. D. Problem-posing in education: transformation of the practice of the health professional. Patient Education and Counseling, Ribeirão Preto, v. 33, n. 2, p. 161-167, 1998. DOI: https://doi.org/10.1016/S0738-3991(97)00074-8. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0738399197000748?via%3Dihub. Acesso em: 23 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/S0738-3991(97)00074-8
CAUDURO, Fernanda Leticia Frates; KINDRA, Tereza; RIBEIRO, Elaine Rossi; MATA, Júnia Aparecida Laia da.. Uso da problematização com apoio do Arco de Maguerez como estratégia de educação permanente para a promoção da segurança do paciente. Revista de Saúde Pública do Paraná, Curitiba, v. 18, n. 1, p. 150-156, 2017. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-849219. Acesso em: 9 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.22421/1517-7130.2017v18n1p150
CHIARELLA, Tatiana; BIVANCO-LIMA, Danielle; MOURA, Juliana de Carvalho; MARQUES, Maria Cristina da Costa; MARSIGLIA, Regina Maria Giffoni. A pedagogia de Paulo Freire e o processo ensino-aprendizagem na educação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 39, n. 3, p. 418-425, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02062014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/jg9jPgnZRrqBy7WTDdrpFcn/?lang=pt. Acesso em: 28 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02062014
CORTES, Laura Ferreira; PADOIN, Stela Maris de Mello; BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da Problematização e Pesquisa Convergente Assistencial: proposta de práxis em pesquisa. Revista Brasileira de Enfermagem, Santa Maria, v. 71, n. 2, p. 440-445, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0362. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/B7jzNwBwkj8H4ZfN5qtKMJG/?lang=en. Acesso em: 9 mar. 2023.
COSTA, Tássio Ricardo Martins da; ROCHA, Paula Regina de Melo; CRUZ, Marcia Cristina Souza da; ANDRADE, Erlon Gabriel Rego de; CALDAS, Rosinelle Janayna Coêlho; NOGUEIRA, Maicon de Araujo. Ação educativa com profissionais de terapia intensiva sobre lesão na córnea: relato de experiência. Ciência, Cuidado e Saúde, Belém, v. 18, n. 2, p. 1-7, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v18i2.46687. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/46687. Acesso em: 23 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v18i2.46687
FELIX, Lidiany Galdino. Intervenção educativa sobre pé diabético para enfermeiros da atenção primária. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12329?locale=pt_BR. Acesso em: 9 mar. 2023.
FERREIRA, Natália Madureira. O desafio da mudança: analisando a intervenção realizada na Residência de Medicina de Família e Comunidade da UFU. Dissertação (Mestrado em Medicina) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-833726. Acesso em: 23 jan. 2023.
FRANÇA, Fabiana Claudia de Vasconcelos; SÍVERES, Luiz. A problematização na formação em saúde: aplicabilidade e dificuldades da práxis docente. Práxis Educativa, Brasília, v. 14, n. 1, p. 215-231, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12272. Acesso em: 9 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.012
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/educacao_pratica_liberdade.pdf. Acesso em: 9 abr. 2023.
LINO, Murielk Motta; MARTINI, Jussara Gue; REIBNITZ, Kenya Schmidt; LINO, Mônica Motta; BACKES, Vânia Marli Schubert. Educação problematizadora em um espaço corporativo: possibilidades desenvolvidas por uma equipe de saúde e segurança do trabalho. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 26, n. 3, p. 1-10, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072017000820016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/gyWFZwhkyzrc4S6YNNvqcjj/?lang=pt. Acesso em: 9 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072017000820016
MACHADO, Leila de Fátima; RODACOSKI, Giseli Cipriano; CALDARELLI, Pablo Guilherme. Capacitação de agentes comunitários de saúde para abordagem de pacientes usuários de drogas na perspectiva da redução de danos. Revista de Saúde Pública do Paraná, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 100-112, 2019. DOI: https://doi.org/10.32811/25954482-2019v2supl2p100. Disponível em: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/247. Acesso em: 9 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.32811/25954482-2019v2supl2p100
MACHADO, Silvania Carla de Melo Pinel. Manual de métodos e técnicas de ensino-aprendizagem em ambientes reais de prática na atenção primária à saúde. Tese (Doutorado em Medicina) – Universidade José do Rosário Vellano, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/271. Acesso em: 23 jan. 2023.
MELO, Myllena Cândida de. A residência como cenário educativo para enfermeiros: o uso da metodologia da problematização. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1232. Acesso em: 23 jan. 2023.
MELO, Myllena Cândida de; QUELUCI, Gisella de Carvalho; GOUVÊA, Mônica Villela. Problematizando a residência multiprofissional em oncologia: protocolo de ensino prático na perspectiva de residentes de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 48, n. 4, p. 706-714, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000400019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/y9WD8jgSrMy7cPqDN3gVJSs/?lang=en. Acesso em: 9 mar. 2023.
NASCIMENTO, Juliana da Silva Garcia; RODRIGUES, Regina Rodovalho; PIRES, Fabiana Cristina; GOMES, Bárbara Ferreira. Passagem de plantão como ferramenta de gestão para segurança do paciente. Revista de Enfermagem da UFSM, Santa Maria, v. 8, n. 3, p. 544-559, 2018. DOI: https://doi.org/10.5902/2179769229412. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/29412. Acesso em: 9 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/2179769229412
NEGRELLO, Katiuska Ferraz Jansen. A problematização como estratégia para o cuidado em saúde do trabalhador frente à situação vacinal. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/52940?show=full. Acesso em: 9 mar. 2023.
NUNES, Fernanda Costa; CAIXETA, Camila Cardoso; PINHO, Eurides Santos; SOUZA, Adrielle Cristina Silva; BARBOSA, Maria Alves. A tecnologia grupal no cuidado psicossocial: um diálogo entre pesquisa-ação e educação permanente em saúde. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 28, n. e20180161, p. 1-13, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0161. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/ztFWFc7kzWGKFtY8Cmgss4N/?lang=en. Acesso em: 9 mar. 2023.
OLIVEIRA, Ginaina Catia de Prá. Primeira visita domiciliar ao recém-nascido: produção de tecnologia assistencial. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/73565. Acesso em: 9 mar. 2023.
OLIVEIRA, Marcela Maria da Conceição; SANTOS, José Magno Alves dos; PEIXOTO, Marcus Valerius da Silva; CARVALHO, Susana de. Educação Permanente em Saúde e os cuidados à pessoa com deficiência: olhares teóricos, políticos e práticos. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 42, n. 4, p. 700-711, 2020. DOI: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2018.v42.n4.a2821. Disponível em: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2821. Acesso em: 23 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2018.v42.n4.a2821
PEIXOTO, Leticia Sardinha; GONÇALVES, Ludimila Cuzatis; COSTA, Tiago Dutra da; TAVARES, Claudia Mara de Melo; CAVALCANTI, Ana Carla Dantas; CORTEZ, Elaine Antunes. Educação permanente, continuada e em serviço: desvendando seus conceitos. Revista Enfermería Global, Região de Murcia, v. 12, n. 29, p. 324-340, 2013. Disponível em: https://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S1695-61412013000100017&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 25 abr. 2023.
RÊGO, Heleine Maria Chagas; RODRIGUES, José Roberto. Metodologia de problematização com o Arco de Maguerez: um método alternativo de ensino, pesquisa e estudo em Odontologia. Brazilian Dental Science, São José dos Campos, v. 18, n. 1, p. 34-43, 2015. DOI: https://doi.org/10.14295/bds.2015.v18i1.1047. Disponível em: https://bds.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/1047. Acesso em: 9 mar. 2023.
RIBEIRO, Stella Marques. Anotações de enfermagem: reflexo da qualidade do cuidado. 2003. Monografia (Especialização em Enfermagem) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003.
SANTOS, Daniele Cristina Ribeiro dos; ALENCAR, Rúbia Aguiar; DOMINGOS, Thiago da Silva. Oficinas para abordagem ao comportamento suicida: implementação na Atenção Primária à Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 74, n. 3, p. 1-8, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0405. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/hCxjMYzvpqpDBhhn5gLfTNL/?lang=en. Acesso em: 9 mar. 2023.
SANTOS, José Luís Guedes dos; SOUZA, Carla Simone Bittencourt Netto de; TOURINHO, Francis Solange Vieira; SEBOLD, Luciara Fabiane; KEMPFER, Silvana Silveira; LINCH, Graciele Fernanda da Costa. Estratégias didáticas no processo de ensino-aprendizagem de gestão em enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 27, n. 2, p. 1-11, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-070720180001980016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/gjbfzTKPFjkBHLvc3qMWjgB/?lang=pt. Acesso em: 9 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-070720180001980016
SILVA, Valentina Barbosa da; PINHEIRO, Aldrin de Sousa; FERREIRA, Lerissa Nauana; CUNHA, Izabela Viegas; CAVALHEIRO, Rayssa Thamyres Menezes; STIPP, Marluci Andrade Conceição. Abordagem problematizadora da educação permanente em saúde na formação em enfermagem: uma experiência na atenção hospitalar. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 56, n. e20210543, p. 1-8, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0543pt. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/xHRGgTndvqkSqgvR3S74bvM/?lang=pt. Acesso em: 9 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-220x-reeusp-2021-0543pt
SOKEM, Jaqueline Aparecida dos Santos; BERGAMASCHI, Fabiana Perez Rodrigues; WATANABE, Elaine Aparecida Mye Takamatu; RENOVATO, Rogério Dias; FERREIRA, Adriano Menis. Avaliação de um processo educativo sobre prevenção de lesão por pressão. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 19, n. e49917, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1118806. Acesso em: 23 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v19i0.49917
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Jornal Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 jan. 2023.
VEIGA, Gabriela de Alencar; Araújo, Mayssa da Conceição; Cauduro, Fernanda Leticia Frates; Andrade, Juliane. Metodologia ativa no estágio supervisionado de enfermagem: inovação na atenção primária à saúde. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 34, n. e34857, p. 1-9, 2020. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34857. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/34857. Acesso em: 9 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34857
VIANA, Lorenna Saraiva; Oliveira, Eliany Nazaré; Costa, Maria Suely Alves; Aguiar, Claudine Carneiro, Moreira, Roberta Magda Martins; Cunha, Andriny Albuquerque. Política de redução de danos e o cuidado à pessoa em situação de rua. Revista Eletrônica Saúde Mental, Álcool e Drogas, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 57-65, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.157479. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762020000200008. Acesso em: 9 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606//issn.1806-6976.smad.2020.157479
Waterkemper, Roberta; Prado, Marta Lenise do; Medina, Jose Luis Moya; Reibnitz, Kenya Schmidt. Development of critical attitude in fundamentals of professional care discipline: a case study. Nurse Education Today, Edinburgh, v. 34, n. 4, p. 581-585, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.07.015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691713002669?via%3Dihub. Acesso em: 9 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.07.015
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luana Araújo Moreira, José Antonio da Silva Júnior, Thales Allyrio Araújo de Medeiros Fernandes, Joao Lucas de Paiva Paulino, Ellany Gurgel Cosme do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).