A utilização do Arco de Maguerez como ferramenta metodológica em educação na saúde

revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.46778

Palavras-chave:

pessoal da saúde, Arco de Maguerez, educação na saúde

Resumo

A temática deste trabalho é a educação na saúde, que aqui entende-se por: formação inicial, educação permanente e educação continuada na saúde. Na educação na saúde, métodos ativos podem ser eficazes para desenvolver a reflexividade e o engajamento em situações cotidianas. Dentre eles, destaca-se o Arco de Maguerez, que insere os estudantes em uma ativa busca por conhecimento. Este artigo trata-se de uma revisão de escopo, baseada nas diretrizes do JBI Institute, conforme as informações do Manual do Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses – Extension for Scoping Reviews (PRISMA-SrC). Dentre os resultados, ressalta-se que desafios foram encontrados, destacando-se a pouca adesão, a reduzida percepção do educador sobre o seu papel educativo e as dificuldades na realização das etapas do Arco de Maguerez. Quanto à contribuição do método na aprendizagem, destaca-se o pensamento crítico, a busca por mudanças e por soluções de problemas, e a amplificação de competências do discente. Espera-se que a metodologia problematizadora possa se concretizar no processo de educação na saúde. Assim, o objetivo desta revisão foi mapear, na literatura nacional e internacional, a aplicação do Arco de Maguerez e suas contribuições como ferramenta para a metodologia da problematização no processo de educação na saúde. À luz dessas considerações, reafirma-se a relevância da temática como uma forma de entender sobre a metodologia da problematização, aplicada por meio do Arco de Maguerez, no processo de educação na saúde, além de esse trabalho servir também como ferramenta para avaliar as maneiras de utilização do Arco nesse processo.

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Biografia do Autor

Luana Araújo Moreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, RN, Brasil.

Graduanda em Medicina pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

José Antonio da Silva Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, RN, Brasil.

Enfermeiro. Doutorando no Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Thales Allyrio Araújo de Medeiros Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, RN, Brasil.

Farmacêutico. Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Joao Lucas de Paiva Paulino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, RN, Brasil.

Graduando em Medicina pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, RN, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGS).

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Publicado

04-07-2024

Como Citar

MOREIRA, L. A.; SILVA JÚNIOR, J. A. da; FERNANDES, T. A. A. de M.; PAULINO, J. L. de P.; NASCIMENTO, E. G. C. do. A utilização do Arco de Maguerez como ferramenta metodológica em educação na saúde: revisão de escopo. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–25, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.46778. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/46778. Acesso em: 8 out. 2024.

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Artigos